Volume 1
Pag 3 .
''Questão 1'' : C
''Questão 2'' :
(a) - Econômica , porque fala que caviar é coisa de rico .
.(b) - ''Caviar é comida de rico, Curioso fico, Só sei que se come, Na mesa de poucos, Fartura adoidado''
,'' questão 3'' - (a) , através de filmes , rádios , internet ... etc.
Pag. 3
1- C
2-a. Desigualdade
b. caviar é comida de rico .
Pág. 4 - (PESSOAL)
3- * Poesias, televisão e manifestação via web.
* A sociedade em geral, não sei explicar, mas boa parte que sofre com a desigualdade,
encara essa letra como uma manifestação e um meio de incluir eles nas criticas sociais.
* No meu conceito, "rir" , seria um modo de passar por cima, desses tais "costumes" ,
que seria essa exclusão social.
Pagina 4
Exercício 4
Você completa os espaços na seqüência que eu vou fala
contexto
intenção
lugar
publico
programa
sentido
realidade
cultura
critico
sociedade
Pág. 4
Lição 3
Contexto intenção lugar público
Meio sentido realidade cultura
Crítico sociedade
Pág. 4
4.
(1) contexto, (2) intenção, (3) lugar, (4) público, (5) meio, (6) sentido, (7) realidade, (8) cultura, (9) critico, (10) sociedade.
Pág. 5
1 a) V
b)V
c)V
d)F
e)F
2) Em baixo de Portugal você coloca (TROVADORISMO)
Em baixo do Humanismo você coloca (RENASCIMENTO)
Em baixo de renascimento você coloca (BARROCO)
Em baixo de arcadismo ou neoclassicismo você coloca (ROMANTISMO)
Em baixo de realismo-naturalismo do lado direto você coloca (PARNASIONISMO)
Em baixo de simbolismo você coloca (MODERNISMO)
Os quadros q eu não falei deixa em BRANCO
Pág. 06
Exercício 2.
- Assassinato, crime, briga e etc...
- Seriedade, que ele seja justo.
Exercício 3.
- Trata dos problemas dos animais
- Trata dos problemas da humanidade.
Página 6
EXERCÍCIO 3
R: a diferença é que o da roça eles são mais humildes, mas acho que é mais fácil de julgar, pois eles aceitariam o acordo com o juiz por não conhecerem seus direitos..
Pág. 6
Exercício 3
• O juiz de Paz da Roça-interior; simplicidade; campo!
• O juiz de Paz da Cidade - cidade grande; metrópoles; urbano.
. A roça é simplicidade e a cidade é urbana.
Pág. 08
Exercício 1.
a) Autoritário justo e etc...
b) Exemplo:
Pequira - Pesquisando na internet.
Página 8
1. Porque a ambigüidade causa duplo sentido na frase.
Página 8
1.
a) ele é injusto, pois nem quis ouvir direito o que eles tinham para falar.
b) Anistia, embarcio e pequira, não resolveram minha dificuldade ainda.
3. Que iria servir o quartel.
ESTUDANDO A AMBIGUIDADE
1. Pela intenção que está chamando a mulher dele de égua, e estar xingando alguém.
Pág.8
Exercício 1
a) Autoritário e abusa do poder
b) "resposta variável"
Exercício 2
O juiz teve que julgar um caso em que Francisco Antonio reinvidicava a posse do potro que é supostamente resultado da cruza da égua de sua mulher com o cavalo de José da Silva, este reclama o potro por ser malhado como o seu cavalo, porem o juiz deu ganho de causa para Francisco Antonio e ameaçou prender José da Silva se não entregasse o potro ao seu dono.
Exercício 3
Ele quis dizer que mandaria José da silva servir ao exercito
Página 8
1)a- ele era mito mandão e não estava interessado em resolver os problemas das pessoas
b- agarra para soldado : alistar-se para o exercito
2)-o juiz teve de julgar a quem o ertencia a égua da mulher do sr° Francisco Antonio a discussão a quem merecia o potro quase fez Jose parar no exercito
Discussão Oral
Muitos se valem do poder para subjugar os outros estudando ambigüidade.
1)20Porque tanto pode ser o animal quanto a mulher tratada de forma pejorativa
Pagina 8
Discussão Oral
Que semelhanças encontra entre juiz de paz da roça e a letra da musica caviar?
Resposta: ambos apresentam um ponto em comum a critica social
Página 9
Exercício 2
No meu tribunal, aconteceu o seguinte caso:
“Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, sendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxeram o caso de uma égua”.
“Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho Jozó da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como seu cavalo”.
Ora, como os filhos pertencem a mãe, a prova disso é que minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.s° mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher" .
Juiz: O senhor tem um filhote preso, está ciente que pode ser preso por isso?
José: Sim, mais tenho certeza que não serei.
Pois meu filhote é malhado como meu cavalo, e não temos prova que o filhote não é filho do meu cavalo.
Juiz: Aceitaria uma negociação senhores?
José, Francisco: Sim V.s°!
Juiz: Proponho fazermos um leilão, e o dinheiro arrecadado ir para a reforma do tribunal?!
José: Eu concordo e mais pra frente nossos cavalos poderam ter outra cria.
Francisco: Fechado, pode fazer o leilão V.s°..
Juiz: Pois bem, o leilão será marcado. Está encerrada a sessão!
Página 9
Exercício 2
No meu tribunal, aconteceu o seguinte caso:
“Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, sendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxeram o caso de uma égua”.
“Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho Jozó da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como seu cavalo”.
Ora, como os filhos pertencem a mãe, a prova disso é que minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.s° mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher" .
Juiz: O senhor tem um filhote preso, está ciente que pode ser preso por isso?
José: Sim, mais tenho certeza que não serei.
Pois meu filhote é malhado como meu cavalo, e não temos prova que o filhote não é filho do meu cavalo.
Juiz: Aceitaria uma negociação senhores?
José, Francisco: Sim V.s°!
Juiz: Proponho fazermos um leilão, e o dinheiro arrecadado ir para a reforma do tribunal?!
José: Eu concordo e mais pra frente nossos cavalos poderam ter outra cria.
Francisco: Fechado, pode fazer o leilão V.s°..
Juiz: Pois bem, o leilão será marcado. Está encerrada a sessão!
Pág.10
ESTUDANDO O PERÍODO SEMPLES E O COMPOSTO
01. Frase é todo enunciado lingüístico capaz de transmitir uma idéia. a frase é uma palavra ou consumo de palavras que constitui um enunciado de sentindo completo
A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeito, verbo ou predicado. por exemplo: <> é uma frase, pois transmite uma idéia - A idéia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado
Oração é todo enunciado lingüístico que tem o núcleo como o verbo, apresentando, desta maneira. e na maioria das vezes "termos essenciais da oração sujeito ou predicado."
Ex: o menino sujou seu uniforme
Período é uma frase que possui uma ou mais orações, podendo ser:
simples: quando construído de uma só oração
ex: João ofereceu um livro a Joana
composto: quando constituído de duas ou mais
ex: o povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não foi.
Os períodos composto são formados por coordenação, por subordinação ou por ambas as formas ( coordenação - subordinação)
02. Filomena na área!
você de fora, irá me seguir!
sou costureira,
informações aqui.
Pág 10
1) é um gênero mais característico do teatro brasileiro. Caracteriza-se pela criação de tipos de situações de época, com uma sútil sátira social.
Pagina 11
4)
*obs:onde tiver / é q eu dividi os períodos em orações e,as palavras q estiverem com letra maiúsculas são os verbos.
a)A menina APRENDEU a lição/e a EXPLICOU a seus colegas.
b)O carro ESTAVA com algum problema/então o MANDARAM para a oficina.
c)FUI a uma festa/mas não me DIVERTI muito.
d)SAÍMOS muito atrasados/portanto CHEGAMOS tarde ao destino.
e)Paulo FALTOU à prova/porque não ESTUDOU a lição.
5)
a)se - condição
b)quando - tempo
c)onde - lugar
d)mas - adversidade
e)porque - explicação
Lição de Casa!
Pág.11
1. É um gênero mais característico do teatro brasileiro. Caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época; é considerado o criador da comédia de costumes.
2. Pessoal
Pagina 12, 13
Noticia ou opinião?
I.opinião
II.noticia
III.noticia
2. Porque noticia é um fato e opinião é o q pensamos sobre determinado fato
3.Trecho I. esta falando de produção de trangenicos
a posição da autora e contra a produção de trangenicos
Pág 12 e13
Noticia ou opinião?
1) I- Artigo de opnião
II- Noticia
III- Noticia
2) No texto I o autor da a sua opinião. Já nos textos II e III não expressa opiniões.
3) Identifica-se a opinião do autor nos trechos:
"... O Brasil precisa de agricultura livre de trangenicos..." e "... Eles pagam até 10% a mais para se ver livres do milho 'Frankenstein’..."
Pag 14
2)
a- Sobre redações nos vestibulares.
b- resposta : II
5.I= A questão controversa é que a prevenção da AIDS acaba ficando para segundo plano em relação a cura.
Pág. 14
a) Redação do vestibular.
b) II
Pág. 15
3. a medicina esta mais preocupada com a cura da AIDS , do que com a prevenção.
que também é importante para diminuir o numero da doença.
Pagina 15
5.II= Os Jovens tem poucas fontes de conhecimento sobre sexualidade.
5.III= O cadastramento só favorece o crescimento de poder da elite.
6.A = A redação do vestibular.
6.B = O perfil que as consideradas grandes universidade procuram é o do aluno que tenha algo a dizer.
6.C = O tempo, que se o aluno coloca só que "o tempo é relativo " ou " o passado explica o presente" ele estaria desclassificado, pois ele teria que se aprofundar melhor no tema, que o que eles procuram.
Pag 15 e 16
3)
I- "... A prevenção da AIDS acaba ocupando um posição secundaria dentro das políticas de saúde..."
II - O fato de o jovem se queixar que não tem fonte de conhecimento sobre a sexualidade.
III- "... Estado está organizado para não deixar que a elite perca poder econômico e político..."
Página 16
a)passagem pela adolescência
b)folha de s. Paulo 21 fev. 2008 caderno equilíbrio p.12
c)sim porque ele se trata de pais e adolescentes
d)passagem pela adolescência
e)os pais devem participar os assuntos junto com os adolescentes
Pág. 16
a) ligação, argumentos e concluir o texto.
b) sobre o perfil do aluno.
c) o tema da fuvest.
Página 17
2. Porque para ver liberdade não precisa consumir álcool
Pág. 17
1. assinale..
b)(x)- é considerado criança, até os 16
d)(x)
PAGINAS 17,18 E 19
1-) A( ) ; B(X) ; C(X) ; D (X) ; E (X)
2-) Porque não há quem seje contra essas afirmações, B,C,D,E sendo questões controversas e a afirmação A, é bem argumentada e agrada bastante o leitor.
3-) A) Passagem pela adolescência
B) Caderno Equilíbrio , p. 12 Folha de S.Paulo
C) Sim
D) Como é a adolescência, e como os pais devem agir obre esse assunto.
E) Sim, mais aí vai de cada leitor, na minha opinião sim.
Página 18/19/20
1. Completando a tabela
INTRODUZ ARGUMENTO → pois, uma vez que, posto que
ACRESCE ARGUMENTO → Além disso, também
INTRODUZ CONCLUSÃO → Em suma, Portanto
INTRODUZ UMA IDEIA NA DIREÇÃO CONTRÁRIA DO QUE É AFIRMADO ANTES → Entretanto, porém
Página 18
2-) A) A visão sobre a adolescência.
B) ele argumenta que os adolescentes precisam da companhia dos pais, nessa fase a cabeça deles estão aéreas e acham que já podem lhe dar com os problemas, dificuldades da vida...mais não, eles precisam sim da proteção de seus pais
C) Sim. Ele orienta os pais como lhe dar com esse assunto "a passagem da adolescência", ajudando até mesmo os próprios adolescentes, e sempre preservando e respeitando os valores humanos.
Pág. 19
A= o texto afirma que muitos adolescentes na passagem da adolescência para a vida adulta.
B= no primeiro parágrafo do texto e no quarto parágrafo.
c= sim vai ser de estabelecer buscar dialogo com os pais ou responsáveis
Pág. 20
(Quadro)
Introduz argumento: Pois, uma vez que.
Acresce argumentos: Além disso, também.
Introduz conclusão: Em suma, portanto, posto que.
Introduz uma ideia na direção contrária do que é afirmando antes: Entretanto, porém.
Pagina 20
"Quadro"
INTRODUZ ARGUMENTO
- Posto que
- Pois
- Uma vez que
ACRESCE ARGUMENTO
- Além disso
- Também
INTRODUZ CONCLUSÃO
- Em suma
- Portanto
INTRODUZ UMA IDÉIA NA DIREÇÃO CONTRÁRIA DO QUE É AFIRMADO ANTES
- Entretanto
- Porém
Págs. 20, 21
Do lado dos pontinhos", Coloque 1,2,3 Que fica Mais fácil de completar o quadro
Introduz Argumento: 9,1,7
Acresce Argumento: 3,6
Introduz Conclusão: 2,4
Introduz uma ideia NA...: 5,8
Página 23
Exercicio nº 2
- Porque ela terminou a lição mais cedo,porem mesmo assim ela não saiu mais cedo.
Página 24
1.
A-O amor e a luz.
B-Que seja romântica, que fale de paixão, da grandeza do amor simbolizado pela luz.
2-É uma declaração de amor para a sua amada através da lua, falando e seus medos e seus desejos.
Pág. 24
1- a) Noite estrelada, Romance, e Amor.
b) Lobisomem, Romance.
2- Essa Musica fala sobre um casal de apaixonados, esta relatando um amor que os dois vivenciaram.
Pág. 25
3- A Primeira combina mais com a letra da musica.
Na segunda a letra é mais detalhada talvez não combine muito com a melodia da musica.
4- Não há nenhuma diferença no sentido, mas sim na facilidade da pronuncia.
Pág. 26
Literatura: arte ou divisão ?
1.
Arte//momento da história//realidade social//
valores//história//tradição//literatura//viversão .
PAGINA 26
6. (Sublinha lá no texto)
*lavor
*candeia
*esguio
*chinó
*S'espraia
*efluviosa
*favônios
Pág. 27
7- O uso da palavra trovador é mais poético. E o uso da palavra humano é mais comum é uso do dia-a-dia.
8-
a) V
b)V
c)F
d)F
e)V
Pág.28
2-
a(x)
c(x)
d(x)
e(x)
Página 28
Lição de casa
1 - É o conjunto de procedimentos lingüísticos de cada época.
2 - (a) , (c)
3 - O realismo.
pág. 28
9. a lua que o autor se trata é de uma historia de amor uma pessoa se declarando para a outra 2 não se trata dos amantes e sim dos namorados ou casados
PAGINA 28
Você Aprendeu?
1. arte / momento da história / realidade social / valores / histórica / tradição / literatura / diversão.
Pág. 28
2.
Kleberson diz :
Todaa obra di arte teem uma preocupaçãoo
históriica: trata oa longoo do tempo, de temas
humanoos. Literatura éé; pra mtas pessoas,
acostumadas apenas a textos de distraçãoo
a literatura tem de ser aceiita imediatamentee .
OBS: tem que se escrever igual escrevi ai ↑
Página 29
2-A
Página 30
Quadro
Ah, é simples! Arte e literatura são algo que nós humanos usamos para nos expressar, mostrar nossos sentimentos. Literatura é a arte escrita, já a arte, é sempre arte, tanto escrita, quanto falada ou pintada!
Página 30
Kleberson diz: A literatura e a arte de complementam: a literatura é a arte de falar, que expressa os sentimentos nas palavras escritas, já a arte expressa seus sentimentos através de formas, desenhos, obras etc.
Pág. 31 à 38
Resumo do texto a cartomante
A Cartomante
A cartomante é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. A historia começa numa Sexta-feira de novembro de 1869 com um dialogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se veementemente a acreditar na cartomante e sempre desaconselha Rita de maneira jocosa.
A cartomante está caracterizada neste conto como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo. É um personagem sinistro, que apesar não ter nem o seu nome revelado (característica machadiana), destaca-se como um personagem que ludibria os personagens principais.
Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já no fim do conto, quando está prestes a ter desmascarado seu caso com Rita, no ápice de seu desespero, recorre a esta mesma cartomante, que por sua vez o ilude da mesma forma como ilude todos os seus clientes, inclusive Rita.
A mulher usa de frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia e dona do destino de Camilo, este que sai de lá confiante em suas palavras e ao chegar no apartamento de Vilela encontra Rita morta e é morto a queima roupa pelo amigo de infância, que já está sabendo da traição da esposa e o esperava de arma em punho.
Página 40
1) Romance é um gênero literário narrativo.
2) É quando o leitor não conhece o destino definitivo dos personagens.
PAG 41
TEXTO A: SÉCULO XX BRASILEIRO
TEXTO B: SÉCULO XIX BRASILEIRO
TEXTO C: SÉCULO XIX BRASILEIRO
TEXTO D: SÉCULO XIX PORTUGAL
Página. 42
2) Período simples: apenas um verbo.
Período composto: com mais de um verbo.
3) Curtas mensagens usadas como identificação de fácil memorização agregando a um produto ou
serviço.
4) Tem finalidade de manter-se na mente do consumidor ratificando certas características.
Página. 43
5a) A arte é o caminho da vida.
b) Solitária é a vida.
Companheiro é a arte.
pág. 44
6-
a)intelectual/classificatoria
b)emotiva/modo pessoal de interpretar a realidade.
c)intelectual/descrição objetiva
d)intelectual/objetiva
e)intelectual/definição
f)emotiva/juizo do valor
g)emotiva/modo de interpretar a realidade
Pág. 45
1) A)intelectual
B)emotivo
C)intelectual
D)emotivo
E)intelectual
F)intelectual
G)emotivo
2)simples pois possui apenas um verbo
3)É uma propaganda de alguma empresa. Jornal,Tv e etc.
Página 46
2-Período simples há um verbo só, o composto tem dois ou mais verbos.
3-Slogan é uma curta mensagem usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço.
Página 47
4-Chamar a atenção do consumidor ou telespectador.
pág. 48
a) A arte é o caminho da vida
b) Duas Orações
Solitária da vida
Companheira é a morte
2) A vida é solitária
A arte é companheira
3)Elas são formada por justa posição, a semelhança é que as duas são justas postas e a diferença é que a primeira é formada por verbo e a outra é formada por predicado verbal
4) A vida é a felicidade, e o amor é o companheiro.
Página. 51
(vou colocar na ordem, só completar o texto.)
1) Coleção, poesia, tema.
Categoria, agrupadas.
Pág. 55
Vou Colocar Na Ordem Coleção, Verso, Tema, Categoria, agrupado.
Pág. 59
Exercício 2
a) Mostra muitas coisas diferentes, palavras estranhas.
b)O poema fala de um sonho.
c)32 estrofes e verso 8 versos é um conjunto,e a estrofe é cada linha.
3)c
4)d
Volume 2
Página 3
4.
_(2)
_(1)
_(2)
_(1)
Pág. 3
Discussão Oral
• Não, as vezes parece que passa rápido, as vezes parece que passa devagar, depende do momento que estamos vivendo, se for um periodo bem legal ele parece passar rapido, se for um ruim parece passar devagar, mas o tempo sempre está passando do mesmo jeito.
• Sim, pois as escolhas do passado que formam o nosso presente.
• As vezes elas refletem sobre coisas que elas fizeram, que se arrependeram ou que sentem orgulho do que fizeram.
• Que as escolhas do passado formam o futuro, pois se fazer uma escolha ruim no passado todo o seu futuro pode ser danificado, mas se fizer boas escolhas terá um futuro brilhante.
A brevidade da vida e a identidade do escritor
1) Sim, pois é complicado de compreender as palavras e o sentido de alguns textos.
2) Pesquisando o significado das palavras.
Discussão Oral
• Depende
• A velhice é só mais uma fase da vida assim como a adolescência. Não penso nada a respeito da morte, pois não sei como ela é.
• Sim, pois velhice e morte estão muito próximos, pois quando se está velho já está bem mais próximo da morte.
Pág. 5
2) B
Discussão oral
Pagina 5
2. b-metáfora
Página 6
3- A) Vida breve
B) A espuma dura pouco
C) Ela some, desaparece
4- No amanhecer surge uma vida que muda de cor a cada anoitecer.
5-
A)Chegar ao fim da vida
B)
*Cabelo grisalho, careca, rugas, olhos pardos.
* Poeta libertino, vagabundo
* Que todos chegaremos á velhice. Acentua o negativismo da frase.
Lição de casa
2- Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães- indianismo
Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu - Mergulho pelo "EU"
Catro Alves, Tobias Barreto – Social
Pág. 6
Lição de casa
Questão 1
1836
Suspiros Poéticos
Gonçalves Dias
1881
Machado de Assis
Pag 7
principais poetas: principais temas:
Gonçalves dias Exaltação pátria
Alavares de Azevedo Temas mórbidos
Castro Alves Abolicionismo
1-I, III, II, I, II
PAG 7
Estudo da Literatura
( I )
( III ) ( I )
( II ) ( II )
Pagina 7
O romantismo brasileiro proclama a liberdade de criação e de expressão
1- Gonçalves Dias/ Canção do Exílio
2- Álvares de Azevedo/ Lembrança de morrer
3- Castro Alves/ A canção do africano
Estudo de literatura
I
II
III
I
II
PÁGINA 8
2- Sublinhe:
"Isso tem a ver com a proposta pedagógica que o romantismo defendeu ",
"Um novo público leitor: a burguesia",
"Era necessário como que ensinar a ler, ensinar a imaginar o que o escritor estava narrando. Daí se valorizarem muito as descrições detalhadas.",
"Textos literários dessa época se concentravam tanto em desenvolver uma idéia como em ajudar o leitor a interessar-se por ela"
Página 9
1-a) beleza
1-b) dinheiro, riqueza;
Pagina 9
Lição de casa
a- Bonita,morena,cabelão,corpinho da hora e beija super bem!
b- Ser bem vestido,ter moto,morar no bairro dos ricos e divertido!
Pág .10
C) Essas conversas revelam que eles não se importam realmente com o amor, mas sim com a aparência e com o dinheiro. Eles são interesseiros e materialistas.
Página. 10
1- Uma pessoa que diz ter 40 anos é muito mais velha do que uma pessoa de 30 e mais vivida. É que hoje, a indústria cosmética está cada vez se destinando a velhice, com produtos para a idade. Muda, pois atualmente, muitas pessoas de idade nem parecem ter a idade que tem, com boa disposição física e saúde.
2- No text, ser poeta é uma pessoa normal, que vê e sente, como toda pessoa que tem sentimentos.
3- O poeta viveu com tanta inspiração, mas no final restou apenas a morte.
Página 11
Discussão oral
* Góticos
* Leitura de poemas da II geração romântica do romantismo, teatros e etc
* Roupas, linguagem.
Pág 12
1-
POVO - Pastores, Rude, Respeita algumas manifestaçções de arte como a religiosa, limites mesquinhos, Aprecia bisbilhotar
POETA - Bondoso para os angustiados, inteligente, aprecia o isolamento, religioso, horizontes amplos, caráter respeitável
PG 13
2-
O 2º texto é mais fácil de entender, está em ordem direta.
O 1º é mais poético, pois tem ritmo e diversas pausas.
Lição de casa
1- A fronte se me descalvara, e as longas e fundas rugas a sulcavam: Eram as ondas que o vento da velhice me cavaram no mar da vida... Sob espessas sobrancelhas grisalhas lampejavam-me olhos pardos e um espesso bigode me cobria parte dos lábios. Trazia um gibão negro e roto e um manto desbotado, da mesma cor, me caía dos ombros.
2
A) É uma figura de estilo que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
B) As flores bebiam a água que o jardineiro jogava.
C) Ele era belo, bonito, lindo.
3 - Ser poeta é passar em palavras tudo o que se sente.
4 - Bilhete, de Mário Quintana, Soneto de fidelidade de Vinícius de Morais, Soneto de Álvares de Azevedo. São poemas Românticos, que marcaram a minha vida de alguma forma.
Pág 14
5- O adjetivo dá características aos substantivos. sem ele, o leitor não compreende o que o autor quis dizer.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
Discussão oral
* Tempo passado
* Com o poema
* Latim
* Sim
PG 15
2- Significado 3, por que a mágoa o deixava triste.
Pág 17
Lição de casa
A letra da música epitáfio, dos Titãs.
Lição de casa 2
1- Sublinhe:
"A magia desempenha um papel fundamental"
"O herói sofre o antagonismo de seres mais fortes que ele, carecendo do auxílio de uma figura que usufrui de algum poder, de natureza extraordinária."
"Magia"
"Auxiliar"
"Personagem principal"
"Desprovida de qualquer poder"
"O leitor pode se identificar com ela"
"A magia nos contos fantásticos: é a forma assumida pela fantasia, de que somos dotados, e que nos ajuda a resolver problemas"
"A fantasia não apenas ajuda a solucionar problemas, ela é superior ao contexto cinzento da rotina e da experiência doméstica"
"No conto fantástico, a imaginação é o limite nunca ultrapassado."
2- Para um conto ser fantástico, é necessário dar asas á imaginação,Ter liberdade de pensamentos e idéias, usar a magia da criação nos personagens. Isso certamente levará o leitor a conhecer novos horizontes fantásticos.
Página. 15
1)a) abrevidade da vida.
b)pensativo, triste, magoado.
2) Provocar, pensar, acarretar, sensação de mal-estar, tristeza.
Página. 16
3) * brevidade da vida
* devido a brevidade a vida não oferece motivos para alegria.
4)a) questiona o fato de não durar muito, então porque existir?
b)instabilidade da vida e do ser humano
c)
Fernando - Gregório
#versos livres - soneto#
conteúdo - conteúdo
brevidade da vida - brevidade da vida
melancolia - melancolia
inconstância – inconstância
4- O pai irá ficar assustado, e falará que poeta não é uma profissão necessária para sustentar uma família
Pág 20
Você aprendeu?
1- Sim, gosto de poesia e literatura com personagens mágicos
2 - Não
3 - Sim
4- Não
Pagina 20
discussão oral
º - ah escravidão de antigamente.
º - que todas as pessoas estão vestidas da mesma forma.
º - era pior pois os escravos sofriam mais
º - quando teve uma rebelião de escravos
º - a dança
Pagina 21
a - educação,saúde,salário.
b-racismo
Pagina 21/22
Lição de casa
a-explicação de algo
b-escolha entre duas coisas
c-uniao de uma ideia a outa
d-contradição ao qq se diz
e-uniao de uma ideia a outra
f-contradição ao qq se diz
g-conclusão de uma ideia
h-escolha entre duas coisas
i-explicação de algo
j-conclusão de uma ideia
LEITURA E ANALISE DE TEXTO ORDEM:
1 ( JA TAVA )
3
5
6
2
8
4
7
PG 24
1- Fala sobre o trabalho escravo e a poesia histórica do século 19
2- Está na 8ª Parte do texto
Pagina 24
3- C
4-Dá uma idéia de conclusão ah algo dito
Pág 25
5-
A)Participaram de diversas organizações trabalhistas
B)nem todos pensem assim
C)sua poesia é atual
D)merece ser estudada nos dias atuais
E)possibilita que nos emocionemos a ponto de viajar.
Lição de casa
A)A professora e o aluno atrasaram
B)O gato é calmo, mas o leão é feroz
C)Paula engordou pois estava grávida
D)Você vai para a Bahia ou Acre.
E)A mulher é sábia, porém não sabe usar a inteligência
F)Depois de 5 anos peguei o diploma, visto que repeti de ano muitas vezes
G)Você e Paulo nem se deram o trabalho de irem ao médico!
H)Os exames estavam sob a análise do médico, portanto vamos aguardar o resultado.
1-
A) Castro Alves
B) Antes; ano que a princesa Isabel assinou a lei Áurea abolindo a escravidão. A parte do texto que comprova é "Parecia estar longe de chegar ao fim e nosso país um dos últimos a aboli-la"
Pág 27
1- Condena o tratamento desumano que os escravos sofriam no trajeto entre África e Brasil.
2-Denuncia dos problemas sociais, cumprindo a importante função pedagógica de melhora da sociedade.
3- A
4- C
6- coloque na frente do fim de cada verso as seguintes letras na ordem:
1ª estrofe:
a
b
c
b
d
d
2ª Estrofe:
e
f
f
e
7 - Eu concordo com o poeta, e acho desumano o tratamento que os escravos receberam. O poeta pede que Deus apague o rastro de crueldade dos navios com tempestades e tufões.
Pág 29
3- B
4- C
Pág 31
* Menarca
* Começo dos cuidados íntimos, prevenir a gravidez e etc.
Complete o texto com essas palavras:
Fera, Fogo, Zebra, Ferida, Solidão, Textura, Pedra, Paixão, alegria e festa.
Pág 32
Lição de casa
1- Roubo
2- Preservar a qualidade do show
3-
A)possa ter filhos
B)vai para a Disney
C)Possa viajar
D)Repetiu a segunda vez o 1º ano
E)Tire mais notas vermelhas
Pág 33
2-
A) Perguntas e respostas breves
B)Opiniões e idéias do entrevistado
C)Africanos
3-
I- C
II- E
III- A
IV- G
V- D
VI- F
VII- B
4- A
Pág 35
5- A)Eles preferem outros gêneros líterários, deixando a poesia de lado
B)Ela diz que ocorre como se fosse uma classificação em um concurso, onde a pessoa se forma á partir do momento que escrve um romance
C)As editoras publicam mais romances
D)Todos os escritores escrevem pensando no leitor, os leitores são como uma inspiração.
6- Castro Alves, por que assim como ele, a poetisa é nacionalista, e defende a poesia feita pelas mulheres angolanas
Lição de casa
1-
A)Concordo, os leitores inspiram os escritores
B)Concordo, o ponto alto da carreira de um escritor é a publicação de uma obra
C)Concordo, muitas pessoas tem preconceitos com a poesia, por que acham mórbida, depressiva ou muito gay.
Pág 38
Discussão oral
*Mulheres que buscam o mesmo direito que os homens têm, e homens que se acham o centro do universo.
*Mulher é uma empregada doméstica
*Através dos séculos a mulher evolui, mas mesmo assim ainda sofre preconceitos.
Letra da música "Ai que saudades da Amélia": http://vagalume.uol.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html
Pág 38
2- Uma mulher submissa ao marido
3- Não os conceitos mudaram, e é uma música EXTREMAMENTE machista. Muitas mulheres iriam se revoltar.
Página 40
1- As duas amam um homem, só que Amélia é submissa, se doa pelo amor e Aurélia não.
2- Copie esse trecho:
"- É um moço muito distinto, respondeu Aurélia sorrindo; vale bem como noivo cem contos de réis; mas eu tenho dinheiro para pagar um marido de maior preço, Lísia; Não me contento com esse."
3 - A
4 - Complete com essas palavras: Gênero, Literatura, narrativo, análise, relações, popular, sociedade.
Pág 41
Lição de casa
1- Tem essas duas músicas:
Ela vai voltar - Charlie Brown Jr.
http://vagalume.uol.com.br/charlie-brown-jr/6-ela-vai-voltar-todos-os-defeitos-de-uma-mulher-perfeita.html
Sonhando - D' Black
http://letras.terra.com.br/dlack/1216426/
2- Tem esses dois aqui:
Adelaide Amaral - Castro Alves
http://www.revista.agulha.nom.br/calves15.html#adelaide
Pálida a luz (ou Soneto) - Alvares de Azevedo
http://www.revista.agulha.nom.br/avz6.html#palidaaluz
O efeito de sentido da palavra nunca
1- C
2- Jamais
3- B
Pág 42
4- A
Uma palavra por outra
1- Uma mulher modelo, cobiçada, perfeita
2- A tia é submissa
3-
A)Autor pela obra
B)continente pelo conteúdo
C)parte por todo
D)autor pela obra
E)Efeito pela causa
4- Ela compara os homens com mercadorias, dá a eles um valor em dinheiro. Ela substitui parte pelo todo, pegando apenas as características do rapaz, como por exemplo, se o homem é sociável, se é intelectual, etc.
Pág 46
1- D
Pág 47
2- C
Você aprendeu?
Complete com:
- Sociedade
- literatura
- Em cada época a personalidade da mulher é descrita de uma maneira diferente. Pode ver, se você pegar dois textos de datas diferentes, uma descrição é diferente da outra!
Volume 3
Pág. 3
1) b) A política, a sociedade, enfim o mundo está fora de ordem.
Página 03
a-)Segundo o Titulo ''Fora de ordem''o mundo esta fora do ideal.
b-)Praticamente o mundo inteiro esta fora de ordem,Politicos aproveitando o dinheiro da população enquanto muita gente passa fome.
c-)Sim , pois através de musicas a população tem mais conhecimentos.
a-)Segundo o Titulo ''Fora de ordem''o mundo esta fora do ideal.
b-)Praticamente o mundo inteiro esta fora de ordem,Politicos aproveitando o dinheiro da população enquanto muita gente passa fome.
c-)Sim , pois através de musicas a população tem mais conhecimentos.
Página 3
A) O título da música sugere que, apesar de no Brasil se falar mto em "ordem e progresso", ele está se tornando a cada dia um país de "desordem e regresso".
B) Tudo. A educação, política etc.
C) Pq o autor quer mostrar um pouco mais da realidade do Brasil.
Pg. 4
A) Um poema deve ser um desabafo do autor, ele pode falar de coisas belas sim, mais deve também mostrar a realidade da sociedade.
B) No Brasil sempre se falou mto em crescimento... crescimento na educação, moradia,segurança... sempre falamos mto em construir um país melhor, apesar de tanto se falar nisso podemos observar a cada dia ki o nosso país está em ruínas ou seja, vivemos em um país destruído, que apesar de tanto se falar em progresso, estamos vivendo em ruínas.
C) "A Nova Ordem Mundial" quando o outor cita estas palavras ele afirma que o mundo está seguindo uma nova ordem (países crescendo, progredindo...) o Brasil porém, esta fora desse novo padrão e não consegue acompanhar esse crescimento mundial.
D) Sim. Atrevéz delas, podemos no expresar mto bem, a poesia e a música são uma ótima forma de protexto, por isso contribuem mto para a solução - ou pelo menos para denuncia- de problemas políticos e socais.
Pag. 5
a) fora de ordem
b) rimas
c) sim, os que falam de amor
d) sim , tem palavras com ar de ternura e outras com ar mais pessado.
e) amor, paixão e felicidade
a) fora de ordem
b) rimas
c) sim, os que falam de amor
d) sim , tem palavras com ar de ternura e outras com ar mais pessado.
e) amor, paixão e felicidade
Pág. 6
Roteiro de estudo do Poema.
1) A impressão que o poema trá
s, é como se ela tivesse cuspindo no prato em que comeu.
2) Formidável:Digno de admiração Quimera: Fantasia, ilusão.
3) Escarro, cigarro, miserável, apadreja, inevitavel.
4) Linguagem e soneto.
5) Ilustra em seu poema seus problemas, a miséria.
6) Raiva, tristeza, descaso do ser humano em relação á sociedade
3) Escarro, cigarro, miserável, apadreja, inevitavel.
4) Linguagem e soneto.
5) Ilustra em seu poema seus problemas, a miséria.
6) Raiva, tristeza, descaso do ser humano em relação á sociedade
Pagina 06
1- Em que as coisas parecem esta certa , mais na verdade elas estão totalmente fora de ordem.
2- afaga-> fazer caricias/alentar,alimentar.
formidavel->terrivel,pavoroso.
3- enterro, quimeira, escarro,opedreja,afago.
4- rimas e versos.
1- Em que as coisas parecem esta certa , mais na verdade elas estão totalmente fora de ordem.
2- afaga-> fazer caricias/alentar,alimentar.
formidavel->terrivel,pavoroso.
3- enterro, quimeira, escarro,opedreja,afago.
4- rimas e versos.
1 A
2 C
Pág.8
Cronologicamente, durou de "
Portugal: Não se verifica autores, não se verifica características.
'Simbolismo' Brasil / Início - término: De "1893", com a publicação de "Dois livros", de Cruz d Souza, a "1922", com a ... Principais autores: Cruz e Souza, Floriano Peixoto. aracterísticas: Manifestações, Metafísicas espirituais, Realidade subjetiva e Sublimação.
'Simbolismo' Portugal: Da duplicação de "Oaristos"(1890), de "Eugênio de Castro" .... Principais autores: Eugênio de Castro, Antônio nobre, Fernando pessoa.
Pág.9
LIÇÃO DE CASA
Foi escolhido o poema "Ismália" de Alphonsus de Guimarães.
1) De alguma forma nos surpreende pela reação de Ismália, e ao mesmo tempo nos passa uma sensação de tristeza pelo fato dela se matar.
2) Desvário e Ruflaram.
3) No texto é usado palavras bem simples, somente as palavras desvário e ruflaram que são um pouco desconhecidas .
4) O poema conta que Ismália enlouquece, e numa torre ela canta e sonha, assim vendo de cima a lua no mar, ou pelo menos o reflexo dela. E delirando, Ismália pende seu corpo de encontro com a lua n mar, causando a sensação de tristeza no leitor, porque a impressão que nos passa é que Ismália estava em agonia, por fim se jogando da torre para morrer.
Pagiina 14 e 15:
2) I : A
II : D
3) C , E, F , G, I, J, K
2) I : A
II : D
3) C , E, F , G, I, J, K
Pág. 16, 17, 18
1- a) 3.condição de um indivíduo numa sociedade, numa hierarquia; status
b) A poesia ainda é apreciada atualmente, mas não por todos, por isso,o poeta não pode esperar o reconhecimento imediato.
3- a) usar elementos descritivos para orientar e valorisar a visão do leitor.
b) fazer citação, declarações, a fim de valorizar a audição do leitor
c) apresentar comparações e mateforas para valorisar a imaginação do leitor
1- a) 3.condição de um indivíduo numa sociedade, numa hierarquia; status
b) A poesia ainda é apreciada atualmente, mas não por todos, por isso,o poeta não pode esperar o reconhecimento imediato.
3- a) usar elementos descritivos para orientar e valorisar a visão do leitor.
b) fazer citação, declarações, a fim de valorizar a audição do leitor
c) apresentar comparações e mateforas para valorisar a imaginação do leitor
Pagina 19:
assim como , em que , pois , porque , e , assim.
Pagiinaa 20
1- conectivo : palavra que une uma oração a outra, paragrafo com outro paragrafo sempre exprimindo ideias de forma coesa. Fazendo o texto ser interligado adequadamente.
assim como , em que , pois , porque , e , assim.
Pagiinaa 20
1- conectivo : palavra que une uma oração a outra, paragrafo com outro paragrafo sempre exprimindo ideias de forma coesa. Fazendo o texto ser interligado adequadamente.
Pagina 20
Ex: 02 e 03
a)Enquanto - TEMPO
b)Por isso - CONCLUSÃO
c)Mas - OPOSIÇÃO
d)se - CONDIÇÃO
e)Mais – PROPORÇÃO
Ex: 02 e 03
a)Enquanto - TEMPO
b)Por isso - CONCLUSÃO
c)Mas - OPOSIÇÃO
d)se - CONDIÇÃO
e)Mais – PROPORÇÃO
1- O conectivo serve para ligar frases
2- a) enquanto
b) por isso
c)mas
d) se
e)mais
3- • e
• a
• b
• c
• d
4- o conectivo mais
lição de casa
Paragrafo1- Inicialmente devemos ....... uma frase.
Paragrafo2- Para esee fim ....... Oposição? Tempo?
Paragrafo3- A coesão ....... entre as orações
pág 23
1- a) O amor, pois ele se encaixa em todos esses conceitos
c) sim, porque o amor é tudo o que indica nesta letra de música
3- Ambos descrevem o amor como algo inexplicavel
pág. 24, 25
1- a
2-
3- b
4- a
5- indica movimento
6- a;d;b;c
7- a) II
b) I
8- "que andam suspirando pelas alcovas" lugar
" que andam suspirando nas alcovas" espaço
7- a) II
b) I
8- "que andam suspirando pelas alcovas" lugar
" que andam suspirando nas alcovas" espaço
pagina 25
aprendendo a aprender
3-
(b)
4-
(b)
5- que ele está susirando por alcovas, que ele suspira pela alcova
pagina 26
6-
(a)
(d)
(b)
(c)
7-
a- (2)
b-(1)
8- ele anda suspirando em cada canto das alcovas,ele anda suspirando em uma alcova
pág. 27, 28
aprendendo a aprender
3-
(b)
4-
(b)
5- que ele está susirando por alcovas, que ele suspira pela alcova
pagina 26
6-
(a)
(d)
(b)
(c)
7-
a- (2)
b-(1)
8- ele anda suspirando em cada canto das alcovas,ele anda suspirando em uma alcova
pág. 27, 28
1- • sewntido de movimento
• sentido de causa
2- de,
3- 3.propriedade
4- c
5- d
pagina-27
9- que andam conbinando dentro das tocas,e que andam conbinando fora das tocas
mas um pouco de preposição
.sentido de movimento
.sentido de causa
2-
de
3-propriedade
4- (c)
5-(d)
9- que andam conbinando dentro das tocas,e que andam conbinando fora das tocas
mas um pouco de preposição
.sentido de movimento
.sentido de causa
2-
de
3-propriedade
4- (c)
5-(d)
Pag 38
1)
Brasil : [nas lacunas] Aluisio Azevedo
Memórias Postulas de Brás Cubas.
Caracteristicas : critica direta,objetividade,cosmopolita,textos ás vezes sem censyra,etc.
Portugal : Caracteristicas : critica a hipocrisia burguesa,á vida urbana e a sociedade .
Brasil : [nas lacunas] Aluisio Azevedo
Memórias Postulas de Brás Cubas.
Caracteristicas : critica direta,objetividade,cosmopolita,textos ás vezes sem censyra,etc.
Portugal : Caracteristicas : critica a hipocrisia burguesa,á vida urbana e a sociedade .
Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1A PROSA RENOVADA
Páginas 3 - 4
1. Professor, observe que esta pergunta põe a descoberto não apenas o conhecimento do
aluno sobre a cidade de São Paulo, mas também sua relação afetiva com ela.
2. Professor, observe atentamente as orientações no Caderno do Professor.
4. Reveja os estilo literário do séc. XIX com seus alunos para ajudá-los nesta questão.
•
Dentro do contexto, significa “dirigíamos muito rapidamente”; “estávamos em
alta velocidade”.
•
Ficar com o jeito de bandeira nacional. Nesse caso, como se fala de Brasil,
verde-e-amarelo.
6. No texto, a ausência de vírgulas dá a ideia de velocidade do automóvel.
Página 4
Professor, observe se os dados biográficos pesquisados estão corretos e se os alunos
relacionaram Oswald de Andrade ao Movimento Modernista e à ruptura com a tradição
literária europeia.
Ao redor de nossa amiga
Páginas 5 - 9
1. (a) e (b). Professor, consulte atentamente as orientações fornecidas no Caderno do
Professor, página 11.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
2. Considere a importância das expectativas de leitura a partir do conhecimento apenas
do título. Além disso, não perca a oportunidade de rever o conceito de conto
tradicional.
3. Oswald de Andrade revela maior ousadia linguística pelas inovações que apresenta
em seu texto (uso de neologismos, linguagem reduzida, justaposições), contudo há
muitos modos de romper com a tradição.
4. Trata-se aqui mais uma vez de trabalhar as expectativas de leitura, mais do que
efetivamente de tratar o assunto ou o estilo do texto.
5. Professor, verifique as orientações contidas no Caderno do Professor.
6. Resposta pessoal do aluno.
7. O conto descreve Luci de um modo doce, apresentando-a tal forma meiga, que
incentiva o leitor a também desejar a amizade da menina, assim como o narrador a
deseja.
8. Alternativa a.
9. Esta questão serve para apenas discutir as opiniões divergentes dos alunos, com
atenção à argumentação.
Páginas 9
Professor, verifique na correção dos dados da biografia de Carlos Drummond de
Andrade se os alunos indicam como características do estilo do autor a ironia, o
sarcasmo, o humor, a repetição de palavras, o uso de expressões da linguagem coloquial
etc.
Reinventando a linguagem literária
Páginas 9 - 10
1. No uso cotidiano, no Brasil, o verbo ir é regido pela preposição “em”. Desse modo,
construímos frases como “Vou na festa”, o que aproxima o texto do leitor.
2. Alternativas (a) e (e).
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
Páginas 10 - 11
a) Alternativa correta.
b) Oração Subordinada Adverbial Final: Para uma pessoa pagar entrada de
estudante.
c) Alternativa correta.
d) Oração Subordinada Adverbial Proporcional: Quanto mais eu rezo.
a) Quando Paulo chegar, avisem-me.
b) Avisem-me quando Paulo chegar.
c) Visto que você não irá comigo, penso voltar mais cedo.
d) Penso voltar mais cedo visto que você não irá comigo.
Neologismo e invenções sintáticas
Páginas 11 - 12
1. Considere o contexto em que a palavra está inserida ao corrigir a resposta dos alunos.
2. Alternativa (b).
3. Alternativa (c).
4. Observe a tentativa de aproximar o ritmo de escrita do ritmo do percurso do
automóvel presente em ambos os escritores. E, para isso, ambos desconsideram
regras sintáticas próprias da gramática normativa.
Página 12
Verifique, pelos exemplos dados, se os alunos compreenderam e souberam utilizar os
conceitos de neologismo e invenções sintáticas trabalhados. Se houver necessidade,
retome-os antes de prosseguir.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
Tradição e ruptura
Página 13
1. Observe a transgressão de Saramago à pontuação, em especial ao não respeitar o uso
mais comum dos dois pontos e das aspas. Ao fazer assim, o escritor segue o estilo
próprio da fala. Tenha em atenção, no entanto, que o termo “director”, grafado com o
“c” entre os “e” e o “t”, segue a grafia própria de Portugal, não se tratando, portanto,
de um neologismo.
2. No que diz respeito à narrativa, alguns escritores investiram mais em explorar o
universo subjetivo da personagem do que o enredo, como era próprio do gênero. Ao
fazer assim, aproximaram o gênero narrativo do lírico, construindo narrativas que
ganham mais pela “viagem” ao interior ao ser humano que propõem do que pela
sequência de ações apresentada. É o que se chama de valorização do fluxo de
consciência. No que diz respeito ao conto, esse estilo intimista modifica o gênero,
aproximando-o, muitas vezes, da poesia em prosa, outro gênero muito difundido no
século XX e que surge da aproximação entre o poema lírico e a prosa. Alguns nomes
que merecem ser lembrados são os de Clarice Lispector, Osman Lins, Lúcio Cardoso
e a portuguesa Agustina Bessa Luís.
Página 14
Trata-se de um quadro para orientar as produções que os alunos irão realizar.
Escrevendo um conto
Páginas 14 - 15
Faça antes uma revisão dos autores do século XX estudados. O fato de publicar o
texto dos alunos em um blog é importante para não apenas “fazer o texto pelo texto”,
mas, sim, transformá-lo em discurso.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
Página 16
Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-los
para futuras atividades de recuperação contínua.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
A ENTREVISTA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL
A entrevista televisiva
Páginas 18
1. A resposta permite que o professor conheça melhor os seus alunos.
2. Alternativas (a), (c), (d), (f) e (h).
3. Professor, dê atenção especial aos motivos bem argumentados.
4. Professor, diagnostique o conhecimento de seus alunos: o que já conhecem sobre o
tema?
Páginas 18 - 20
A parte 1 é a apresentação do entrevistado pelo entrevistador.
A parte 2 é a principal pergunta que mostra a razão pela qual o entrevistado está lá.
A parte 3 é a complementação da primeira pergunta, com mais esclarecimentos.
A parte 4 marca a mudança de assunto.
A parte 5 marca o final da entrevista com os agradecimentos.
6. A interação é organizada em turnos de perguntas e respostas.
7. Qualquer um em que o entrevistador passe para a próxima pergunta. Professor,
destaque, no entanto, a força expressiva da expressão “Com certeza...!” ao terminar a
parte 2.
8. Parte 3. O entrevistador fez uma nova pergunta, antes mesmo que ela terminasse a
sua fala.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
Página 21
1. É o entrevistador quem controla firmemente a organização básica da entrevista,
abrindo cada parte, por meio da pergunta feita e fechando essa mesma parte,
aceitando a resposta.
2. Resposta pessoal.
A atriz Lia Cattamero
Página 21
Resposta fechada: “Muito nervosa com a indicação? Muito feliz?” ou “Mas... foi um
papel difícil?”
Resposta aberta: Qualquer outra do texto.
2. Alternativa b.
3. Qualquer trecho da parte 3 da entrevista.
4. Apesar de Lia considerar que o importante de sua indicação é o bom nome que o
cinema brasileiro vai ganhar “lá fora”, ao mesmo tempo ela espera “brilhar”.
Página 22
1. Duas orações.
2. A palavra “porque”.
3. Alternativa c.
4. Professor, a resposta do aluno vai refletir a sua compreensão do que é superficial ou
não no processo argumentativo. Observe que a relação de causa e consequência é
débil, uma vez que o fato de alguém refletir bem a realidade do Brasil (argumento
que em si mesmo nada explica) não faz desse alguém maravilhoso (tese que também
apresenta quase nenhum conteúdo).
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
As relações entre elaboração e realce dentro das frases
Páginas 22 - 23
a) “e”
b) “contudo”
c) “ou”
a) não o encontrou.
b) com seus primos.
c) é voluntário em duas ONGs.
a) Relação temporal (enquanto).
b) Elaboração (mais especificamente).
c) Relação alternativa (ou).
d) Relação condicional (Caso).
e) Relação adversativa (mas).
Página 24
Professor, selecione as páginas do livro de antemão para orientar as atividades que
realmente devem ser respondidas.
A palavra, o preconceito e as incoerências
Páginas 24 - 25
1. Resposta pessoal. Verifique as orientações do Caderno do Professor para a correção
coerente dessas questões. Avalie as respostas no sentido de como a palavra pode
manipular as pessoas.
a) Que as pessoas devem ser autênticas e completas em suas ações.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
b) Sugestão de resposta: pode fazer com que as pessoas vivam com frieza e nunca
conquistem a sensação de felicidade.
3. Professor, avalie a coerência das respostas.
Página 26
1. Professor, verifique se os alunos relacionam caráter e características. Questione: ter
caráter é uma característica? Esta pergunta permite variadas respostas.
2. Professor, verifique a compreensão que o aluno teve da pergunta por meio da
coerência da resposta.
3. Analise a relação entre o texto e a produção do aluno.
Página 26
Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-los
para futuras atividades de recuperação contínua.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
O AUTOR NA MÍDIA
Pensando na revista cultural
Páginas 26 - 28
Professor, para orientar a realização e os resultados dessas atividades, observe que
cada uma das etapas sugeridas deve ser compreendida e executada pelos alunos.
Página 29
Parágrafo 1. O estilo individual surge não apenas de nossa essência pessoal, mas do
conjunto de relações de que participa todo escritor. Todos nós somos quem somos
em relação aos outros. Ou seja, um professor precisa dos alunos para ser professor e
um aluno precisa de um professor para poder ser aluno. Do mesmo modo, uma
pessoa só poderá dizer que ela é amada se, de fato, houver quem a ame. Quem somos
depende muito de com quem nos relacionamos. Em outras palavras, o indivíduo está
sempre se constituindo como identidade em relação a outro(s).
Parágrafo 2. O tempo passa, envelhecemos, mas algo de nós sempre permanece: a
nossa essência. Porém, essa essência de quem somos está sempre em diálogo com as
inúmeras experiências humanas que temos no correr de nossa vida.
Parágrafo 3. A realidade não é nunca algo fechado, mas um constante ir e vir de
tempos, ações e lugares. Todos nós somos influenciados pelo que ocorre ao nosso
redor, mas a nossa essência transforma essa experiência de contato com o outro em
uma experiência única.
Parágrafo 4. Essa é a diferença entre ser influenciado e, simplesmente, plagiar ou
colar aquilo que os outros fizeram. Na influência literária não deixamos de ser quem
nós realmente somos, ao contrário, essa essência de nossa identidade enriquece e
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
torna o resultado final algo ainda mais original. Assim, a influência literária não tem
por que tornar os autores menos originais. Ao contrário, com frequência, ao passo
que estabelecem bons diálogos com suas influências, tornam-se melhores ainda. Não
se pode, assim, reduzir as profundezas da influência literária a um estado de fonte. A
influência é necessariamente um estudo vital do estilo do autor literário como artista
criador.
2. O estilo individual surge de nossa essência pessoal e do conjunto de relações de que
participa todo escritor. Todos nós somos quem somos em relação aos outros. A
essência de quem somos está sempre em diálogo com as inúmeras experiências
humanas que temos no correr de nossa vida. Nossa essência transforma essa
experiência de contato com o outro em uma experiência única. Na influência literária
não deixamos de ser quem nós realmente somos, ao contrário, essa essência de nossa
identidade enriquece e torna o resultado final algo ainda mais original.
Oba! Chegou o dia da entrevista!
Páginas 29 - 30
Explique aos alunos a diferença entre entrevista e reportagem, fale do trabalho em
grupo, que deve ter a participação de todos.
Página 31
Professor, para orientar a realização e os resultados dessas atividades, observe que
todas as etapas do processo devem ser devidamente realizadas.
Elaborando a revista
Página 31
Incentive os alunos a produzir um blog para esta atividade.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
A LINGUAGEM CONSTRUINDO-NOS
Página 33
Esta atividade é apenas um exercício para que os alunos percebam como acontece a
comunicação por meio de links e fôlderes.
Páginas 34 - 35
Título do poema:
Autor
Tema do poema
Importância social do poema
Importância pessoal do poema
A guerra
Augusto dos Anjos
A guerra
Aqui, o aluno vai escrever sobre o valor social
do poema; para isso, poderá consultar o livro
didático adotado
Aqui, o aluno vai escrever sobre o valor
sentimental que atribui ao poema; para isso,
deverá fazer uma reflexão pessoal
3. Incentive, conforme o perfil da turma, que as atividades 3 e 4 sejam feitas
integradamente.
a) Da ansiedade com que o Espírito procura.
(b), (c) e (d) Em vontade estimulante/inflamadora... É a tropa/força armada.
e) É a Natureza que, no seu segredo/mistério.
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
5. Sugestão de resposta: a guerra é um incômodo e um derramamento de sangue com o
qual o ser humano procura mostrar-se perfeito e forte. É também a vontade que
inflama e transforma a mente. É o soldado de diversas raças que se entrega à morte
para salvar seu povo. É o instinto obsessivo do homem que chega à irracionalidade.
É a Natureza misteriosa que destrói os homens para mostrar-se viva.
Página 35
Socialize os dados coletados de biografias de Augusto dos Anjos para alimentar a
próxima atividade.
Discussão oral
Páginas 35 - 36
1. Todas as respostas dadas devem ser baseadas no próprio poema e nos dados
biográficos pesquisados, e não em “achismos” ou em opinião meramente pessoal.
Certifique-se de que eles consigam mobilizar relações entre forma e conteúdo do
texto poético.
2. Recorra às orientações no Caderno do Professor. Focalize sua correção na função
social entre os dois gêneros discursivos.
3. e 4. Oriente os alunos no sentido de que, ao construir um perfil, deve-se levar em
conta não apenas aspectos físicos, mas também, psicológicos e comportamentais.
Página 36
Professor, verifique se o aluno compreendeu a diferença entre a importância social
do poema (ou seja, aquela atribuída pela sociedade) e a importância pessoal (ou seja, o
que o aluno pensa e sente em relação ao poema).
GABARITO
Caderno do Aluno
Língua Portuguesa – 2a série – Volume 4
Avaliando-se
Página 36
Professor, destaque a importância do processo de autoavaliação na construção da
autonomia e do senso crítico dos alunos.
Páginas 37 - 38
Professor, diversas respostas são possíveis. A ideia central gira em torno do fato de
que o tempo passa sem que nada significativo ocorra à humanidade.
Página 38
Esse é um momento para refletir sobre a aprendizagem de seus alunos e orientá-
los para futuras atividades de recuperação contínua.
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