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História 2º ano

Volume 1

Pagina 3

A cor dos mapas, a falta de dois continentes, não mostra o contorno dos continentes, o desenho das águas não aparece, Não tem divisórias dos continentes, Não tem a linha do equador!

Pág. 3

1 - O idioma utilizado era o latim, influências da igreja católica!


Pagina 4

2) O mapa n°2, pois nele é possível observar os continentes e os contornos, oceanos e até países.
Ex: o país africano

Pagina 4

3) Que esses personagens são filhos de Noé e estão retratando os continentes.

Pág. 4

2 - O mapa do século XIII, pois representa a mentalidade medieval.

Pagina 5

4) Sim, a cruz simbolizando o cristianismo os rios que são citados na bíblia e exemplo o rio Nilo e os nomes dos filhos de Noé.

Pág. 5

6) Os rios citados acima, fazem parte da religião islâmica, mas o rio Tigre e o Eufrates, por exemplo, banham as montanhas de Anatólia através do Iraque.


Pág. 5

3 - Sem, Cão e Jafet, eram filhos de Noé, eles eram representados pela igreja católica.

4 - A cruz de malta

6 - O mapa conta com o rio que vai se subdividir em quatro partes e a região geográfica descrita nele é o atual Oriente Médio.

Página 6

No mapa de isidoro de sevilha não existem pontos carteais os lugares estão misturado, jogados aleatoriamente



Pág. 6

7 - sem oriente; DES {sem ou não} ORIENTADO {oriente}

a importância de encontrar o oriente ou seja onde está!

8- a precisão necessitada p/ navegar.

9 - mudará a forma de pensar e vão mudar a ciência e a tecnologia que no caso seriam as caravelas, bússola, e o astrolábio.

Pág. 6

7 - No mapa de Isidoro de Sevilha não existem pontos carteais, os lugares estão misturados, jogados aleatoriamente.

8 - Navegar era preciso para se conseguir conquistar novas terras e uma melhor condição de vida. Já viver não era preciso, pois as vidas humanas no século XVI estariam a serviço de “Vossa Majestade”.

9 - As mudanças são necessárias graças à necessidade da conquista de novas terras.

Pág. 7

10 - As diferenças existentes no pensamento renascentista são muitas: Valorização de um ser humano sem deixar de lado a religião, crença, num panteão de Deuses, elimina as tradições cristãs. Orientado e norteado são sinônimos, pois em algumas situações querem dizer a mesma coisa ou parecem ter o mesmo sentido.


Pág. 7


10 orientado e norteado é ter noção de oriente, pois veja:
Norteado - noção do "norte", portanto tem noção de oriente então esta pessoa está orientada também!

Página 8.

Pesquisa Individual

Há um intervalo de dois séculos de um para outro, pois o de Isidoro de Sevilha é do século XIII, enquanto que o de Henricus Martellus é do século XV.

No mapa de Isidoro de Sevilha há uma desorientação quanto aos pontos cardeais. Já no de Henricus Martellus percebemos uma orientação mais real, pois já contavam com alguns instrumentos de navegação.

No mapa de Martellus, de 1489, já existiam mais informações à cerca dos descobrimentos marítimos e das viagens marítimas, por isso a África é muito mais detalhada neste mapa, porque aquela parte do mundo já era muito mais conhecida e explorada.

Porque este mapa é o ultimo testemunho de um mapa-múndi que mostra apenas o hemisfério oriental, o Velho Mundo, quase na aurora dos descobrimentos Atlânticos.

Nos mapas medievais notamos a falta de preocupação com as dimensões e as distâncias reais, sempre é reservado um espaço maior para as regiões historicamente mais importantes numa perspectiva cristã, é o "teocentrismo". Percebemos então neste mapa de Martellus, o "antropocentrismo", o homem como centro do Universo, a necessidade do homem de representar o espaço geográfico tal como ele é, observando a natureza, usando o racionalismo, as relações entre o pensamento clássico e religioso.



Pág. 10

1 - a exaltação a beleza do corpo humano, a precisão da realidade em pinturas. {técnica usada pra pintura}

2- aqui mostra o corpo humano e nessa época o corpo humano começou a ser estudado; anatomia {medicina}

Pagina 10

1 - Valorização da beleza física, para representar o ser humano da maneira como ele é visto, utiliza a idéia de perceptiva.

2 - No século XVI as inovações nas técnicas de desenho trouxeram desenvolvimento para todas as aulas citadas acima


Pág. 11

Você aprendeu?

a)falsa
b)falsa
c) falsa
d)falsa
e) verdadeira

PÁGINA 14

3. A Bíblia.
4. Expulsam o mal do corpo, fazem milagres ao vivo, pregações, leituras e comentários de textos, pregações, etc.
5. São salões sem imagens, crucifixos, pintura barroca, etc.

Pagina 14

1- Qualquer igreja protestante não aceita imagem, algumas igrejas têm tempos próprios outras não.

2- Pastores, presbíteros, diáconos e ancião. São homens comuns e não diferenciam do resto, do demais.

3- Bíblias

4- os cultos são diferentes, pois se varia de acordo com as doutrinas de cada igreja.

5- Igual ao número 1

Pág.14 

1- Igreja Protestante são igrejas criadas com a divisão do catolicismo no séc. XVI, a partir das críticas de Lutero
5- Os templos não tem a mesma importância para os protestantes quanto têm para os católicos, assim, podem se qualquer espaço; do mais simples até o mais luxuoso.

Pág. 14

1- discordam de alguns pontos do catolicismo, adoram somente a deus 
2- são pastores e não são celibatários 
3- a bíblia
4-Expulsam o mal do corpo, fazem milagres ao vivo, pregações leituras e comentários dos textos retirados da bíblia
5- são salões sem imagens, crucifixos pinturas borradas. 

PÁGINA 15

7. Taxas cobradas pela igreja pela aquisição do perdão.
8. Texto 1: Eles seria a doutrina da 'salvação pela fé'. Foi a base da reforma protestante européia.
Texto 2: Questionava a riqueza da igreja, o levantamento de fundos para a construção da basílica de São Pedro. O homem deveria praticar boas ações.

Pág .15 

7- O protestantismo surgiu com a crise da Igreja Média e o nascimento da Igreja Moderna sendo influenciada por idéias e mudanças provocadas pelo Renascimento, as Grandes Navegações e o nascimento do capitalismo.

Pagina 15

6- Venda do perdão por parte da igreja católica durante a idade média moderna

7- Pensamento Apocalíptico e mudanças da idade média

Página 15

Nº 6

Indulgência (latim indulgentia)
1. Qualidade de pessoa indulgente.
2. Perdão (ou atenuação da gravidade) de uma falta.
3. Bondade (que desculpa o que é censurável ou importuno).
4. Relig. catól. Remissão dos pecados concedida pela Igreja

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6. é o perdão que a igreja católica oferece aqueles que se arrependem de seus pecados mediante pagamento de dinheiro.


Pagina 16

8- São criticas diretos a certas preticas católicas como, por exemplo: a não existência de santos. Destaca-se também a justificação pela fé de caráter individual e interior.

9- Ele era contra essa cobrança, contra a cobrança de indulgências.

Pág. 15

6- Indulgência e benevolência, perdão tolerância criminencia e misericórdia
7- -A mentalidade apocalíptica
-O descobrimento da América
-O renascimento cultural e comercial
-Surgimento da Burguesia
-Centralização do poder na mão do Rei

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8-
Texto 1 
Eles seria a doutrina da salvação pela fé. Foi a base da reforma protestante Européia

Texto 2
Questionava a riqueza da igreja, o levantamento de fundos para a construção da basílica de São Pedro. O homem deveria praticar boas ações
9- Eram desnecessárias e abusivas


PÁGINA 16

9. Eram desnecessárias e abusivas.
10. Excomungou os protestantes, criou a Companhia de Jesus, auxiliaram expedições (grandes navegações), manteve as indulgências.

pag 17

10- Excomungou os protestantes, criou a companhia de Jesus, auxiliam expedições (grandes navegações) manteve as indulgências

11-
a- P
b- P
c- C
d- C

12-Para a beatização ,na doutrina católica era necessário que aquele que iria se tornar santo tivesse importantes obras

Página 17

12) Nenhuma. Porque não precisamos de santos para conversar com Deus.

Pagina 17

10- Proclamou que as escrituras e o papa seriam infalíveis, a publicação do Index, a reafirmação de diversos dogmas católicos como as relíquias e as indigências questionadas pela reforma.

11-
a) P
b) C
c) C
d) C

12- Martinho Lutero criticava a veneração dos santos, pois achava que fora de Deus não haveria ordem, paz e salvação. 

Pág 17.

Pesquisa Individual

São Benedito - Nascido na Sicília, em 1526, era filho de escravos em uma propriedade próxima de Messina. Foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor. Manifestou desde os dez anos uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos, entregava-se à oração, e os maus tratos que recebia dos companheiros foram a ocasião para se voltar com mais fervor para Jesus, fonte de toda consolação. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres. Tinha vinte e um anos quando foi insultado publicamente por causa de sua cor. A atitude digna e paciente que teve na ocasião não passou despercebida, e o líder de um grupo de eremitas franciscanos o convidou a fazer parte da comunidade. Benedito aceitou o convite, e, com o tempo, passou a ser o seu novo líder. Por volta de 1564, o grupo se dispersou, e Benedito foi aceito como irmão leigo pelos frades franciscanos de Palermo, começando por trabalhar na cozinha.Em 1578, eles precisaram de um novo guardião (título dado ao superior), e Benedito foi o escolhido, apesar de ser leigo e analfabeto. Ele só aceitou o cargo depois de compreensível relutância, mas administrou o mosteiro com grande sucesso, tendo adotado uma interpretação bem mais rigorosa das regras franciscanas.A sua conduta no cargo justificou plenamente a escolha dos superiores: foi respeitoso para com os padres, caridoso para com os irmãos leigos, condescendente para com os noviços, e foi por todos respeitado, sem que ninguém tentasse abusar de sua humildade.Sua confiança na Providência foi sem limites: recomendara ao porteiro jamais recusar esmolas aos pobres que se apresentassem. Dava a seus religiosos o exemplo de todas as virtudes.
Santo Ignácio de Loyola - Santo Inácio de Loyola ou Loiola, nascido Íñigo López (Azpeitia, 31 de maio de 1491 — Roma, 31 de julho de 1556) foi o fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como os jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na Reforma Católica. Atualmente a Companhia de Jesus é a maior ordem religiosa católica no mundo.
João Calvino - João Calvino (Noyon, 10 de Julho de 1509 — Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante aReforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o próprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como aSuíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.

Pág. 18

Pesquisa individual

a-) Em novembro de 1534, o Parlamento inglês votou o “Ato de Supremacia”, que proclamava ser o rei o “único e Supremo Chefe da Igreja na Inglaterra”; os súditos que não reconhecessem esse ato seriam punidos com a morte. Mas diversos leigos, religiosos e clérigos resistiram, chegando até ao martírio, entre os quais o ex-chanceler e humanista Thomas More e o bispo John Fisher. Iniciou-se então uma perseguição aos católicos; muitos mosteiros foram fechados, relíquias e imagens foram profanadas e destruídas."
"A ilha irlandesa pertence à Coroa inglesa e possuía maioria católica. Mas como havia rompido com a Igreja de Roma, o exército real inglês, liderado por Cronwell, assumiu o poder para conseguir a unificação política da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Obcecado pelo projeto mandara inclusive assassinar o rei Charles I. E na Irlanda, não fez por menos, todos os religiosos sem exceção foram mortos, além de leigos, militares e políticos, enfim todos que fossem católicos."
As ações de Cromwell tornaram-no muito impopular na Escócia e Irlanda, as quais sendo nominalmente independentes, eram efetivamente dominadas por forças inglesas. Em particular, a supressão dos monarquistas na Irlanda em 1649 ainda é recordada entre os irlandeses. O massacre de 3500 pessoas em Drogheda após a tomada desta cidade, compreendendo 2700 soldados monarquistas e todos os homens da cidade que portassem armas, incluindo civis, prisioneiros e padres católicos, é uma memória histórica que alimenta o conflito católico-protestante irlandês-inglês por mais de três séculos.
Cromwell justificou ter ordenado o massacre porque os defensores da cidade continuaram a lutar, em violação das normas de combate, mesmo depois das muralhas da cidade terem sido penetradas.
Hoje, Cromwell é designado pejorativamente de carniceiro em Irlanda.

B-) O Domingo Sangrento (em gaélico: Domhnach na Fola, "Bloody Sunday" em Inglês) é o termo utilizado para descrever um massacre em Derry, Irlanda do Norte, no qual foram mortos 14 manifestantes e 26 ficaram feridos, ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, quando o 1° Batalhão do Regimento de Paraquedistas do exército britânico dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte.
Das treze vitimas mortais, seis eram menores de idade, e uma um ferido que faleceu meses depois do incidente. Todas as vitimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas.
Os manifestantes protestavam contra a política do governo irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitas de atos terroristas. Essa política era dirigida contra o Exército Republicano Irlandês, o IRA, uma organização clandestina que luta pela separação da Irlanda do Norte da Grã-bretanha e posterior união com a República da Irlanda.
Após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um número enorme de jovens voluntários, dando força ainda maior a esse grupo guerrilheiro. Em memória daquele dia, foi feita a canção Sunday Bloody Sunday! em 1983, pela banda irlandesa U2.
Duas investigações foram realizadas pelo Governo britânico. O Widgery Tribunal, realizada no rescaldo do evento, ilibou em grande parte os soldados britânicos e as autoridades da responsabilidade, mas foi criticado por muitos como um "branqueamento" do incidente, incluindo pelo antigo chefe de equipe de Tony Blair, Jonathan Powell. O Inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos novamente (presidida por Lord Saville de Newdigate), é esperado a apresentar um relatório no final 2009.
O Exército Republicano Irlandês (IRA) iniciara a sua campanha contra a Irlanda do Norte a ser uma parte do Reino Unido havia dois anos antes ao Bloody Sunday, mas percepções do dia impulsionaram o estatuto de recrutamento e na organização enormemente.

c-) Os protestantes, também chamados de evangélicos, dividem-se atualmente em três grupos de afinidade teológica. O do Protestantismo histórico, criado a partir da reforma; o pentecostal, surgido no começo do século XX, e o neopentecostal, mais recente. No Brasil, o Protestantismo começa a se estabelecer no início do século XIX e hoje reúne o maior número de adeptos da América do Sul.


Lição de casa

a-) A Igreja tomou outros rumos durante a Idade Média, onde o rei tinha o poder divino, e assim acabava por cobrarem impostos e a igreja o dizimo.
Sempre pelo medo!
Por isso que hoje Deus é tido como um ser castigador, sendo que ele não é.
Muitos reis acumulavam funções, eram reis e papas.
Para assim acumular mais bens.
Outra questão é que surgiu o "foi porque Deus quis".
Pois era uma maneira das pessoas aceitarem sua condição sem contestação.
Pois logo temos também a questão da inquisição.
Se contestar morre.
por isso a Igreja enriqueceu muito.

B-) Com sua ética baseada no trabalho e na legitimação do lucro, o calvinismo - uma das ramificações do protestantismo - ganhou adeptos em vários lugares da Europa.
Para fazer juz a salvação, as pessoas tinham de levar uma vida frugal, sem luxo e sem dissipações; deveriam trabalhar, guardar dinheiro e investir suas economias na criação de novas oportunidades de trabalho.
Segundo esta concepção, o trabalho e o espírito de poupança deveriam ser cultivados como valores centrais. Em virtude dessa visão, o calvinismo encontrou AMPLA ACEITAÇÃO DA BURGUESIA, que via nele uma justificação moral e religiosa para sua riqueza. A própria cobrança de juros sobre empréstimos (usura), condenada pela Igreja Católica, era consentida pelos calvinistas.


Página 18

A) "O catolicismo e a riqueza"

O que aprendi...

A Igreja tomou outros rumos durante a Idade Média, onde o rei tinha o poder divino, e assim acabava por cobrarem impostos e a igreja o dizima.
Muitos reis acumulavam funções, para assim acumular mais bens.
Pois logo temos também a questão da inquisição.
Se contestar morre.
Por isso a Igreja enriqueceu muito.
Com sua ética baseada no trabalho e na legitimação do lucro, o calvinismo - uma das ramificações do protestantismo - ganhou adeptos em vários lugares da Europa.
A própria cobrança de juros sobre empréstimos (usura), condenada pela Igreja Católica, era consentida pelos calvinistas.
Lutero foi o grande protecionista que trouxe a religião protestante para grande parte da Europa.

Pág. 20

1-Defende a concentração de poder do príncipe, sendo que o rei poderá usar até a violência para manter o seu poder, mas nunca deve, apropriar-se dos bens de seus súditos.

Pág. 20

2- não, porque na atualidade as pessoas possuem uma visão diferente, não aceitando determinadas posturas.

Situação de Aprendizagem 3
A Utopia, o Príncipe e a Cocanha

Pag 20

1- O príncipe tem que fazer tudo o que for necessário diante das necessidades para manter-se no poder.
Se defender de todas as ameaças , tendo que ser virtuoso,habilidoso,amigável,sem se preocupar com a fortuna ou com ódio de seus súditos

2-Não porque na atualidade a preocupação maior é em ajuntar fortunas e não em ser virtuoso. 

Pag 21

1-É a descrição de uma ilha bastante organizada onde os habitantes trabalham , possui leis,e um regramento de alimentação para a manutenção da saúde.

2-De forma nenhuma,está completamente fora da nossa realidade , hoje fala mais alto a cobiça o poder e a gula.

3- A obra de Maquiavel ,pois retrata exatamente um sistema de governo .A obra de Morus nasceu de uma critica ,a sociedade Inglesa no qual viviam, criticava a busca de poder ,falta de tolerância e doenças provocadas pela falta de hábitos saudáveis.


Pág. 21

1- vivia-se em paz, harmonia, amizade, não haviam diferenças sociais, não davam importância a riqueza, e o ser humano é colocado em primeiro lugar.

2- Não, porque no mundo atual dá-se muita importância a riqueza, aos bens matérias, e o ser humano é colocado em secundário.

3- O príncipe, pois nesta obra ele defende a riqueza, a desigualdade social, a luta pelo poder.

4- porque ele imaginou algo inalcançável, perfeito demais para existir. 

Pag 22

4-Porque estava fora da realidade que ele mesmo conhecia 
U -> não Topus -> Lugar Utopus -> Lugar que Não existe

Pág. 22

1
a) MITO DA JUVENTUDE: é uma fonte que segundo Lensa possui águas capazes de rejuvenescer a pessoa que bebe-lás.

b) REINO DE PRESTA JOÃO: foi um lendário soberano cristão do oriente que detinha funções de patriarca e rei correspondendo ao imperador da Etiópia.

c) COCANHA: é um país mitológico, nesta terra não havia trabalho e alimento era abundante. Vivia-se dentre os rios de vinho e leito as colinas de queijo e leitões assados que ostentavam uma faca espetada no lombo.

2- Thomas Morus: não davam valor para bens materiais, eles adquiriram a felicidade em um "mundo" socialista.
Maquiavel: eles davam valor para bens matérias e viviam em uma sociedade capitalista. 

Pág. 23

3- o texto de Morus é uma crítica ao poderio dos reis, da ganância gerada pela riqueza e pelo poder.

4- O fato do respeito entre homens na época do renascimento.

5- a) DINHEIRO: uma divisão justa das riquezas do nosso país.

b) POLÍTICA: os políticos deveriam ajudar mais o povo, e não deveriam roubar.

c) TRABALHO: trabalho para todas as idades, remuneração justa e com benefícios.

Pág. 23
3. Morus criticou o contexto inglês do séculoVI quando descreveu uma ilha onde todos tinha o mesmo direito sem injustiça sociais e sem a mal distribuição de rendas, aspectos que retratavam a sociedade da época.

Pagina 23

3)
No reinado de Henrique VIII, ele fez a reforma Angelicana, seu governo teve conflitos políticos e religiosos e Morus não aceitavam essa religião por ser Catolico

Pág. 23

4- O Príncipe foi escrito dentro dos jogos políticos da Península Itálica do séc. XVI com a grande fragilidade dos Estados Europeus, ainda em processo de formação.

5- a) dinheiro: deveria ser dividido igualmente entre a população, sem desigualdades.
b) política: deveria ser feita de forma correta, e justa por todos os políticos.
c) trabalho: todos deveriam ter acesso a um trabalho honesto para se sustentar.


Pág. 24

6- Na Utopia, Morus nos apresenta uma ilha imaginária onde todos vivem em harmonia e trabalham em favor do bem comum. Cocanha é um país mitológico onde não havia trabalho e , alimento era abundante. A Utopia, porque seria um lugar ideal para se viver.

1-
a) Morus criou a idéia de utopia ao descrever uma ilha imaginária com uma sociedade perfeita em todos os sentidos, por isso é circular oferecendo uma defesa natural.

b)Os castelos estão organizados em forma circular, a hierarquia era do príncipe que era igual a todos, não era maior e não se destacava pelos vestimenta.

c) reflete que as idéias dos habitantes da ilha são sonhos, perfeição e igualdade.

Pagina 25 

Trabalho: No país mitológico de Cocanha, simplesmente não existia trabalho, o dinheiro não era importante. Pode ser observado nas pinturas como os homens viviam diante disso, estes ficavam deitados, festejando, descansando, sendo totalmente sustentados pelo seu próprio país, naturalmente, recebendo do bom e do melhor. Mesmo sem trabalho, ali havia vinho, comida feita, tudo na hora, sem um esforço se quer.


Sexualidade: Representando a sexualidade da foto sobre Cocanha, percebo que, por ser um país mitológico, onde não havia muito o que fazer, eles faziam sexo para fazer passar o tempo, não a havia prazer na vida deles que era só festejar,beber,descansar. Não se preocupavam com nada, se quer trabalhavam. Lá as mulheres deviam engravidar rapidamente, e a população provavelmente aumentava o cada ano. E com isso também o desenvolvimento de várias doenças transmitidas pelo sexo. 

Alimentação: No país mitológico da Cocanha a alimentação era farta e abundante. Lá eles não se preocupavam com o dinheiro para comprar a comida porque sempre havia comida de graça, talvez ela surgisse de algum lugar ou eles comiam o que plantavam e/ou criavam. Como lá não havia muito o que fazer, porque as pessoas não precisavam trabalhar então, provavelmente as pessoas comiam muito e eram obesas.


Pág 26

Lição de casa

1-a) A obra de Maquivel foi escrita durante a consolidação dos Estados Modernos europeus. Há lições de como um governante deve agir para que o poder seja adquirido e mantido em suas mãos. 

b) O autor trata da distinção entre o poder política baseada no terror e no amor. Escalta, de maneira pragmática, a manutenção do poder pelo terror, critica as relações de poder baseadas em laços de fidelidade. 

Você Aprendeu?

1)Paralelamente ao pragmatismo de Maquiavel, a Europa Medieval convive com inúmeras utopias, como o mito da Fonte da juventude e o reino de Prestes João e Cocanha, sendo a mais Famosa delas a criada por Tomas Morus.

2) As utopias do século XVI (16) desejavam fazer passar por concreto o que era exagerada e o que contrariar Frontalmente as duas regras da vida real, refletindo um forte pessimismo em relação ao presente e uma grande esperança no futuro. 


Página 27
O que eu aprendi

Livro Maquiável – O Príncipe
Nicolau Maquiável, um dos teóricos defensores do absolutismo, na obra ele retrata sua experiência em analisar as estruturas de um governo, e oferece ao Príncipe Lorenzo de Médici formas de manter-se permanentemente no poder, sem ser odiado por seu povo.
No entanto ao desenvolver de sua obra mostra idéias pouco dignas de valores morais, pois defende a idéias de que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade.
Em suma sua obra se define com o ditado popular de que “os fins justificam os meios”.
Ou seja, ele busca de todas as formas deter o poder de um estado a uma única pessoa, sem se importar com atitudes licitas ou não. Muitas de suas idéias demonstram falsidade, ou seja, acha correto fingir sentimentos para que se consiga alcançar o objetivo. No entanto em meio a tantas farsas, ilegalidades e dissimulações deixa bem claro que o povo jamais deve suspeitar desse outro lado do” Príncipe”, pois o mais importante para um perfeito principado é: não ser odiado pelo povo, pois caso isso aconteça seu poder não durará por muito tempo.

Página 29

Encontros entre europeus e a carta de Américo Vespúci para seu Piero Soderini, relatando a Antropofagia dos nativos brasileiros, incluindo os europeus como vítimas.

Gonçalo Coelho concordou em deixar dois cristãos de sua esquadra ir averiguar os nativos, visto que não houve uma recepção muito amistosa por parte dos nativos. Dois disparos foram dados pelos homens de Gonçalo, para eliminar o ataque, os nativos correram para um monte alto, e depararam com um cenário de impacto, o marujo capturado estava em pedaços, parte de seu corpo estava sendo cozinhado em um tipo de caldeirão grande, e outras partes do corpo já sendo mastigadas pelos nativos.

Pág. 30

1-) Riqueza, aventuras e eles adoravam novos desafios. Fatores políticos, guerras, expansionismo territorial e deslocamento de rotas comerciais.

2-) ENCONTRO DOS EUROPEUS E AFRICANOS: O encontro do homem europeu com o africano causou muito espanto e admiração em ambos. Do lado europeu este achava que o preto do negro poderia ser lavado e ate o fizeram. Também os europeus notaram que a falta de um sistema de governo tal como conheciam os tornaram sem civilidade, o que justificava a agressão que sofreram durante séculos. Com a colonização da África, os europeus chegaram com suas frotas e seus armamentos. O africano colonizado nunca havia visto nada igual. E o europeu revelou seu lado cruel e com isso surgiram rebeliões, porém não como o europeu conhecia; pois eles próprios acabavam por temer as atitudes dos negros e com isso acabou por separar as tribos capturadas, para que isso não ocorresse.


Pagina 30

1.Super população na europa e busca por ampliar seus mercados pelo oceano atlantico, visto que os árabes estavam dominado o mediterraneo e as rotas comerciais por terra com a ásia.

2)
Asiaticos.
Claude-Nicolas Rollin foi incumbido no ano de 1785 de ir como cirurgião da expedição cientifica do almirante François Galaup de Lapérouse (1741-1788). Além do ofício de médico, o papel principal de Rollinconsistia em fazer uma série de investigações de ordem antropológica no continente americano e no continente asiático. Durante os três anos de duração da expedição (1785-1788), Rollin fez importantes estudos craniométricos e antropométricos além de estudos biológicos e sexuais de cinco grupos indígenas das Américas e da Ásia
Africanos
Causou muito espanto por ambas as partes. Do lado europeu este achava que o preto poderia ser lavado e ate o fizeram. Tambem os europeus notaram que a falta de governo, tal como conheciam, os tornaram sem civilidade, o que justificava a agressao que sofreram durante seculos. Com a colonizaçao da africa, os europeus chegavam com suas frotas e seus armamentos. o africano colonizado nunca havia visto nada igual.

3) Como pudemos ver, o rascismo e violencia racial esteve presente durante toda a história, hoje em dia as manisfestações destas práticas, não são tão violentas, mais ainda exixtem, de uma forma indereta.


Pág. 32, 33

Você tem q colar uma notícia de jornal, se não vc imprime da internet, tem que ser atual sobre preconceito racial, aí vc faz a conclusão na pág.33

Pág. 34

Lição de casa

Os encontros significam choques, denominação e subjugação. todos os encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América ocorreram de forma idêntica. Esses encontros poderiam terem sidos de contribuição cultural, junção e denominação.



Pág 36

3 . d

Pág. 37

4. a
5.b





Volume 2


Pág. 3

a) inglês
b) francês e inglês
c) espanhol
d) espanhol
e) espanhol
f) francês
g) PORTUGUêS


páginas 4/5/6
a)aplica-se o colonialismo português e inglês

b)colonização espanhola na américa

c)brasil

d)todos os países da américa do sul com excessão do Brasil foi colonizado pelos espanhóis

e)Haiti, Canadá e Guiana-Francesa

f)canadá,E.U.A.,Guiana Inglesa

g)características presentes em todas as regiões citadas:madeiras,ouro,cana-de-aç~ucar e algodão

h)marcante,principalmente devido às condições climáticas

i)em toda colonização americana

j)com exceção da colonização inglesa,nas demais não existia

k)aplica-se ao Brasil, ao Haiti e as colônias espanholas,mas não as colônias inglesas

l)principal cultura da região Sul dos E.U.A.

m)Brasil,Haiti,Cuba e algumas regiões da américa espanhola

n)nas antilhas o extermínio indígena levou a adoção do trabalho escravo.Nos E.U.A. o extermínio levou a contratação de imigrantes

o)refere-se a elite colonial espanhola na América

p)característica da colonização brasileira

q)os E.U.A.,colônias inglesas

r)espanhóis e portugueses

s)espanhóis e portugueses

t)ingleses e franceses

Pág. 04

2. Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Páginas 4 e 5

A- colonianismo português e inglês.

B concentração da colonização espanhola.

C. Brasil.

D- Com exceção do Brasil, América do norte.

E- Haiti, partes do Canadá, Guiana.

F- Estados Unidos e partes do Canadá.

G - Característica presente em todas as regiões citadas, seja por meio do extrativismo de peles, madeiras, metais preciosos ou do cultivo de cana-de-açúcar e algodão.

H- Foi marcante, principalmente em virtude de questões climáticas locais, no norte das colônias inglesas. Segundo Leandro Karnal, "essa questão climática favoreceu o surgimento, único no universo colonial das Américas, de um núcleo colonial voltado à poli cultura, ao mercado interno e não totalmente condicionado aos interesses metropolitanos".

I- Em toda a América.

Página 6

J- Colônias inglesas da América do norte.

K- Brasil, Haiti e colônias espanholas.

L- Sul da colônia inglesa

M - agricultura do Brasil, Haiti e de algumas regiões da América espanhola.
.
N- Haiti,

O- Colônia espanhola

P- Colonização do Brasil.

Q- Colonizações inglesas.

R- Colônias portuguesas e espanholas.

S-colonização portuguesa e espanhola.

T- colonização francesa, inglesa e holandesa

Página. 7


EX: 4

ESTADOS UNIDOS:inglaterra,algodão,estrativistas,protestante,tordesilhas,litoranea e comercial.

BRASIL:Portugal,litorânea,estrativista,policultura local,indigena,africanos,cana-de-açúcar,igreja católica,Tordesilhas,engenha.

HAITI:França,extrativistas,cana-de-açúcar,indigena e Tordesilhas.

MÉXICO:Espanha,interiorana,extrativista,policultura local,indígena,e africanos,cana-de-açúcar,chapetones,igreja católica e Tordesilhas.

ARGENTINA:Espanha,interiorana,extrativista,policultura local,indígena,e africanos,cana-de-açúcar,chapetones,igreja católica e Tordesilhas

Página. 8


Quando os Português chegaram aqui no Brasil os índios tinham a sua própria cultura ,o modo de vestir,a maneira de se comportar,mas o tempo com a convivência com eles,fez com q o índios mudassem o seus hábitos,acrentando algumas cultura dos Portugueses,como ir na igreja,de se vestir todos os dias.
Os Portugueses tbm aprenderam um pouco da altura dos índios,aprenderam a tomar banho todos os dias (diariamente) e a ter varias mulheres.

PAGINAS 9 E 10

Região Amazônica: A base da ocupação se deu através do extrativismo vegetal e do apresamento indígena. O extrativismo vegetal consistiu na exploração das chamadas ''drogas do sertão'': cacau, guaraná, borracha, urucu, salsaparrilha, castanha-do-pará, gergelim, noz de pixurim, baunilha, coco, etc. A escravidão tinha ali um terreno desfavorável, pois a exploração da Amazônia dependia do bom conhecimento da região. Dai a importância dos índios locais que serviam de guias.

Vale do Rio São Francisco: As principais mercadorias transposta das são cimento, sal, açúcar, arroz, soja, manufaturas, madeira e principalmente gipsita. no baixo e médio São Francisco, promove-se o transporte de turistas em embarcações equipadas com caldeiras a lenha. Atualmente o rio São Francisco esta sendo transposto. O que esta dividindo opiniões entre brasileiros que vivem nos estados banhados.

Interior de Sao Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso: A lavoura canavieira e a criação de gado foram atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro. Também a descoberta de minerais provocou, no séc. XVII, o deslocamento do povoamento para o interior, que se deu de forma temporária, uma vez que se baseava na exploração aluvial. A mineração passou a se dar através de vários auríferos e contribuiu para a formação dos primeiros núcleos urbanos dependentes da mineração, cuja importância era vinculada a exploração econômica de jazidas.

Pampas gaúchos: A região sul tem, na PECUARIA, uma tradição que se iniciou com a colonização do Brasil.

Pág. 11

Trabalho escravo, existem varias semelhanças como a cana-de-açúcar e algodão e formação de latifúndio .

Pag. 11 

 
1 - O autor criticava a diferença entre colônia de povoamento e exploração .

2 - Trabalho escravo , existem varias semelhanças como a cana - de - açúcar e algodão e formação de latifúndio .

Página. 12 

1 - E
2 - A

Pág. 12

Você aprendeu?

1.e
2.e

Página. 16 

1 - Locke era contrario do poder absoluto como a de um pai sobre o filho , para ele o poder político nasce de um pacto entre homens .

2 - Locke lutava contra poder absoluto do rei o que favorecia a burguesia ( comerciantes ) sempre com a intenção do bem comum e não apenas do rei .

3 - Credita a força da comunidade na execução das leis e na defesa do estado de invasões estrangeiras .

4 - Hobbes era absolutista: acreditava que o soberano não precisa prestar conta de suas ações . Já Locke viveu em um momento de reforma protestante influenciado em seu pensamento que era mas liberal e visível .

Página. 18 

1- C
2 – A

Páginas 21 - 23

1. Tanto a primeira quanto a segunda frases abordam duas instâncias criticas comuns
de alguns autores iluministas: a religião e a monarquia. Para muitos autores
iluministas, ambas deveriam ser combatidas, na medida em que submetiam os
homens ao jugo dos dogmas religiosos e à tirania dos governos.

2.
a) Defender e proteger , a pessoa e bens dos associados, partindo de um " acordo"
coletivo.
b) A Legislação perfeita anula a vontade particular a individual, enquanto que a
ordem natural debilita a vontade geral e fortalece a individual.
c) A proposta de tripartição de poderes questiona o regime absolutista, modelo
político que concentra todo o poder nas mãos do rei, típico da Idade Moderna
europeia.
d) A ainda hoje, o significado do termo Tolerância é o mesmo dos séculos XVII e XVIII, ao passo que respeitar passa a ideia de aceitação e convivência com às diferenças.

Pág. 24 – 25


3. Voltaire se indagara acerca do otimismo que permanecia, mesmo após a catástrofe,
por parte de alguns filósofos. Em seu poema visa criticar Gottfried Leibniz e
Alexander Pope, pelo fato de acreditarem na providência de todo o acontecido. Eles
acreditavam no mal necessário e na organização do mundo por Deus. Tinham a
crença que o mundo no qual viviam não podia ser melhor do que era, pois era o
‘melhor dos mundos’ – o que atribui a Deus a origem do mal. A Voltaire importa
saber como Deus, em sua bondade, permitiu tamanha tragédia.

4. Para Rousseau, a culpa não é nem da natureza nem de Deus, mas do homem, nele residindo às causas da mesma em virtude da corrupção de sua “integralidade humana”. O terremoto de Lisboa ( 1755) levou muitos iluministas a repensarem seu otimismo em relação às realizações do mundo, otimismo que não condizia com o sofrimento e o mal causados pelo trágico acontecimento.

Pág. 26 

5.
a) A crença na ciência e no progresso inelutável, para o qual caminhava a
humanidade, vê-se abalada com o terremoto. Na sua explicação, contrapõem-se
argumentos causais ligados a Deus e aos homens.
b) Em seu poema Voltaire visa criticar Gottfried Leibniz e Alexander Pope, pelo
fato dos dois acreditarem na " providência" como determinante do acontecido. Eles
criam no mal necessário e na organização do mundo por Deus. Criam que o mundo
no qual viviam não podia ser melhor do que era, pois era o ‘melhor dos mundos’ – o
que atribui a Deus a origem do mal. A Voltaire importa saber como Deus, em sua
bondade, permitiu tamanha tragédia.
c) Ver resposta do exercício 4 na página 25
d) (Coloquem eventos contemporâneos, divulgados amplamente na mídia, como os casos de enchentes, tsunamis e mesmo terremotos.)

Pág. 27


6. A crença no progresso humano é uma característica definidora do pensamento
iluminista. Observe que os ideais iluministas de um progresso salvador da
humanidade têm que ser problematizados. Se, por um lado, os avanços científicos
salvaram muitos, por outro também excluíram um número muito maior. A ciência,
como atividade humana, pôde ser utilizada de diferentes formas, auxiliando, mas
também excluindo de suas conquistas e, também, matando. A ciência não guarda
uma relação intrínseca e necessária com o “bem” da humanidade. Tomando-se o
século XX como exemplo, observe os limites dos ideais de desenvolvimento
promovidos pela ciência e a técnica e pela concepção de progresso social inelutável.
No rastro das grandes guerras mundiais, da ameaça atômica, das autocracias, dos
colonialismos e imperialismos, dos conflitos étnicos, religiosos, sexuais e
econômicos não resolvidos, da violência, do aumento da miséria, dos problemas
ecológicos etc., podem-se ilustrar todos esses limites. As benesses do progresso,
quando democratizadas, salvaram muitos , quando não, os eleitos, os pequenos
grupos e parcelas sociais, consolidaram uma crudelíssima política excludente. Nesse
sentido, o Iluminismo, para as sociedades contemporâneas, representa a não
concretização de um "projeto" moderno, que levaria os homens à maioridade
kantiana, como se pôde observar, que os tiraria da barbárie e os inseriria em
sociedades civis perfeitas e completas. Essa é também a oportunidade de propiciar aos alunos uma compreensão de que a história não é linear.

Páginas 27 - 29


1.
• emancipação humana pela razão;
• crença no desenvolvimento da ciência e das técnicas;
• crença no progresso contínuo como rumo a ser seguido pela humanidade,
frequentemente em etapas que se sucedem;
• crítica ao Estado absolutista e ao Cristianismo;
• crença na liberdade e na igualdade como direitos inalienáveis da humanidade.

2. A ascensão da burguesia européia está em grande parte ligada ao pensamento
iluminista, muito representativo de seus valores. Ao enfraquecimento das
monarquias, por exemplo, podem-se associar a liberdade, o direito de escolha e a
participação "popular" na vida política do Estado, questões almejadas pelas
reivindicações burguesas. A razão iluminista tem como um de seus pressupostos o
questionamento de alguns direitos naturais (da hereditariedade do poder, por
exemplo) e a reivindicação de outros (liberdade, igualdade de direitos etc.),
confrontando-os com a realidade política das monarquias absolutistas europeias – daí
o Iluminismo ser entendido como um movimento burguês.

3.
a) O texto trata da tripartição do poder defendida por Montesquieu.
b) O texto foi produzido no contexto iluminista, século XVIII. Nele se podem
perceber as influências de tal pensamento, quando se critica a centralização de
poderes, na figura do rei característica comum na política absolutista.

4. Alternativa e.

5. Alternativa e.

Páginas 31 - 35

1. Observa-se hoje uma forte presença da cultura americana no Brasil. Essa presença
pode ser percebida não só pelo grande número de filmes e músicas americanos que
vimos e ouvimos, mas pela própria presença de palavras e expressões da língua
inglesa em diferentes instâncias de nossa cultura. Vista como um problema por
muitos e como resultado natural de um mundo globalizado por outros, essa presença
é sempre objeto de diferentes posicionamentos.

2.
Motivador 1:
Cercamentos e miséria social: o processo de Cercamentos gerou um
grande êxodo rural, acentuando a miséria e as dificuldades enfrentadas pelos
componeses na Inglaterra. Trata-se de um grande motivador para o povoamento da
América do Norte.
Motivador 2:
Interesses mercantis: As notícias de descobertas de minas de metais e
pedras preciosas na América Espanhola motivaram a coroa inglesa e colonos a
ocupar o continente americano. A busca de pedras e metais preciosos, o metalismo, é
um dos principais fundamentos da economia mercantilista.
Motivador 3:
Perseguições religiosas: os conflitos religiosos na Europa durante a
Idade Moderna motivaram a vinda de colonos para o continente americano, tratavase
de um “Novo Mundo”, no caso dos colonos ingleses, mais aberto à tolerância
religiosa.
Motivador 4:
Guerra civis e com o estrangeiro: o processo de início da colonização
da América pelos ingleses coincide com um século turbulento politicamente. As
Revoluções Inglesas que marcaram a queda dos Stuart e ascensão do Parlamento,
também motivaram a colonização de um novo território.

3. A Declaração de Independência e a Constituição Americana (e todo o processo que a elas conduziu) foram muitíssimo influenciadas por valores iluministas, que estiveram
na base das críticas ao Antigo Regime europeu – pode-se dizer que a Independência
dos Estados Unidos é um fator acelerador de sua crise. Entre esses valores podem-se
citar os direitos naturais e inalienáveis à vida, à liberdade (política, econômica), à
independência, ao questionamento das ordens instituídas das coisas etc.

4. Percebemos na constituição dos Estados Unidos a forte influência que
autodeterminação e a liberdade do indivíduo exercem sobre o seu funcionamento, o
indivíduo não pode ser obstruído por nenhuma pessoa ou jurisdição, no que se refere
à liberdade de culto e manifestações pacíficas.
Nas Constituição brasileira percebemos uma grande exaltação da igualdade e do
papel do Estado na garantia de tal direito. A constituição promulgada “sob a proteção
de Deus” defende o “direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade”.


página 35

Exercício 3
Atualmente, todo e qualquer país do mundo possui a sua própria Contituição. Qualquer nação soberana ultiliza a sua Constituição como uma Carta Mágna, uma carta base que preconiza a formação de todas as demais leis. Daí a explicação para a sua importância dentro de um Estado. Daí o sentido de respeito ao qual sempre devemos refutá-la.
Há que se ressaltar no entanto, que, a Constituição brasileira possui Forma escrita, ou seja, caracteriza-se por ser um único documento, enquanto que a Constituição norte americana possui Forma não escrita. Esta última é composta por vários documentos, costumes sociais e etc... Sendo assim não há que se dizer que uma Constituição é maior ou mais detalhada que a outra e sim que possuem Formas constitutivas diferenciadas. É pelo simples fato de possuirmos uma Constituição escrita, que conseguimos entrar por exemplo em uma livraria e comprarmos a mesma reunida em um só livro, em um só documento. Isso gera a falsa impressão de que a nossa Constituição é mais delhada. Tal situação seria impossível nos Estados Unidos da América por exemplo, pois os norte americanos não possuem um "livro" denominado Contituição e sim uma série de documentos e costumes espalhados que formam essa Constituição.


Página 36

Os negros e índios não participaram da independência norte-americana, pois no caso
dos negros, constituíram a base da mão de obra daquele país até a década de 60 do
século XIX, sendo que a independência fora declarada em 1776. A “igualdade”
propagada pelo movimento separatista não valia para os escravos. No caso dos índios, a exclusão foi semelhante, pois grande parte da população foi exterminada e removida de suas terras.
O preconceito contra estas etnias na sociedade norte-americana é marcante. Durante
todo o século XX ocorreram manifestações violentas e racistas, Martin Luther King e
Malcom X são exemplos de lideranças negras de movimentos de luta contra a
segregação feita pelos brancos. Alguns críticos à eleição de Barack Obama, primeiro
presidente negro dos Estados Unidos, ainda utilizam argumentos racistas para atacar o presidente, em pleno século XXI.

Páginas 37 – 38


1. O século XVII é marcado, na Inglaterra, por um grande número de conflitos político-
-sociais, que afetavam diretamente a vida dos ingleses, levando-os a buscar novas
possibilidades na América. O cercamento de terras e seu posterior arrendamento ou
venda para fins de criação de ovelhas excluíam os camponeses do acesso a seu
principal meio de vida, a terra, levando um grande número de pessoas a se
refugiarem nas cidades, aumentando significativamente o número de pobres. Outro
dado importante que explica a ida para a América de um grande número de
refugiados foram as perseguições religiosas a grupos protestantes minoritários
sobretudo no século XVIII, como os protestantes e os quakers. Fatores como o
grande interesse mercantil da Coroa inglesa (quando se apercebeu dos recursos que
poderia obter nas colônias) e de grupos particulares podem, também, ser
apresentados como motivações para a partida dos ingleses para a América do Norte.
A todos esses aspectos junte-se o contexto da Inglaterra de guerra civil e com o
estrangeiro.

2. Alternativa b.
3. Alternativa e.
4. Alternativa d. 







Volume 3


Página. 03

A) TERCEIRO ESTADO: Composto por aqueles que não integravam a nobreza e o clero, representado por burgueses e camponeses que, devido sua origem humilde dentro do contexto ESTAMENTAL, possuíam poucos direitos e muitos deveres como o de trabalhar e pagar impostos.
B) JACOBINOS: Revolucionários franceses que tiveram suas posições radicalizadas sob o comando de Robenspirre.
C) GIRONDINOS: Republicanos considerados moderados, representantes de alta burguesia francesa.
D) ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE (julho de 1789 a setembro de 1791): Fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza.
E) DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO (agosto de 1789): Direitos assegurados perante a lei.

Página 3

a) pessoas que não faziam parte do clero (Primeiro Estado) nem da nobreza (Segundo Estado), ou seja, eram camponeses, artesãos, comerciantes, profissionais liberais, e burgueses.
b) membro do Clube Jacobino, clube maçônico francês com representação nos Três Estados e, depois, na Assembléia Nacional Francesa.
c) um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa. Compreendia junto com os Jacobins (liderados por Robespièrre) e Cordeliers (por Danton) o Terceiro Estado, e ocupavam o lado esquerdo da Assembléia, ficando o direito para o Clero (Primeiro Estado) e Aristocracia (Segundo Estado).
d) constituição criada pelo terceiro estado que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados.
e) proclamação das liberdades e dos direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade.

Pág. 3

a) composto por aqueles que não integram a nobreza e o clero, representada por burgueses e camponeses que devido sua origem social humilde dentro do contexto estaminal possuíam poucos direitos e muitos deveres, como o de trabalhar e de pagar impostos
b) revolucionários franceses que tiveram suas posições radicalizadas sob o comando de Robespierre
c)representantes considerados moderados da alta burguesia francesa
d) o fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza
e)direitos assegurados pela lei

Pág. 4

f) regulamentação do clero transformando seus membros em funcionários do Estado e confiscando seus bens
g) redução do poder real(sujeição dos reis as leis, tripartição dos poderes e disserção de impostos do clero e da nobreza)
h)assembléia formada por deputados girondinos, jacobinos e da planície
i) vto universal masculino, escolas publicas, garantia dos direitos e assistência a desamparados socialmente.
j) período marcado pelo domínio jacobino nos meios judiciais e econômicos e por um grande número de execuções
k) é o recuo em relação aos direitos civis da constituição anterior.

Página 4

f) conjunto de leis aprovadas pela Assembléia Nacional Constituinte Francesa em 12 de Julho de 1790, visando reorganizar a igreja francesa, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em "funcionários públicos eclesiásticos" e foi extinguido o Clero Regular.
g) regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que uma constituição (série de leis fundamentais) limita os poderes do monarca.
i) assegurava ao povo:
- Direito ao voto
- Direito de rebelião
- Direito ao trabalho e a subsistência
- Continha uma declaração de que o objetivo do governo era o bem comum e a felicidade de todos.
j) resposta drástica do governo, na tentativa de controlar o país, matando quem se opunha.

Pagina 5

A)- Liberdade:O direito à liberdade não é igual a todos, visto que dependendo da colocação de cada indivíduo no mundo dos fatos, posso ter minha liberdade mais limitada que de outros.
Ser livre não consiste em fazer o que se quer, mas fazer o que justamente se deve fazer e abstendo-se de fazer algo que limite injustamente a liberdade de outrem.
Há limites para liberdade. Como disse Baruch Espinosa: Eu sou eu e minha conseqüência. Ou seja, minha liberdade deverá acompanhar meu agir meu pensar e de todos os fatos e atos que influem nela.

B)- Igualdade:Igualdade é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam seja feita uma comparação.

Sim, é possível, "todos são iguais perante a lei".

O da igualdade na lei, a qual é destinada ao legislador, ou ao próprio Executivo, que, na elaboração das leis, atos normativos, e medidas provisórias, não poderão fazer nenhuma discriminação.
E o da igualdade perante a lei, que se traduz na exigência de que os Poderes Executivo e Judiciário, na aplicação da lei, não façam qualquer discriminação.

Igualdade de direitos entre gêneros, classes, etnias, orientações sexuais etc...

A igualdade consiste no aforismo todos são iguais perante a lei. Almeja submeter todas as pessoas físicas e jurídicas ao império da lei e do direito, sem discriminação quanto a credos, raças, ideologias e características socioeconômicas, opondo-se a privilégios legais baseados no status social e prestígio político.

Este princípio, como todos os outros, nem sempre será aplicado, podendo ser relativizado de acordo com o caso concreto. Doutrina e jurisprudência já assentam o princípio de que a igualdade jurídica consiste em assegurar às pessoas de situações iguais os mesmos direitos, prerrogativas e vantagens, com as obrigações correspondentes, o que significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais,nos limites de suas desigualdade

B)- visando sempre o equilíbrio entre todos.

"Tratar os desiguais na medida da sua desigualdade", a fim de oferecer proteção jurídica especial a parcelas da sociedade que costumam, ao longo da história, figurar em situação de desvantagem, a exemplo dos trabalhadores, consumidores, população de baixa renda, menores e mulheres.

Pagina 6

C)- Fraternidade é amor ao próximo, solidariedade, compaixão.

Existem várias formas de expressá-la, de vivenciá-la, colocá-la em prática : participando de campanhas de arrecadação de agasalhos e mantimentos, fazendo trabalho voluntário, integrando-se a algum grupo ou ONG...

Pág. 5 e 6

a) R:a liberdade pode ser entendida como um direito de todos, de auto determinação mais que se acaba quando a liberdade do outro começa, o direito de liberdade é para todos e igual ainda que por vezes desrespeitada, a liberdade não é a pessoa fazer o que melhor lhe convêm mais dentro das regras da sociedade.

b) R: igualdade é um direito de todo cidadão previsto por lei sendo todos iguais perante a sociedade, mais que não vem sendo respeitada pelas pessoas, em uma sociedade onde rico e pobres não são tratados de forma igual e justa não há uma igualdade social mais uma desigualdade social que da privilégios para os de classes altas desfavorecendo os pobres.

c) R: a palavra fraternidade está ligado as idéias de liberdade e igualdade, na sociedade a fraternidade pode ser representada atrávez de todas as pessoas serem tratadas iguais, com respeito , com dignidade.

pagina 7

a imagem a: representa um imperador romano com muita riqueza;glamour;e com roupas glamurosas.
a imagem b: mostra napoleao em um ano de triunfo; há uma pessoa agachada a seu pé e outra pessoa colocando uma coroa em sua cabeça.isso mostra um pouco de poder que ele excercia em sua monarquia

Página 7 e 8

Lição de casa

R: eles lutavam porque queriam ter o poder político

você aprendeu ?

2 R: A
3 R: A
4 R: C

Pág. 9

4. C

Pág. 8

2. D

PAG 10

FILMES PARA DOWNLOAD:

Danton - O Processo da Revolução; RMVB; 499M; Legendado.
http://megaupload.com/?d=ATGXKKV5

Maria Antonieta; RMVB; 393M; Legendado.
http://megaupload.com/?d=FVIFYDNU

PAG 12 

1)= Espanhol - Fragmentação, Portugal - Centralização

2A) Estados que estão se formando, mas não é possível, por que climas remotos, situações diversas, interesses opostos e diferentes características dividem a América.

B)CLIMAS REMOTOS= disparidade no tempo, clima.

SITUAÇÕES DIVERSAS= a lealdade de algumas regiões a monarquia espanhola e os diferentes processos de independência com o Paraguai e o México.

INTERESSES OPOSTOS= a política começa a oferecer interesses em relação a política, economia.

LIÇÃO DE CASA 



PAG 13/14

☻QUAIS SÃO OS MOTIVOS DA MANUTENÇÃO DE NOSSAS UNIDADE TERRITORIAL?

RESPOSTA: Nosso território permaneceu unido para facilitar o governo, e a igreja também influenciava bastante, o rei não queria dividir as terras por medo de perder as riquezas que aqui encontrou, e a cultura Tami ajudou nessa centralizão.

☻COMO O PROCESSO SEPARATISTA BRASILEIRO SE DIFERENCIA DOS VIVIDOS PELOS VIZINHOS?
RESPOSTA: O Brasil se diferencia de seus vizinhos na parte em que ele se separou em Estados e não em paises. O motivo pelo qual permaneceu unido era manter a autonomia administrativa do país.

PAG 16

LIÇÃO DE CASA 

1) A colonização passou a ser questionada nos séculos xviii(18) e xix(19), pois haviam muitos privilégios e abuso de poder, alem do controle do comercio e da empresa, circunstância que também passavam a ser questionadas pelas elites crioulas.

2) Iluminismo e o liberalismo influenciaram a criação de republicas e as lutas pela independência.

PAG 17

3
A) Por ser entendida como exploração, refere-se ao domínio colonial mercantilista português no Brasil.

B) Não houve alteração na estrutura escravista no Brasil independente, a escravidão continuou sendo a base da força de trabalho.

VOCÊ APRENDEU?

1) B
2) E

PÁG 18

" você aprendeu" 

1º ( C )
2º ( a )

PAG 25 

O QUE EU APRENDI... 

Eu aprendi que as máquinas tomaram conta do mercado de trabalho substituindo a mão-de-obra do homem. E também sobre a alienação do trabalho,onde o operário não havia consciência de seu papel na sociedade causado pelo afastamento do trabalhador de seu objeto de produção.

Pág. 26 

Pesquisa individual

Quem foi Karl Marx?

Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.

Onde nasceu?

Alemanha, dia 05 de maio de 1818 e faleceu em Londres, Inglaterra em 14 de março de 1883.

Qual é a relevância de sua obra ?

obra : " O Capital " - livro publicado em 1867

Relevância de sua obra: Tem o tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente original pelos trabalhadores acaba sempre na mão capitalista, classe que fica cada vez mais rica à custa do empobrecimento do proletariado.

PAG 27/28

1)AÇÃO HUMANA. O trecho a seguir quer dizer que o filósofo vê um mundo totalmente diferente da realidade, que no qual eles queriam transformá-lo, mas não consegue por que cada um tem um modo de pensar.

LUTA D CLASSES-Aqui quer dizer que sempre houve as lutas, os pobres querendo deixar de ser empregados, oprimidos, e os patrões cada vez mais ricos pela exploração dos empregados e as guerras revolucionarias pela liberdade sem resultado. Continuando tudo do mesmo jeito.

BURGUESIA PROLETARIADO- A sociedade dividiu-se em duas classes sociais o patrão e o empregado.

2) Ele define como trabalho alienado, o produto do trabalho, é uma entidade autônoma e exterior do próprio trabalhador, ou seja, processo de alienação.

PAG 29/30

4) Hierarquia é a diferença entre os cargos e anarquia é a sociedade que não tem governo.

5) C
EXPLICAÇÂO DA QUESTÂO 5- C porque comete crimes e não é punido.(anarquia)
e o restante das questões (a,b,d) é hierárquico porque pode ser preso. (GENTE NÃO SEI SE É EXATAMENTE ISSO OK!)

LIÇÃO DE CASA

TEXTO= Em minha opinião não existe ninguém melhor do que você, para saber o que é certo e errado, o que é bom e o que é ruim ou o que quer que seja. Vamos, chega de poder sobre o homem!
A anarquia por ser um item político que prega basicamente a liberdade em sua mais pura forma, não pode aceitar de forma alguma, qualquer tipo de governo a não ser o autogoverno, ou seja, o governo das pessoas por elas mesmas.

PAG 31/32 

VOCÊ APRENDEU?

1) Uma delas foi a emigração de camponeses pobres e miseráveis para a América. Mas eles não queriam ir por causa de suas tradições de terra e dificilmente seriam atraídos para a America para se tornarem assalariados rurais.

2) A

3) B

4) C


Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A EXPANSÃO PARA O OESTE E A DOUTRINA DO DESTINO
MANIFESTO

Páginas 3 - 5

Em sua resposta aos dois itens da questão, os alunos devem considerar que a

Doutrina do Destino Manifesto consistia na crença de que os norte-americanos seriam

“o povo escolhido” por Deus para levar a civilização, a paz, a liberdade e a igualdade

para novos domínios a serem conquistados para além das treze colônias.

Página 5

1. Entre as principais motivações, os alunos deverão considerar:

ampliação de fronteiras e busca de terras para agricultura;



busca de matérias-primas e expansão capitalista;



ida de europeus para os Estados Unidos, motivados pelo desejo de posse de



terras; incentivos governamentais e crescimento demográfico;

busca por ouro.



2. Na resposta a essa questão, é importante que se considere, sobretudo, a visão

estereotipada que, durante muito tempo, esteve presente nas produções

cinematográficas e televisivas a respeito dos brancos descendentes de europeus como

colonizadores e dos povos nativos como bárbaros, selvagens sem cultura, que, na luta

contra a ocupação de seus territórios, eram representados como bandidos que

lutavam contra heróis, os “mocinhos” brancos. Atualmente, o “politicamente

correto” tirou a força desse tipo de abordagem, embora ela tenha sobrevivido no

imaginário de muitas gerações.

3. Como resposta a essa questão, diferentes aspectos relacionados à história recente dos

Estados Unidos e sua posição entendida como imperialista poderão ser apontados

pelos alunos. Você pode lembrar aos alunos, por exemplo, as justificativas de

invasão do Iraque, quando os EUA, alegaram que o objetivo era o de libertar o povo

iraquiano do jugo do ditador Saddam Hussein, que teria armas de destruição em

GABARITO

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massa, e a necessidade da presença pós-invasão das forças de coalizão norte-

americanas naquele país.

Página 6

Em sua síntese, os alunos deverão considerar que a perseguição aos indígenas e sua

remoção dos seus territórios originais deveu-se à ocupação dessas terras pelos colonos.

Tal como nos Estados Unidos, a ocupação do território brasileiro pelos colonizadores e

seu enfrentamento com os habitantes nativos pautou-se por interesses e pelas

possibilidades de exploração das riquezas que daqui poderiam ser extraídas. Situações

similares de perseguição e extermínio ocorreram em ambos os casos. Também no

Brasil, no processo de expansão dos domínios agrícolas e urbanos, recursos e fontes de

sobrevivência dos indígenas foram destruídos, comprometendo significativamente suas

condições de subsistência e modos de vida. Primeiros habitantes do território, os

indígenas, hoje, têm algumas reservas delimitadas, embora seu direito à terra, ainda que

garantido pela Constituição e por órgãos de apoio e proteção, nem sempre seja

observado.

Páginas 7 - 8

Em seu texto, os alunos poderão considerar, por exemplo, a representação feminina

angelical, os “pioneiros”, o telégrafo, a estrada de ferro e os animais, e analisar sua

simbologia na imagem. O claro e o escuro fazem uma alusão direta ao discurso

civilizacional e devem ser explorados, se for o caso, por meio de sua sugestão. O

mesmo pode ser dito em relação ao avanço da imagem angelical e o afastamento dos

animais selvagens e índios, e sua sucessão por animais domesticados e “homens

brancos”. A imagem é representativa da ideia de progresso expressa na Doutrina do

Destino Manifesto.

GABARITO

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Página 8

a) Ao longo de todo o processo expansionista para o Oeste, as populações indígenas

nativas ou foram completamente dizimadas ou transpostas, por serem consideradas

um empecilho para o desenvolvimento norte-americano. A resistência nativa foi

percebida historicamente na construção da imagem do indígena como selvagem,

bárbaro a ser civilizado, colonizado. Ao se expandir, além do aniquilamento dos

povos indígenas, os colonos destruíam seus recursos e fontes de sobrevivência,

apossando-se de suas terras para a agricultura, construindo ferrovias e implantando

outros empreendimentos ligados à expansão capitalista.

b) O tema da expansão para o Oeste foi e ainda é, em alguma medida, de grande

interesse para a indústria cinematográfica norte-americana, que, ao lado da produção

literária, contribuiu significativamente para uma construção estereotipada da imagem

dos índios, como “selvagens”, “bárbaros” e bandidos diante dos civilizadores, na

medida em que resistiram aos invasores. A ideia de Destino Manifesto esteve

presente na elaboração de todo esse imaginário, estabelecendo opostos dicotômicos

como bárbaros e civilizados, bandidos e mocinhos, o Bem e o Mal. Nos últimos 30

anos, os representantes dessa relação dicotômica passaram a incluir tipos nacionais e

sociais.

Páginas 8 - 10

1. O final do século XVIII e o século XIX marcam para os Estados Unidos um período

de grande prosperidade econômica, conhecido como “Marcha para o Oeste”, ou

expansão para o Oeste. Os ideais que estiveram por trás desse expansionismo ficaram

conhecidos como a “Doutrina do Destino Manifesto”, ou seja, a crença de que os

colonos pertenciam ao “povo escolhido” por Deus para levar o progresso, a

civilização, a liberdade para os povos "bárbaros" e para os espaços tidos como

"selvagens".

2. Alternativa c.

4. Alternativa d.

3.

Alternativa c.

GABARITO

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

A GUERRA CIVIL (GUERRA DE SECESSÃO)

Páginas 10 - 11

Neste exercício, se necessário, deve-se levar os alunos à compreensão de que o termo

se refere ao ato de “separação”, de “separar” o que estava unido. Diga que foi esse o

nome dado à guerra entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos EUA, na segunda

metade do século XIX, conflito que, mais apropriadamente, pode ser chamado de

Guerra Civil Americana.

Páginas 11 - 12

Oriente os alunos a pesquisarem diferentes fontes para, em seguida, elaborarem

sínteses de acordo com os tópicos solicitados. Destaque a importância da citação das

fontes, orientado-os a respeito da apresentação das referências bibliográficas.

O procedimento sugerido no exercício anterior deve ser estendido a esta atividade,

de forma que o aluno possa, gradativamente, desenvolver procedimentos criteriosos

para qualquer pesquisa que realize. Desestimule cópias, exceto quando estas se

justificarem, por tratar-se de dados, citações ou excertos significativos, sempre

devidamente identificados.

Página 12

Caso seja viável exibir um dos filmes citados para os alunos, esta pode ser uma

atividade interessante, pois se estimula o debate tomando-se por base um objeto

comum, intrínseco a um foco problematizador, isto é, a relação entre brancos e negros

nos Estados Unidos.

GABARITO

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Caso a exibição do filme não possa ocorrer em ambiente escolar, estabeleça um

prazo aos alunos para que o vejam de forma autônoma e estimule-os a se organizarem

para tanto em pequenos grupos. Nesse caso, seria interessante que os grupos

trouxessem, em uma data combinada, um relato por escrito dos principais aspectos

relativos à representação da figura do escravo e das relações entre negros e brancos.

Dessa forma, a discussão será mais objetiva e mais produtiva.

Páginas 13 - 14

1. Alternativa c. A Ku Klux Klan é uma das principais agremiações racistas dos EUA e

de defesa da “superioridade do homem branco”.

2. Alternativa b. A Guerra da Secessão estimulou, após a vitória do Norte, o

crescimento econômico e a transformação dos EUA em uma potência industrial e

imperialista.

3. Alternativa b. Abraham Lincoln atacou a elite agrária e escravista do Sul por meio de

leis como a do confisco, o Homestead Act (Lei de Terras) e o abolicionismo.

GABARITO

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ABOLIÇÃO E IMIGRAÇÃO

Páginas 16 - 18

1. Antônio Bento de Souza e Castro. Ressalte que se trata de um documento publicado

na imprensa somente cinco anos após a sua escrita, tendo sido revelado apenas

depois da Abolição, uma vez que era ilegal proteger e ajudar escravos fugitivos.

2. Explique aos alunos o contexto da situação: Antônio Bento, um abolicionista

paulista, pede auxílio, para um escravo fugitivo, a um membro da elite carioca que

presidia uma organização contrária à escravidão. Este senhor, chamado João Clapp,

seria encarregado de esconder o escravo.

3. A data de elaboração é 5 de janeiro de 1883, cinco anos antes da Abolição da

Escravatura.

4. A data da publicação é 19 de maio de 1888, seis dias após a Abolição da Escravatura.

5. Provavelmente, o escravo Francisco seria encaminhado ao Quilombo do Leblon, no

Rio de Janeiro. Era um local protegido pela elite carioca abolicionista, que contava,

entre outros, com o apoio da figura da Princesa Isabel.

6. Trata-se de um forte indício de crise do sistema escravista, uma vez que este passou a

ser questionado pela própria elite, embora houvesse posições divergentes a respeito

do tema.

a) Lei Eusébio de Queiroz (1850): proibição do tráfico negreiro no Brasil.

b) Lei do Ventre Livre (1871): ressalte a participação de escravos na Guerra do

Paraguai, quando os abolicionistas conseguiram apoio do Exército e de intelectuais,

que, inspirados pela terceira fase romântica, chamada condoreira, criticavam a

exploração do trabalho africano no Brasil.

c) Lei dos Sexagenários (1885): A Lei dos Sexagenários concedia a liberdade aos

escravos com mais de 60 anos. No entanto, os escravos com essa faixa etária, além

de ser minoria, tinham pouco valor comercial.

GABARITO

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d) Lei Áurea (1888): a escravidão, que dava sinais de desgaste desde 1870,

finalmente foi abolida. Foi um processo lento, cujo desfecho despertou a indignação

da elite escravocrata, que aguardava uma indenização a ser paga pelo governo.

Página 19

a) 1870-1871: houve um rápido crescimento da entrada de imigrantes europeus,

exatamente durante a aprovação da Lei do Ventre Livre.

b) 1887-1888: houve outro grande salto da entrada de imigrantes no Brasil; há uma

relação direta com o subsídio do governo provincial de São Paulo a partir de 1886 e

com a aprovação da Lei Áurea em 1888.

2. Quando a escravidão dava sinais de fraqueza, como em 1871, cresce a entrada de

imigrantes europeus para cobrir o déficit de mão de obra no Brasil.

Páginas 20 - 21

1. Ele demonstra a grande transformação na qualidade de vida após a mudança para o

Brasil.

2. O imigrante mostra uma grande decepção quanto à mudança de vida no Brasil,

demonstrando as dificuldades e desaconselhando a vinda para o nosso país.

3. O continente europeu no século XIX estava envolvido em conflitos constantes. A

pobreza, a exploração do trabalho e as dificuldades de obtenção de alimentos

levavam as pessoas a considerar a emigração para a América uma situação atraente.

A propaganda alardeava que a América era o lugar das oportunidades, território em

que tudo estava por fazer e a terra era barata e acessível àqueles que se dispunham a

trabalhar.

4. O governo atraía os migrantes oferecendo terras para aqueles que se dirigiam ao Sul

do país, a fim de povoar o território, e também pagava as despesas de viagem.

Alguns migrantes não obtiveram tais benefícios e tiveram de custear suas despesas,

pagas por meio dos ganhos no país.

GABARITO

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5. Nas regiões Sul e Sudeste concentraram-se as principais levas de imigrantes no

período estudado, em virtude, principalmente, da política de povoamento de regiões

com baixa densidade populacional (no caso do Sul) e com a economia mais dinâmica

(Sudeste).

Página 21

• Os relatos de melhora ou piora podem variar, assim como os relatos lidos durante a

atividade. Os alunos devem perceber essa pluralidade em seus textos.

• As motivações para emigrar do Brasil estão relacionadas, normalmente, às

dificuldades, no Brasil, de ascensão social e econômica, à miséria, aos salários

baixos e ao desemprego.

• As exigências podem ser encontradas nos sites das embaixadas: depósitos

financeiros, emprego garantido e hereditariedade estão entre as exigências.

• Algumas regiões motivam a entrada de imigrantes para suprir carências

populacionais e de mão de obra, sobretudo a menos especializada.

• Há alguma semelhança entre os dois processos, principalmente porque os migrantes,

nos dois períodos, buscam melhores condições de vida. Porém, no século XIX, a

maioria dos europeus vinha substituir mão de obra escrava no Brasil e, atualmente,

os brasileiros que emigram vão para a Europa, o Japão e os Estados Unidos ocupar

postos de trabalho menos especializados, de remuneração mais baixa. A economia

agrária escravocrata no século XIX estimulou o início da migração europeia para cá,

mas é interessante notar que, no século XX, estes imigrantes também participam do

processo de industrialização do Brasil.

• A crise econômica atual contribuiu para essa situação. A falta de emprego e as

dificuldades financeiras geradas por ela foram decisivas para o retorno de brasileiros

ao país.

GABARITO

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Páginas 22 - 23

a) Africanos: vieram ao Brasil principalmente como mão de obra escrava ao longo

dos séculos XVI a XIX. Foram responsáveis por inúmeras contribuições culturais

para a formação do “povo brasileiro” e ocuparam boa parte do território do país, mas

principalmente o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste.

b) Portugueses: chegaram ao Brasil em diferentes contextos e períodos. Durante os

tempos da Colônia, em razão dos laços que envolviam Portugal e colonião Brasil.

Mas ocorreram também alguns surtos, como no período minerador do século XVIII.

Os portugueses ocuparam praticamente todo o território do Brasil.

c) Europeus em geral: vieram ao Brasil principalmente após a lei de proibição do

tráfico negreiro, em 1850. Buscavam melhores condições de vida e acesso à terra.

Ocuparam principalmente as regiões Sudeste e Sul do território nacional. Durante a

Colônia, poucos povos europeus, além de portugueses, conseguiram fixar-se no país;

contudo os holandeses ocuparam algumas regiões nordestinas – em 1624 e 1625 na

Bahia e de 1630 a 1654 em Pernambuco – e legaram alguns traços à população local.

d) Japoneses: vieram para o Brasil a partir de 1908. Buscavam trabalho nas

lavouras de café e melhores condições de vida. Ocuparam principalmente a Região

Sudeste. Durante a Segunda Guerra Mundial, em razão da declaração de guerra do

Brasil ao Eixo (Roma-Berlim-Tóquio), a entrada de japoneses foi suspensa, porém

retomada logo após o final do conflito.

e) Asiáticos em geral: constituem um dos principais grupos de imigrantes no Brasil

atualmente. Chineses e coreanos são os principais grupos, que, ao lado de outros

povos sul-americanos, migram para o Brasil atrás de trabalho nas grandes metrópoles

brasileiras.

2. Os comentários do item anterior abarcaram as informações aqui solicitadas.

3. Os imigrantes, de maneira geral, constituem um dos principais pilares da formação

da população brasileira. A miscigenação entre portugueses, índios, africanos,

europeus em geral e asiáticos é uma característica da constituição do nosso povo, já

ampla e academicamente estudada e discutida.

GABARITO

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As relações entre tal imigração e o processo de colonização foram o incentivo à

entrada de imigrantes portugueses e de povos africanos para a construção do Brasil

Colonial. No século XIX, a chegada de outros povos europeus foi estimulada pela

cafeicultura, bem como a vinda de japoneses no início do século XX. As duas

grandes guerras também motivaram a saída de inúmeros habitantes de seus países

rumo ao Brasil.

4. O aluno pode decidir por outros grupos com menor número de imigrantes, mas que

também constituem parte do processo, como os bolivianos, coreanos, chineses etc.

Página 23

Esta atividade pode ter diversos rumos, uma vez que depende da região na qual a

escola se localiza. Há muitas cidades no interior do Estado de São Paulo que possuem

colônias de imigrantes; estimule a capacidade de pesquisa de seus alunos, bem como a

visita a museus e centros de documentação (em caso da existência deles).

Páginas 24 - 25

1. Alternativa b.

a) A lei de 1871 é conhecida também como “Lei do Ventre Livre”. Como o próprio

nome sugere, os filhos de escravos nascidos a partir de sua promulgação seriam

livres.

b) O autor evidencia as transformações econômicas provocadas pela lei, como o

aumento do preço dos escravos.

3. A pressão internacional pelo fim do sistema escravocrata, por meio da proibição do

tráfico negreiro, levou à oscilação da oferta de mão de obra escrava no Brasil, no

momento em que o café desponta como produto hegemônico em termos produtivos.

Esse quadro levou ao encarecimento da mão de obra escrava e às relações

paternalistas, próprias do período. Os cafeicultores, interessados no crescimento

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produtivo, iniciam e patrocinam a partir de 1870 a imigração europeia, com o

objetivo de substituir o trabalho escravo, em crise, pelo assalariamento do imigrante.

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

IMAGINÁRIO REPUBLICANO

Páginas 26 - 27

1. A imagem retratada por Eugène Delacroix nasceu do imaginário da Revolução

Francesa, especificamente na República Jacobina (1792-1795). Provavelmente,

Delacroix inspirou-se em uma mulher que combateu nas jornadas de 1830, Marie

Deschamps, período no qual a França foi novamente agitada por manifestações de

inspiração jacobina.

2. Há uma grande variedade de respostas, mas os alunos normalmente falam de

imagens femininas como as estátuas da Justiça e a Estátua da Liberdade, de Nova

Iorque. Utilize os comentários dos alunos para frisar o fato de tratar-se de uma

imagem feminina, que, no contexto de sua origem, era muito significativo. A mulher

era a oposição ao rei, ao monarca.

a) O barrete frígio que está na cabeça da mulher simboliza a liberdade e a república

defendidas pelos jacobinos.

b) A bandeira da França, nascida na Revolução, tem vários significados, entre eles

a representação dos três Estados, ou, ainda, os ideais de liberdade, igualdade e

fraternidade.

Páginas 27 - 28

1. As repúblicas jacobina e norte-americana são caracterizadas pelos ideais de

liberdade, igualdade, fraternidade, abolicionismo e participação política popular.

Evidencie que a liberdade defendida por elas se trata da libertação política diante



dos poderes da Monarquia e da Igreja, não se levando em conta somente a liberdade

de expressão.



Defendia-se a igualdade de direitos e pretendia-se criticar os privilégios políticos

dos nobres.

A fraternidade entre os pares, necessária para a construção da cidadania.



GABARITO

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O abolicionismo obtido às vésperas da Proclamação da República no Brasil



também era defendido pelos republicanos radicais franceses um século antes.

2. Nosso país, de modo geral, apesar de embasar o seu republicanismo em tais ideais,

apresenta uma série de problemas no trato dessas questões. Denúncias de quadros de

miséria, fome, desigualdade, trabalho infantil e, em algumas regiões do país, também

de trabalho escravo e de altos índices de violência aparecem constantemente nos

noticiários.

3. Nesta atividade, estimule a pesquisa dos alunos por temas relevantes no contexto da

realização das tarefas, buscando assuntos de grande divulgação na mídia. Solicite aos

alunos que justifiquem as razões que os levaram a compreender as notícias ora como

respeito, ora como desrespeito aos ideais republicanos.

Página 28

Os dados disponíveis são:

• Comparecimentos: 67.010.409

• Monarquia: 6.843.196

• República: 44.266.608

• Brancos: 8.869.790

• Nulos: 7.030.815

• Parlamentarismo: 16.518.028

• Presidencialismo: 37.156.884

• Brancos: 3.467.181

• Nulos: 9.868.316

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral: 

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Páginas 29 - 30

a) 1891: republicana, federalista, com tripartição do poder em Legislativo, Executivo e

Judiciário; presidencialista. Ficavam excluídos do sistema eleitoral as mulheres, os

menores de 21 anos e os analfabetos. Foi elaborada logo após a Proclamação da

República de 1889. Vigorou até 1930 sem grandes alterações, quando foi aprovada

uma lei orgânica para sua alteração.

b) 1934: republicana, federalista, tripartição do poder, presidencialista. Incluiu as

mulheres no sistema eleitoral. Foi elaborada após a Revolução de 1930, mas nunca

chegou a ser colocada integralmente em prática, em razão das agitações políticas do

período.

c) 1937: republicana, centralista, previa o Poder Legislativo, mas este nunca foi

implementado. Trata-se de uma Constituição ditatorial, que foi outorgada no período

do Estado Novo (1937-1945).

d) 1946: republicana, federalista, tripartição do poder. Continuou a excluir os

analfabetos e menores de idade do sistema eleitoral. Possuía forte caráter liberal,

estabeleceu a possibilidade de investigações parlamentares e ampla liberdade de

expressão. Sofreu diversas alterações no seu período de vigor.

e) 1967: republicana e ditatorial, pois limitava a liberdade de expressão política e

eleitoral. Constantemente alterada pela promulgação de Atos Institucionais (AIs),

vigorou durante o regime militar e foi substituída pela atual Constituição Brasileira.

f) 1988: Constituição atual do Brasil. Republicana, tripartição do poder, ampliação dos

direitos sociais e da participação eleitoral, incluindo analfabetos e menores de idade

(16 e 17 anos). Já sofreu diversas reformas e emendas.

GABARITO

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Página 30

a) O Partido Republicano, fundado no Rio de Janeiro, em 1870, aproveitou a ampla

liberdade partidária do Segundo Reinado para atrair adeptos e propagar os ideais

republicanos.

b) Os militares, após a Guerra do Paraguai, adquiriram um certo prestígio no Brasil

e passaram a almejar uma posição política mais favorável, defendendo o

republicanismo. Os militares partilhavam dos ideais positivistas, defendidos por

membros da comunidade civil.

Páginas 30 - 31

1. A antiga bandeira possuía símbolos monárquicos, substituídos pelo escudo azul

estrelado. Trata-se de uma batalha simbólica, porém o verde (da família Bragança,

segundo alguns estudiosos) e o amarelo (dos Habsburgos, segundo estes mesmos

estudiosos) permaneceram.

2. Os ideais de ordem e progresso refletem o contexto da Proclamação da República.

Havia uma necessidade de manutenção da ordem social para justificar o poder de um

regime que ascendeu por meio da força, e o progresso seria atingido pela

industrialização e pela “modernização” do país.

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