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Geografia 2º ano

Volume 1

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Questão 2
(Pessoal) Vai depender da região que você mora

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De cada cidade é diferente, então se alguém for de Mauá pega ai!

1. Quem impulsionou a construção inicial da cidade de Mauá foi a construção da ferroviária Jundiaí/Santos para escoar a produção de produtos do Brasil e a atividade econômica principal eram as industrias de porcelana (cerâmica)
2. De acordo com a questão anterior a cidade de Mauá temos atualmente a indústria de porcelana

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- São Paulo
Logo depois da revolução industrial o café tomou conta do cenário econômico de São Paulo, essa revolução se tornou a razão de muitos brasileiros deixassem seus estados para traz e migrassem para São Paulo em busca de trabalho.
Isso foi o grande motivo de crescimento do estado de São Paulo

Pagina 3

Se alguém for de barra bonita:

A atividade econômica foi o café um pouco antes do século 20, o café durou como economia ate 1929, depois da crise econômica dos Estados Unidos, afetou a economia mundial, então barra bonita não tinha mais pra onde vender seu café e todos abandonaram seus negócios na fazenda, cultivo e tal, foram pra cidade tenta algo melhor, por volta da década de 40, começaram a ter a idéia de cultivar cana-de-açúcar, que move a economia da cidade de barra bonita ate nos dias de hoje.

Pág 3

1 - Quem impulsionou foi a pecuária e depois veio o Café.

2 - Não. Mas no estado de São Paulo sim, como por exemplo em Barretos, uma cidade cuja atividade econômica é a pecuária, no oeste Paulista o Café.

Página 4

- Leitura e analise de mapa

Analisando o mapa da economia do século XVI do território Brasileiro vimos que:

Em primeiro lugar o Brasil foi colonizado pelos portugueses e trabalharam muito para adentrar no espaço que conhecemos hoje como nordeste e sudeste.
No século XVI o que chamamos isso de Brasil os portugueses conseguiram de 1500 até 1600 apenas 1/3 desse território que era conhecido como meridiano de Tordesilhas.
A primeira economia foi o pau Brasil que os portugueses retiravam deste território e levavam para a metrópole: Portugal
Por muito tempo essa riqueza fez com que os portugueses da Europa ficassem ricos; Com a chegada de uns negros africanos surgiu também a cultura. Na áfrica uma delas era a cana de açúcar, conforme esses negros iam adentrando o território levavam consigo algumas mudas da cana sendo essa a segunda economia do Brasil.
A pecuária foi de pequeníssima importância no Brasil no século XVI, pois os nativos e portugueses comiam carne de animais selvagens ex: TATU, PORCO DO MATO etc.
Os limites das capitanias hereditárias hoje são os estados e as cidades que conhecemos, as capitanias reais são aquelas que chamamos de capitais de cada estado e assim no século XVI existiam cidades e vilas.

Pág. 5

Mapa: Brasil: a economia e o território no século 17
interpretação: No século 17, surgiu em grande escala as drogas do sertão se multiplicou a expansão da pecuária.

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Mapa: Brasil: a economia e o território no século 18
interpretação: Surgiram algodão, ouro e diamantes, as drogas do sertão, cana-de-açúcar e com tudo isso o que gerou, a pecuária cresceu muito.

Pág. 7

Mapa: Brasil: a economia e o território no século 19
interpretação: Já no século 19, a pecuária despertou e com ela seus atributos, café, mate, cacau, fumo, algodão, ouro, diamante, drogas no sertão borracha e cana-de-açúcar, e ferrovias.

Pag. 8

2. As atividades que se destacavam no séc. XVI foi o pau-brasil e a cana-de-açúcar. a cana-de-açúcar deu um pequeno aumento e o pau Brasil teve uma alta queda

3. Aumento, porque aumento a população e o território.

4. Que ele produzia não para seu Pais, mas sim para outros paises

5- Sim, pois com a passar do séc. ele foi desenvolvendo.

Pág. 8

1- economia e território. Sim explica claramente o significado do titulo

3- no século XVII pro XVIII houve um grande aumento das cidades e vilas a população aumentou e as atividades econômicas expandiram-se

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1 - A economia do Brasil. Durante quatro séculos as legendas não exprimem a mesma relação do produto.

2 - A expressão é aplicada à economia e a configuração geoeconomica ao território brasileiro no inicio do século XX, marcadas pela divisão e “ilhas" regionais, em grande parte resultante da economia colonial.

3 - Aumento, porque aumentou devido as atividades econômicas desenvolvidas, graças aos eixos de transportes e ferrovias.

4 - Com o passar dos anos, ocorre um aumento no cultivo de produtos e exploração mineral. Por exemplo, no século XVI, havia exploração de Pau - Brasil, produção de cana - de - açúcar e criação de animais.

5 - (ESSA É PRATICAMENTE PESSOAL EU COLOQUEI ESSA RESPOSTA PELA EXPLICAÇÃO QUE A PROFESSORA DEU)
Os gados iam pastando e o homem os seguia e ia se instalando no território

Pág. 8

Questão 1:A economia e o território no século XVI, XVII, XVIII e XIX.

Questão 2: Pau-Brasil, Cana de açúcar e pecuária.

Questão 3: O número de cidades aumentou, Isto só foi possível devido ao crescimento das atividades econômicas

Questão 4: A falta de integração entre as economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos de produção e consumo, mantendo relações mais estreitas com o mercado externo.

Questão 5: Através das diferenças regionais

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Lição de casa

1-No período colonial brasileiro ocorreu a implantação da colonização de exploração.A organização da economia foi realizada com base no abastecimento do mercado externo. Houve a introdução da grande propriedade agrícola, o latifúndio ou plantação e da monocultura.

2-Espaços geográficos produzidos e organizados para atender o mercado externo.Ex; espaço da mineração(século XlX e XX) , espaço do café (século XlX e XX)e etc.

3-Expressa a falta de integração entre as economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos de produção e de consumo, guardando relações, mas estreitas com os mercados externos do que entre si.

4-O povoamento do litoral, as redes de cidades, a concentração fundiária e a monopolização do acesso a terra, o poder político das elites locais, etc.

Pág. 9

Lição de casa

2 ) SPAÇOS GEOGRAFICOS PRODUZIDOS E ORGANIZADOS PARA ENTENDER O MERCADO EXTERNO. EXEMPLOS ESPAÇO DA AGRO-INDÚSTRIA (XVI E XVII) CANA DE AÇUCAR, ESPAÇO DA MINERAÇAÕ SECULOS 17 E 18 ESPAÇO DO CAFE SECULOS 19 E 20

3) XPRESSA A FALTA DE INTEGRAÇAÕ ENTRE AS ECONOMIAS REGIONAIS QUE SE CONSTITUIRAM COMO ESPAÇOS RELATIVAMENTE AUTONOMOS DE PRODUÇAÕ E CONSUMO, GUARDANDO RELAÇOES MAIS ESTREITAS COM O MERCADO EXTERNO DO QUE ENTRE SI

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1- Colonização de exploração
2- Quer dizer que havia ajuda aos países estrangeiros para exportar mercadorias do Brasil
3- Pela falta de integração das economias do pais , uma não dependia da outra e visavam o mercado exterior
4- Cana-de-açúcar, pecuária, agricultura, fazendas etc.

Pág. 9

1- Ocorreu no Brasil uma colonização conhecida como, colônia de exploração, devido Portugal ter usado o Brasil para proveito econômico.


2- As produções eram organizadas em espaços econômicos diferenciados e sem ligações entre eles essa produção e esse espaço econômico separado recebeu o nome de espaço extrovertido.


3- Era uma produção fechada cuja preocupação era apenas com o mercado externo.


4- Algumas empresas de grande porte, que antigamente e até hoje utilizam recursos do Brasil, esse ciclo econômico se mantem até hoje.

Pág. 10

"Ciclo econômico"

*Período:
-Cana-de-açúcar: Segundo ciclo econômico (Séculos XVI-XVIII).
-Mineração: Terceiro ciclo econômico (1709-1789).
-Café: Quarto ciclo econômico (1800-1930).
*Principais áreas de ocorrências:
-Cana-de-açúcar: Cidades costeiras.
-Mineração: Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
-Café: Vale do Paraiba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e nas zonas de terras roxas do Interior de São Paulo e do Paraná.
*Destino da Produção:
-Cana-de-açúcar: Açúcar e exportação.
-Mineração: Mercado interno e parte era exportada.
-Café: Parte do Capital investido em indústrias, mas basicamente abasteciam a Europa.

Pág. 11

O meu professor disse q esse mapa tá errado mas msm assim ele tinha falado pra fazer então vc tem que pintar os lugares onde a Cana-de-açúcar, a mineração e o café estão nos maps anteriores ou melhor no século XIX. e o título do mapa é Brasil período colonial econômico.

Pagina 11

as regiões:
☺Pernambuco;
Paraíba;
Sergipe;
Bahia;
Rio De Janeiro;
São Paulo;
Minas Gerais;
Mato Grosso;
Goiás;
Espírito Santo;
Paraná.


página 12

1 arquipélago econômico expressa a falta de integração entre as economias regionais.

2 letra A


Pagina 12

Questão 1

''Arquipélago econômico''
São os espaços vazios entre as regiões econômicas.

Pág 12

1.A exploração e a extração da ilha.
2. a

Pág. 14

1- O assunto é conflito fronteiriço na América do Sul

2- América do Sul e os seus conflitos

3- Que o Brasil não tem nenhum conflito fronteiriço. Já faz algum tempo que o Brasil não tem esses tipos de conflito.

4-Porque esses conflitos ocorreram no período colonial e foi resolvido no período imperialista (até mesmo no colonial)

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1.Um continente em guerra
2.Conflitos em um continente
3. Revela q o Brasil não está em conflitos com outros paises.
4. Por que o Brasil é o maior território que aparece no mapa. E foi através de acordos.

PAGINA 14

1. VÁRIOS CONFLITOS ENTRE PAÍSES LATINOS E CONTRA O REINO UNIDO. DISPUTAS DE FRONTEIRAS.

3. O BRASIL NÃO CONSTA NA LISTA DE CONFLITOS ATUAIS DA TABELA.

04.O BRASIL NÃO CONSTA NA LISTA ,POIS UTILIZOU DA DIPLOMACIA ATRAVES DE TRATADOS DE LIMITES REALIZADAS DURANTE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

Página 17

Não concordo, pois só depois do rio branco que tudo estabeleceu.

Página 17

a) Pode ser entendida como exploração e refere-se ao domínio colonial mercantilista.
b) Não houve alteração na estrutura social do Brasil independente.


Pág. 17

17; . Os tratados de limites Rio Branco dedicou sua vida para definir fronteiras do pais, conseguiu os tratados de limites sem guerra com os outros paises.
. Oposição do geógrafo. No livro escrito pelo geógrafo Demetrio Magonoli ele afirma que somente 32% das fronteiras devem-se exclusivamente a Rio Branco.
. Confirmação das conquistas de Rio Branco. No Império tentou-se fixar bilateral todo o contorno terrestre do Brasil e muito se conseguiu, mais ainda sobraram trechos em aberto e seu fechamento foi graças a Rio Branco.

Página 18

2.
a) A delimitação no Brasil teve inicio no século XVIII, e nos primeiros anos do século XX
os problemas pendentes foram negociados pelo barão do Rio Branco. Tratados internacionais.
b) a delimitação é uma maneira de resolver seus problemas, sem conflitos.

PAGINA 18

1)
A. DEFINIÇÃO: OPERAÇÃO CONCEITUAL NA QUAL É TRAVADO UM ACORDO SOBRE OS PRINCIPAIS GERAIS PARA A PRODUÇÃO DOS LIMITES.

B. DELIMITAÇÃO:CONSISTE NA FIXAÇÃO DOS LIMITES ATRAVÉS DE TRATADOS INTERNACIONAIS.

C. DEMARCAÇÃO: É A IMPLANTAÇÃO FISÍCA DOS LIMITES POR MEIO DE MARCOS EM PONTOS DETERMINADOS.

D. DESIFICAÇÃO DE CARACTERIZAÇÃO: ETAPA NA QUAL SE REALIZA O APERFEIÇOAMENTO SISTEMATICO DA MATERIALIZAÇÃO DA LINHA DIVISÓRIA ,MEDIANTE INTERCALAÇÃO DE NOVOS MARCOS,COM O OBJTIVO DE TORNÁ-LOS CADA VEZ MAIS INTERVISIVEIS,ISTO É, FACILMENTE PERCEPTIVES PARA OS DOIS LADOS.


Pág. 18

1ª Definição, Delimitação, Divisão e Demarcação.

PAG 18

1 - O estabelecimento das fronteiras políticas internacionais constitui-se usualmente de três etapas: a) a delimitação, que consiste na fixação dos limites através de tratados internacionais; b) a demarcação, que é a implantação física dos limites, por meio da construção de marcos em pontos determinados; c) a densificação ou caracterização, etapa na qual se realiza o aperfeiçoamento sistemático da materialização da linha divisória, mediante intercalação de novos marcos, com o objetivo de torná-los cada vez mais intervisíveis.

Pág. 19

Pesquisa

A maior parte das fronteiras brasileiras foi criada no período Imperial se na Era do "Rio Branco" constituiu um período marcado pela figura do Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro. Defendeu o Brasil nos arbitramentos internacionais, que era um modo de resolver o problema. O seu principal feito foi a "questão do Acre" Na época o Acre pertencia a Bolívia. Mas a "Corrida da Borracha" inúmras seringueiras brasileiras foram para o local. Chegaram até mesmo a conseguir uma efêmera independência. Para contra-atacar a Bolívia assende um acordo com o Acre. As seringueiras se revoltaram. O exército boliviano foi posto do Barão do Rio Branco. Essa época foi o período dominado pelo Barão do Rio Branco.
E o ganho das Terras do Acre para o Brasil.

Pag 20 e 21

Você Aprendeu?

-> C

O que eu aprendi:

A Gênese das fronteiras brasileiras.

Aprendi sobre is países da América Latina, que estão em guerra por causa de territórios.
E também sobre o barão de Rio Branco, que marcou todas as fronteiras do Brasil, sem nenhuma guerra de 1902 á 1912.
Sobre as etapas para fazer a demarcação das fronteiras políticas internacionais que consiste: definição, delimitação, demarcação, desificação. A importância da marcação de fronteiras de um Pais sem guerras.

Pág. 23

1-em 1940 ele está no Rio de Janeiro, que lá eram muito controladores, e depois passara algum tempo mudam de lugar aonde é hoje por que eles podem fazer o que querem sem medo.
2-os fatores da economia ter evoluído e assim as capitais evoluíram e se tornar assim igual a hoje.
3-o país que vivia no nordeste do Brasil vieram que tinha mais concentração de riscos ioneiros,ou seja, trabalho e imigram pra lá em busca de trabalho e dinheiro.
4-os estados do Rio de Janeiro ,Espírito Santo,Minas Gerais, parte de Goiás,Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Pág. 23

1 - A construção e a localização de Brasília (1961) promoveu um avanço dos espaços realmente integrados a economia nacional, áreas de influência das capitais, estados do nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro (antiga capital federal).

2 - Expansão do espaço integrada em economia nacional com a importância econômica e populacional das capitais dos estados brasileiros.

3 - No mapa relativo aos anos 90, sentido da principal corrente migratória parte dos estados do nordeste brasileiro (em particular, Ceará) para o estado do Amazonas e outros do Rio Grande do Norte.

4 - São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, parcialmente Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e áreas próximas ao litoral de estados do nordeste com exceção do Ceará.





Página 23







1) Ele foi mudando de lugar para abrigar a economia do país.Hoje em dia,o Distrito Federal está ligado no centro para suprir as necessidades dos estados.



2)Eles creceram devido ao aumento da economia e da industrialização.



3)Eles migraram do lado leste para o oeste,devido a uns dos principais focos economicos e devido ao grande frente pioneirista e eixos de progressão



4) *






PAG 24











1- A velocidade é a diferença, pois o MEIO NATURAL é lento, já o MEIO TÉCNICO é rápido. 




2- No Meio Técnico é usado maquinas e transporte técnicos e no meio natural usamos o meio fluvial para a locomoção. 






Pág. 24











1. O meio natural e o momento que a natureza ainda comandava nas ações humanas..



O meio técnico e quando a natureza não comandava mais era os sistemas técnicos ..




2. 1890 Meio natural o que predominava era a natureza ..



1940 quando o homem começa a utiliza meios técnicos



1990 quando a globalização se expandiu .. 






Página 24 e 25 






Lição de casa



1. A principal diferença entre meio natural e meio técnico,



é que no meio natural, é o momento caracterizado com



o período do "tempo lento", que se estendeu do surgimento



do homem do homem em sociedade ao advento das máquinas, e o meio técnico é quando o homem começa a se sobrepor ao "império



da natureza", caracteriza-se por sub-períodos que não



ocorrem de maneira equilibrada por todo o território.




2. O meio técnico científico-informacional, explica o mapa e período apresentado nos



anos de 1990, pois foi fundamental no período de globalização,de constituição



de um mercado global, baseando-se nas tecnologias de informação, intensificando



a comunicação e as relações comerciais.




3. A presença do meio técnico científico-informacional no espaço brasileiro está aumentando à cada dia através de meios de comunicação como o computador(internet) que fornece uma melhor comunicação intensificando as relações comerciais.






Pág. 25






3- Internet,televisão,telefone, dentre outros meios técnicos.... 






Pág. 25






Música




1.) Sim, com o mapa de 1990, pois na música mostra toda essa integração dentro e fora do Brasil.




2.)Mostra as características de cada cidade do Brasil.(cultura,costumes,a vida)







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Os primeiros habitantes do Brasil foram os indígenas.



Posteriormente chegaram os Portugueses e Espanhóis com predominação dos Portugueses que se espalharam por grande parte do território.



Atrás de especiarias começaram as Bandeiras e aumentando o povoamento do interior do país.



O espaço geográfico é construído com base nas atividades econômicas.



Surgiram vilas, posteriormente cidades.






Pesquisa resumida! 








Pag. 26






A integração do território só tem inicio no século XX em torno de São Paulo e rio de janeiro,devido a industrialização.Antes disso a característica do povoamento era concentrada no litoral e as áreas econômicas eram isoladas uma das outras,mas ligada ao mercado externo.



Em 1950 a organização do espaço brasileiro com a penetração para o interior,foi favorecida pela construção de rodovias e pela construção de Brasília.



No século XIX o café e cultura também provocou transformações no espaço e na sociedade brasileira,com as ferrovias ligando os estados ao litoral brasileiro.



Hoje com a revolução tecnológica e informacional todas as regiões brasileira estão interligadas.







Pág. 27






Bom, o PAC é uma maneira em que a população pode estar "nestas obras especificas" exercendo uma atividade trabalhista remunerada, onde foram criadas muitas vagas de trabalho, é uma maneira de o governo estar aplicando recurso em um determinado local visando o envio de verbas para o fortalecimento do comércio em geral criando formas da população ter um crescimento monetário em época de crise.






Pág 28








Vc aprendeu?






alternativa E






Pág. 28






há um mapa






Pág. 29






(d)






Pág. 29






Sobre a inauguração de Brasília, que o Distrito Federal não pertencia à Brasília , só foi pertence aproximadamente a 1989 , a expansão dos espaços, a importância econômica e populacional das cidades.






Págs. 32 e 33






1. sim.fala da balança comercial do Brasil,isto é,a quantidade de importação e exportação.




2.Argentina,EUA e alguns países da Europa.




3.As de cor azul representam as importações do Brasil e as de cor vermelhas representa as exportações.Os EUA tem sua relação comercial equilibrada com o Brasil.O Japão mais importa que exporta para o Brasil.




4.balança comercial:é a diferença entre a quantidade de exportação e importação de um país.



Superávit:é quando a taxa de exportação é maior que a de importação.Dizemos que a balança comercial está positiva.



Déficit:é quando a taxa de importação é maior que a de exportação.Dizemos que a balança comercial está negativa.




5.como os países em desenvolvimento e subdesenvolvimento o Brasil mantém uma relação comercial vantajosa.Mas com os países industrializados exporta matéria-prima a preços baixos e importa produtos industrializados a preços altos.




6.Brasil exportador de matéria-prima e produtos agrícolas.







Pag 32






1-Sim,porque esta indicando os paises que mais importam e exportam.






Pag 33






2-com os paises europeus, china. Japão, EUA e argentina



3-que ha. uma enorme participação, tanto na importação como na exportação



4-balança comercial é a diferença entre o déficit e o superávit das importações e exportações.



Superávit: é quando o valor das exportações é maior que o das importações.



Déficit:é quando o valor das importações é maior que os das exportações.



5-com base no mapa,parece que o Brasil exporta e importa igualmente,não nos mesmo lugares ,pois em alguns ele mais importa e em outros mais exporta.



6-paises que o Brasil mais importa



paises que o Brasil mais exporta.






Pág. 35






1. Agenda Doha de Desenvolvimento, nome oficial do debate, a gradual redução de subsídios para incentivar a economia internacional e expandir o comércio nos países emergentes.





Pág. 35

2- A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos. Este acordo foi proposto para todos os países da América, exceto Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros e prevê a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.

Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas realizada em Miami, EUA, em 9 de Dezembro de 1994. O projeto é resultado da tendência, no contexto da globalização, onde os países procuram estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efetiva, onde as trocas comerciais possam acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.


Pag 35

1-é a redução de subsídios para incentivar a economia internacional e expandir o comércio nos paises emergentes.
2-enquanto Europa e estados unidos se opunham a fazer concessões, as nações do g-20 exigiam cortes nos subsídios agrícolas.
Lição de casa:
1-É o acrônimo da Índia ,Brasil e África do Sul

Pag 36

3-um grupo que incentiva a economia internacional e expandir o comercio nos paises emergentes representada pelo g-20grupo liderado pelo Brasil e India
4-Liberação do comercio global,eles pressionam a OMC para fiscalização do comercio mundial.

Pág. 38

a) Estados Unidos (Algodão); Mali(Biocombustível)

b)Devido ao sucesso do Brasil nas demandas apresentadas no órgão de controvérsias da OMC, o Brasil ganhou uma maior credibilidade e revelância internacional.
Atualmente, dado o sucesso do G-20, e nos conflitos apresentados na OMC o Brasil se encontra numa posição mais favorável no plano internacional.



Volume 2


Página 4

1) As duas obras falam dos operários que trabalhavam na indústria de Tecelagem

2) É o começo da indústria de tecidos.

Pág. 4

1-A data,a classe social,e a letra da música que retrata a época dos trabalhos escravos nas fabricas
2-Caracteriza o inicio da industrialização brasileira que existia diferentes povos e classes,pessoas que são escravizadas pelo o trabalho

Página 04

1.Na época de 30 periodo da industrialização,e do governo de Getulio Vargas.

2.perido do governo de Getulio Vargas,governo ditador produzia produtos que antes eram inportados a criação do salário mínimo,férias anuais,descanso semanal reminerado,período de indutrialização etc.

página5

3.por se tratar de uma região com localização geográfica privilegiada,SP e RJ dua smetropoles fortes com condições importação,etc.

Página 5

3-As pessoas vieram de diferentes partes do país(migrantes) e do mundo (imigrantes da Itália,de Portugal,da Espanha,etc)para trabalhar nas fabricas da região sudeste.
Configura uma realidade qe torna o quadro e a canção uma amostra das condições e sentimentos da sua classe.

Pág. 5

1. A transição do Brasil. Essas obras sugerem a época a qual o Brasil transitava da economia rural para a economia industrial.

Pág. 05

2- Essa região passa a se industrializar e se o ocasiona o êxodo rural, ou seja, saída do homem do campo para as cidades gerando um crescimento das cidades.

Pág. 7

1- Os produtos ali produzidos na época eram aço e metais que fazem parte da indústria de base. Essa produção foi uma estratégia para economia nacional daquela época, pois a indústria de base tinha que desenvolver primeiramente para se construir as industriais que equipamentos e as industriais de bens de consumo.

2- O legado da chamada Era Vargas deixando para o governo de JK foi o planejamento da instalação de uma industria automobilística pelo país, o que se tornaria uma das marcas registradas da administração de JK.

3- JK manteve uma visão estabelecêntrica de desenvolvimento, pois ao assumir a Presidência da República ele já tinha uma idéia como planejar ,executar um estado e também foi quando as pessoas estavam deixando o campo passando a viver na Zona Urbana,(êxodo rural) em busca de empregos, o que resultaria na ocupação de Brasília onde haveria um grande desenvolvimento na economia.

Página 7

1-Constitui um marco da industrialização brasileira, pois o aço é matéria prima fundamental pra diversos setores industriais.

2-Entre os empreendimentos figuravam o BNDS(Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico)e a Petrobrás,o Plano Nacional do Carvão,e a superintendência do Plano de Valorização Econômico da Amazônia e o Banco do Nordeste, que visava o objeto de desenvolvimento grande parte do trabalho foi elaborada pela Acessória Econômica da Presidência, criada por Getúlio em 1951,isso se torna uma das marcas registradas da administração de JK
3-A exemplo de Vagas, JK incentivou a formação de comissões técnicas que deram continuidade a estudos em andamento

Página. 7

1) A importância para economia foi porque se não existisse siderúrgica o produto seria bruto e custaria menos Já com a criação das fabricas eles extraiam o ferro e o aço para exportar assim o lucro com a exportação seria maior.

2)O crescimento das indústrias,continuidade dos estudos em andamento, e a visão estado centrica.Juscelino se beneficiou de um aparelho de estado Já montado, deu continuidade aos trabalhos de Vargas criou fatos novos como a criação de Brasília porém sempre orientado pela visão estado centrica.

3) Porque Juscelino Manteve os projetos de Vargas e deu continuidade.

Pág. 07

1) A companhia Siderúrgica Nacional foi um marco no desenvolvimento da indústria de base no Brasil, produzindo lâminas de aço e chapas semiprocessadas, insumos fundamentais para o abastecimento das indústrias de bens de consumo.

2) Além de inúmeras estatais fundamentais para o desenvolvimento nacional, tias como a Petrobras eo BNDES, Juscelino Kubistschek herdou da Era Vargas um corpo técnico e administrativo organizado sobre a ótica da intervenção direta do estado na economia.

3) Por que, no governo do presidente JK, as ações estatais e o planejamento se mantiveram como motores do desenvolvimento do país. Assim, os planos de investimentos do Estado se tornaram estratégias de dinamização econômica e de desenvolvimento.

Página. 9

1).De1958 à 1960 O efeito foi o crescimento da economia.

2) Energia transporte e industria de base

3 )A industria de base foi importante porque sem ela o Brasil exportaria o produto bruto e depois teris que importar o produto Já formado como o ferro e aço,então com industria o Brasil exportaria o produto Já formado com um valor maior e isso aumentaria a economia.

Pág. 9

1) os anos de maior investimentos foi 1959 teve efeito positivo para as indústrias

2) foram energia transportes e indústrias de base

3) pois ela fornecia tudo que as outras empresas precisavam


Pág. 09

1) O período de maior investimento foi o do Segundo e Terceiro anos de mandato (1958 e 1959).

2) Energia, Transporte e Industria de base.

3) É responsável pelo fornecimento de insumos e máquinas necessárias para o funcionamento da indústria de bens de consumo.

Página. 10

As indústrias se expandirão praticamente no pais inteiro porém a maior concentração de industrias é no sudeste sendo maior ainda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Página 10

O mapa revela a acentuada concentração da industria brasileira no centro sul do pais especialmente SP , RJ, Paraná, Santa Catarina e MG.

Página. 11

Relacionando A Disparada do PIB com a distribuição das industrias pode se dizer que também tem maior concentração no sudeste Embora Aja disparada em todo o pais ele se concentra de forma maior nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Página. 11

Quando se observa o PIB industrial a concentração é ainda maior com destaque para os estados do RJ e SP.

Página 13

a) essa expansão aconteceu principalmente no eixo quê segue da capital até campinas e Ribeirão Preto e no eixo Do Vale Do Paraíba

PAGINA 13

2- a) Antes de 1996 a concentração era grande em São Paulo, apos 1996 a instalação de empresas era grande, mais tinha uma baixa concentração comparado com o período anterior já as empresas não associadas a ANFAVEA também investiu em São Paulo em uma porcentagem menor do que as empresas associadas

PAGINA 14

b) Sim, pois a industria automobilística no estado de São Paulo, precisava de recursos para o seu trabalho, levando assim que empresas que atendiam as essas necessidades do automobilismo a se instalarem no estado.

VOCE APRENDEU ?

1- Pois o Brasil, ao contrario de muitos outros países, recomeçou o processo de industrialização mais tarde.


Pág. 14

1: a industrialização tardia é fruto principalmente do subdesenvolvimento. E o que é o subdesenvolvimento; é uma situação que caracteriza países capitalistas com economia pouco desenvolvida aliada a grande dependência econômica e endividamento externo. Essa expressão tornou-se conhecida após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), passando a ser usada para identificar principalmente os países do hemisfério Sul, exceto Austrália e Nova Zelândia. Um dos grandes teóricos do subdesenvolvimento foi sem dúvida o geógrafo francês Yves Lacoste, que já em 1974 lançava a obra “Os Países Subdesenvolvidos” onde o mesmo apontava o que para ele seriam os principais caracteres constitutivos do subdesenvolvimento. Vale citar alguns deles: insuficiência alimentar, deficiência na agricultura, baixa renda nacional média e baixos níveis de vida, industrialização reduzida, subordinação econômica, estruturas sociais ultrapassadas, frágil integração nacional, altos níveis de subemprego, baixos níveis de instrução e altas taxas de natalidade dentre outros tantos que ele enumera na obra.
No Brasil, o processo de industrialização só se acentuou após o advento da sua urbanização, incrementada a partir do início do século XX. Vale ressaltar que a nossa industrialização, além de tardia, se fez através do capital estrangeiro principalmente, e isso agravou terrivelmente o nosso endividamento externo. O Brasil, aos poucos foi abandonando sua tradição agrária, mas não se desenvolveu economicamente, apesar da industrialização; é que o "desenvolvimento econômico" compreende o crescimento econômico de um país, acompanhado pela melhoria do padrão de vida de sua população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia.

Pág. 14

(resumida)

1: O marco inicial da industrialização brasileira, se deu logo
após o término da Segunda Grande Guerra, em 1945 ou
seja cerca de 200 anos depois da Revolução Industrial
que ocorreu na Inglaterra. Estes quase dois séculos, retar-
daram nossa industrialização.

PAGINA 15

2- letra E

página 18

1- a estrutura fundiária o agricultura exportava us$ 50 bilhões de dólar.
2- devido a tecnologia a substituição da mão de obras sobres as máquinas.
3-Sim. falam de areia pouco ou muitos habitantes de todos pilas populoso do Brasil, os dois também tratam de trabalhadores e imóveis rusas do nosso pais.

PAG. 18

1) A estrutura fundiária a agricultura exportava US$ 50 bilhões de dólares.
2) Devido a tecnologia a substituição da mão de obra sobre as maquinas.
3) Sim, mostra a injusta estrutura fundiária no Brasil. *muita terra para poucos (latifúndios); * e um grande número de pessoas sem terras.

PAG. 19

(Lição de casa )

Esse complexo Juazeiro-Petrolina exporta frutas para os países do hemisfério norte. EUA/ EUROPA E ÁSIA, durante o inverno. A vantagem é emprego no campo e o transporte marítimo com até 6 dias, em comparação as saídas das portos do Sudeste.

Pag 19 

Nordeste -> sertão - agricultura de subsistência-> pecuária extermina ao longo do rio S. Francisco cultura de exportação pelo Juazeiro ->Petrolina Pecuária -> extensiva -> cerrado -> campos
Sudeste -> proximidade com consumidores mais modernizados

PAG. 21

A maior destruição ambiental, é a produção de celulose. O plantil seca poços artesianos de até 30 metros de profundidade causa degradação do solo. Com isso há o extermínio de variedade vegetais e muitas espécies animais ficam sem alimento.

PAG. 22

1) O número de famílias em ocupações por microrregião cresce no Brasil.

PAG. 23

Durante os anos 1990 e 2002 a produção da soja expandiu-se pelo território leste do Brasil, essa expansão significou uma grande importância agrícola para o ano de 2002.

Pág. 23

Durante os anos de 1990 e 2002 a produção da soja expandiu-se pelo território leste do Brasil, essa expansão significou uma grande importância agrícola para o ano de 2002
Os estados de maior produção são : Tocantins, Goiás e acre

PAG. 24

2) A crise sócia ambiental, a pressão sofrida pelo parque indígena do Xingu e a sobrevivência de comunidades indígenas no local.

pág. 24

A crise socioambiental, a pressão sofrida pelo parque indígena do Xingu, e a sobrevivência de comunidades indígenas no local.

PAG. 26

2) Letra " D "

Página 27

O que eu aprendi...
A partir de tudo o que foi estudado, pude aprender sobre como o processo de Industrialização no Brasil foi tardio, mas com as indústrias de base, o país passou a se inserir neste processo, devido a Getúlio Vargas e a política desenvolvimentista de JK.
Logo após, percebi como a estrutura fundiária no Brasil é defasada, pois a maior parte das terras não são usadas corretamente, ficando concentradas nas mãos de pouquíssimas pessoas.
Além disso, ainda existe a questão da monocultura, principalmente a de soja, que traz vários problemas ao Brasil, como em questões ambientais, sociais e até culturais. Esses fatores dão origem, principalmente, a problemas como o MST e a grande insuficiência alimentar existente em nosso país.

Páginas 28 e 29

a)As cidades estão marcadas por símbolos, das mais importantes até as menos importantes.
b)São Paulo aparece como grande metrópole nacional, está no topo em importância.

PÁGINA 28

1-
A) Que a concentração da rede urbana brasileira no centro Sul e na faixa costeira, onde se localiza a maior parte das metrópoles.

B) São Paulo ocupa a maior concentração na rede urbana brasileira, ou seja, é a principal metrópole do país 

Página 28

1. a) Que o Brasil é um país que tem grandes cidades, com grandes metrópoles.

b) Grande metrópole nacional, com vegetação apropriada, moradias com recuo, ruas asfaltadas.

Página 29

c) Grande cidade com muitas residências e prédios comerciais, muitos automóveis e grande quantidade de habitantes.

Página. 30

2- Campinas, Sorocaba e Santos, são regiões que estão se desenvolvendo para diminuir a polarização da capital, principalmente da saúde, educação, tranportes e comércio.

Pg. 36, 37 e 38

1.
a)Regiões metropolitanas são aquelas que crescem economicamente, que crescem rápido, podendo assim, ajudar regiões vizinhas.

b)Elas foram criadas por crescerem rapidamente (por terem muitas riquezas, grande número de indústrias, habitantes, empresas, etc.) assim foram criadas para ajudar financeiramente regiões não desenvolvidas.

c)Pode se explicar que a criação se deve ao fato da região crescer rapidamente em diversos estados brasileiros, ou seja, as riquezas do país foi se espalhando a vários estados brasileiros.

2.
a) Não, porque de certa forma há outros países emergentes. Assim como há países que não precisam mais crescer.

b)Sim, pois a urbanização ajudaria as favelas para que possam crescer, fazendo com que não haja mais elas no futuro, ajudando o país a se desenvolver

PAG 40

1- Referem-se a questão políticas e sociais. As criticas que elas expressam é da falsa promessa dos políticos e do abandono social que encontra-se no centro de São Paulo, onde ocorrem diversos tipos de violência.

2- As relações estabelecidas das charges e dos conteúdos estudados é que em vários momentos apresentam as dificuldades e crises econômicas e sociais.

Pagina 40

1- Esta falando sobre a organização de São Paulo,sobre espaços de utilização pública.Ele cita tbm a organização do transito de SP...

2- São praticamente iguais pois os dois estudam os espaços e urbanização brasileira,neste caso SP.

Pagina 41

1- A distribuição das cidades globais estão localizadas no norte,que é área desenvolvida.

2- Sim,Concordo pois com isto estaria abrindo novas industrias e com isso novos empregos.E abrindo movas oportunidades de emprego,seria uma inclusão não uma exclusão.






Volume 3




1

a) que os índios são os verdadeiros dono do Brasil
b) O Brasil era formado por varias tribos indígenas e cada 1 tinha a sua cultura diferente
2
A tristeza dos europeus ao perderem a sua pátria e a sua identidade na fuga para o Brasil
3
MOSTRAR O ORGULHO DE SER AFRO BRASILEIRO

PAG. 3 


A ) Porque o Brasil na época Pré-Cabralina (antes de Cabral ), era ocupado por povos indígenas de grande variedade de tribos.
B ) O Artista fez um levantamento histórico de cada sociedade tribal e também da sua distribuição geográfica. 

2 - 
Devido as condições precárias de viajem e financeiras os imigrantes são retratados dessa maneira.
3 - É uma alto afirmação sobre o preconceito racial.




Pág. 3, 4 e 5



 Leitura e Análise de Imagem e Texto.

1 - a) Os indígenas, povo nativo do Brasil, antes da colonização dos portugueses, foram dizimados pelos portugueses onde tomaram suas terras de origem.
b) O artista reproduz os elementos da vida dos povos indígenas, serve para comprovar o quanto eram ricas as culturas desses povos antes da chegada dos colonizadores.
2 - [resposta] Muita tristeza, dúvida, medo e o navio parece erguer-se maior e mais forte do que os obstáculos naturais em direção ao ponto de destino.
3 - É uma alto afirmação sobre o preconceito racial.

PÁGINA 3

1)
A : Que os índios são os verdadeiros donos do Brasil .
B : O Brasil era formado por várias tribos e cada uma tinha a sua própria cultura .

PÁGINA 4 

2)
A tristeza dos Europeus ao perderem a sua pátria e identidade na fuga para o Brasil .

PÁGINA 5

3) Mostra o Orgulho em ser Afro-Brasileiro

Pág. 7

1* O critério da cor da pele, Traços morfológicos e químicos
2* Carrega elementos , culturais , psicológicos e intelectuais para classificar raças criando uma hierarquia.

Pág. 7

1..morfológicos como a forma do nariz, dos lábios, do queixo, o formato do Crânio e o angulo facial ou algo q diferenciar as raça branca e negra

Páginα 7

1 ) Os Critérios forαm α formα do nαriz , dos lábios , do queixo , o formαto do crânio , o αngulo fαciαl , etc .
2) Nenhumα rαçα pode ser considerαdα melhor que α outrα , pois Nos todos somos iguαis e possuímos os mesmos direitos .

Pág. 7

1 - O critério da cor da pele, traços morfológicos e químicos.
2 - Carrega elementos culturais, psicológicos e intelectuais, para classificar raças criando uma hierarquia.

PÁGINA 7

1) Morfológicos como a forma do nariz , lábios , queixo . Formato do crânio e ângulo facial ou algo que diferencie a raça branca e negra .
2) Nenhuma raça pode ser considerada melhor que a outra , pois nós todos somos iguais e possuímos direitos IGUAIS .

pág. 7 

1)A cor e a forma de nariz, queixo, formato do crânio, ângulo facial. 
2)Porque naquele período não havia a genética humana. Porque entre os séculos XVII e XIX o conceito primordial era a superioridade da raça branca européia. 

pág.8 

1) Os dados de 2006 demonstram que mais pessoas em nosso país estão assumindo sua cor de pele, abrindo mão, assim, de uma ideologia de fundo racista que as fazia desvalorizar sua cor. Em parte, isso ocorre em um contexto histórico de fortalecimento do movimento negro e de uma transformação positiva da imagem pública das pessoas desse grupo no seio de nossa sociedade. 
2 São questionáveis por serem auto declarados se reconheça em um dos poucos parâmetros a cor previstos no instrumento de pesquisa. Além disso, a nação de pardo é muito confusa, abrangendo do tanto descendentes africanos, quantos índios ou até mesmo asiáticos. Nos dados colhidos a partir de 2000 houve alguma preocupação e a partir daí asiáticos e indígenas foram agrupados separadamente. 

PÁGINA 8

1) A população está assumindo a cor da pele , porque estão abrindo mão do fundo racista .
2) a - São questionáveis por serem dados alto declarados uma vez que o IBGE solicita que cada indivíduo se reconheça no instrumento de pesquisa
b ) Sim , pois no Brasil ocorre uma mistura de raças que produzem várias novas raças , cores e características diferentes .

PÁGINA 8

c ) Em minha opinião os dados refletem mais ou menos a distribuição da população brasileira por dados serem auto declarados é que não refletem fielmente a distribuição .

Pág. 8


Questões sobre o gráfico da pág. 7.

1 - A população está assumindo a cor da pele, porque estão abrindo mão do fundo racista.
2 - a) São questionáveis por serem dados alto declarados. Uma vez que o IBGE solicida que cada indivíduo se reconheça no estrumento de pesquisa. -> Branco, preto, pardo e amarelo.
b) Sim, pois acaba confundindo as pessoas.
c) Não.

Pág. 8

1* A população esta assumindo a cor da pele, porque estão abrindo mão do fundo racista.
2* (a)são questionáveis por serem dados alto declarados. Uma vez que o IBGE solicita que cada individuo se reconheça no instrumento de pesquisa.
(b)Sim , Pois acaba confundindo as pessoas

Página 8

 

A Grande mudança foi o crescimento do número de pardos, comparando 1950 e 2006 aconteceu , porque os valores das pessoas mudara ao decorrer do tempo é respeito da raça ou tom de pele das pessoas.
 
2a. A classificação do IBGE é baseada na auto declaração de seus entrevistados e representa no gráfico a porcentagem.
b. Sim , pois no Brasil ocorre uma mistura de raças que produz várias novas, cores e características.
 
 
Pág 9

LIÇÃO DE CASA

1 - Maior: 1ª mulher branca (15 a 17 anos) + (18 a 24 anos)
Menor: 1° homem preto (15 a 17 anos) + (18 a 24 anos). Que o "preto" tem menor condição pra estudar, menos chance.

Obs: Só estou colocando PRETO nas respostas acima porque é como o próprio IBGE diz, ok?

[...] Continuando
2 - A mulher preta de 15 a 17 anos. Consequentemente pela cor da sua pele e pelo preconceito das pessoas.
3 - Porque eles sairiam perdendo de alguma forma, seriam excluídos.

Pág. 9

(c) Não, item b

LIÇÃO DE CASA

1* As mulheres brancas se destacam, quando a freqüência escolar em todas as idade

PÁGINA 9

Lição de casa 

1 ) O Gráfico revela que mulher branca tem mais OPORTUNIDADE do que a mulher Parda de 15 a 24 anos . E homem branco tem mais OPORTUNIDADE de estudar do que o Homem negro entre 15 a 24 anos .

Pág.9

c)Em minha opinião os dados refletem mais ou menos a distribuição da população brasileira,por os dados serem auto declarados é que não refletem fielmente a distribuição.

Lição de casa 

1-O gráfico revela que a mulher branca tem mais oportunidades do que a mulher parda entre 15 e 24 anos. E que o homem branco tem mais oportunidades de estudar do que o homem preto entre 15 e 24 anos.

pág. 9 

Mesmo com a dita democracia racial nota-se que os negros ainda estão com dificuldades nas salas de aula e como conseqüência disso eles também tem dificuldades em conseguir um emprego. 

pág. 10 

1)O saldo entre o número de imigrantes (pessoas que entram no país e o número de emigrantes(pessoas que deixa o país) e o saldo entre o número de nascidos de óbitos. 

Pág.10

2-pude identificar que o grupo que apresenta a maior taxa de desemprego é a mulher preta de 15 a 59 anos.
3- Pq a população brasileira tem uma grande variedade de raças os brancos, pretos,pardos indígenas e amarelos, por causa dessa variedade é que ñ permite afirmar a existência de uma democracia racial através da miscigenação das etnias.

Pág. 10

2* Mulheres negras em todos as faixas etárias, elas lideram
3* Homens negros são as maiores vitimas da violência urbana

PÁGINA 10 

2) Identifiquei que os grupos que declara a maior taxa de desemprego é a mulher preta de 15 a 59 anos.
3) A Variedade de raças no Brasil é grande brancos , pretos , pardos , indígenas e amarelos por causa dessa grande mistura é que não se permite afirmar a existência de uma democracia radical através da miscigenação dos Etnias .







Pág 11

alternativa C 

pág. 11 

2)Taxa de mortalidade expressa a proporção entre o número de óbitos e a população absoluta de um lugar, em determinado intervalo de tempo. A taxa de natalidade expressa a proporção entre o número de nascidos e a população absoluta de um lugar, em determinado intervalo de tempo. 
3)Em virtude desse tema já ter sido estudados





Página 12 

2. Sim a Grande maioria 
saiu do Nordeste , Bahia para São Paulo .


Página 13.







b.Diminui que antes as pessoas tinham de 7 á 23 filhos , pois Não havia tantos método a contraceptivos.






1a. Sim porque com o crescimento populacional acontecerá mais dominação demográfica

PÁGINA 13







LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO E TABELA 



1) A - Sim . Porque com o crescimento populacional acontecerá mais dominação demográfica 

pág. 14







1-B)Sim por que conforme passa o tempo fica mais difícil criar um filho e ele vai acabar não conseguindo ter um planejamento familiar futuro.






2-




B) É calculado por mil




C) pelos dados da tabela informado




3 -O crescimento de natalidade




4- O período de 1941-1950 natalidade- mortalidade.

Pág. 16 







1 - Que o numero de filhos e mulher irá diminuir em 2010 e 2020 , pela taxa de mortalidade ,






2 - pela taxa de mortalidade , por isso vem diminuindo os abortos .





3 - no nordeste , por causa da miséria , fome e seca ! 

Pagina 16







" Leitura e Análise de Gráfico"









1- O crescimento populacional de 1872 até 2010 diminuiu, por causa da diminuição de nascimento de Crianças .






2-Quanto mais as mulheres são instruídas menos ocorre a fecundidade.





3- Métodos de prevenção .





O aumento de instrução das mulheres.





O acesso ao mercado de trabalho.

Pág. 16







1) Pode-se notar que a taxa de fecundidade baixou para menos da metade devido a evolução e a liberdade da mulher.







Pág. 17







2) As taxas podem ser explicadas pelas diferenças regionais de desenvolvimento econômico,o que implica maior nível educacional da população e a significativa presença da mulher no mercado de trabalho entre outros fatores.






3) Nas regiões mais desenvolvidas,as mulheres estão mais escolarizadas e estão disputando o mercado de trabalho.além da utilização de pílulas e o "Diu".O País é mais industrializado.





Pág. 17

Leitura e Análise de Gráfico e Mapa







1) a - As fases retratam o desenvolvimento industrial e cultural de cada País.Fase1 redução de taxa de mortalidade e crescimento vegetativo.Fase2 redução de taxa de natalidade.Fase3 Regime moderno,baixo natalidade.






b) - Fase1 Sudão mortalidade infantil elevada(País Pobre). Fase2 Brasil - mortalidade diminuiu e natalidade é muito lenta.Fase3 Mortalidade infantil estabilizada e regulação na taxa de natalidade





PAG 17 






LEITURA E ANÁLISE DE GRÀFICO E MAPA 





1 a - na primeira fase mostra duas cores , mortalidade maior e mortalidade menor , a segunda fase mostra que está quase estabelecido , e a terceira fase mostra que está tudo organizada e estabelecida .





b - FASE 1 - áfrica do sul




FASE 2 - Brasil , argentina 




FASE 3 - Europa 




C - palestra , mais ensino , mais conhecimento , mais instruções .




2 - porque a população esta passando por um processo de mudança !


Página 17 e 18











" Leitura e Análise de Gráfico e Mapas"













1-








a) 1º fase - faixa de crescimento elevado.








2º fase- faixa de crescimento lento.








3° fase- faixa de crescimento Reduzido.









b) 1º fase países Africanos.








2º fase toda América do Sul. Brasil etc.








3º fase a maioria dos países desenvolvidos EUA, Canadá e toda a Europa.









c) Por que a maioria da população feminina não tem instrução escolas, mas o alto indice de pobreza e ´miséria, levam o aumento da taxa de fecundidade.








2- A transcrição demográfica significa que os países passam de fase para outra. Alterando as taxas de fecundidade.

Página 18











2) Transição demográfica é o comportamento das taxas de natalidade e de mortalidade de uma população em um período.

Página 19








Grupo Países Características da estrutura etária








1 Brasil Mulheres vivem + que os Homens








Rússia Mulheres vivem + q os Homens e + Velhas








2 Índia As mulheres vivem um pouco + q os homens








China As mulheres vivem mais que os homens








OBS: ( Ambos são Países Emergentes)








2) Esse estágio se dá as políticas públicas e o desenvolvimento industrial no País, ou de melhora de vida do Brasileiro,mais emprego e salário o qual sai da condição da Miséria.








3) Mostram as faixas etárias e o número de velhos que o país possui,e não tem o número de pessoas jovens para repor a mão de obra devido a insuficiência do crescimento vegetativo.

Página 19










" Leitura e Análise de Gráfico “











1-tabela









[Grupo 1]- Brasil e Índia- [ Características da estrutura etária] A base da pirâmide é de homens e mulheres jovens.








[Grupo2]-Rússia e China-[ Características das estruturas etária] População entre 20-39 anos predominante.








2- Porque a taxa de Natalidade brasileira esta diminuindo assim o número de nascimento de crianças esta entrando em estagnação.








3-A Pirâmide etária informa a idade de homens e mulheres.

Página 21 e 22










" Lição de casa"









Resposta- A presença de uma população mais velha.











" Você Aprendeu?









Resposta- Letra C.

Página 23










SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3











"Leitura e Análise de Gráfico"











Resposta- As mudanças que ocorreram nos últimos são :








1° o aumento de mulheres no mercado de trabalho.







2° o aumento do número de família lideradas por mulheres.

Páginas 24, 25, 26, 27, 28, 29. (Cópia da apostila do professor)










O caderno do aluno e do professor são um pouco diferentes, então pode ser que o número das páginas não bata, mas é só ler a resposta e encontrar a pergunta compatível no caderno do aluno.








A resposta da lição de cada da página 30 é a E.

Página 24 e 25










" Leitura e Análise de Gráfico"











1-É distribuída a população economicamente ativa(PEA) por , setores , que são:









Primário, Secundário e Terciário.










2- Primário= Agricultura,extrativismo agropecuário.







Secundário= Industrial







Terciário= Serviços (Hospitais , escolas , bancos, atendimento ao público).







3- Aumento da população nos grandes centros urbanos.







Modernização do setor primário.

Página 28 e 29










SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4











" Leitura e Análise de Mapas"











1- Pobreza: situação que a renda é muito baixa.








Exclusão Social:Situação em que o ser humano fica impossibilitado de participar da sociedade isto é , não tem emprego. Falta de escolaridade. E falta de acesso á saúde.







2-As regiões com maiores indice de pobreza e exclusão social: Sudeste e Sul.







3- No estado de São Paulo a exclusão social é maior que a pobreza. Isso ocorre porque as pessoas tem pouco acesso aos Sistemas sociais estruturais como educação,saúde e emprego.








Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A TECTÔNICA DE PLACAS E O RELEVO BRASILEIRO

Leitura e Análise de Tabela e Quadro

Páginas 3 - 4

1. A expectativa é que os alunos se refiram à intensidade dos terremotos e às perdas

humanas e materiais. Observando as tabelas, os estudantes têm instrumentos para

compreender por que os terremotos no território brasileiro não ficam em nossa

memória: porque eles praticamente não deixam marcas nos espaços humanos, visto

que o maior deles alcançou 6,6 graus na Escala Richter e ocorreu numa região pouco

habitada na época, não ocasionando danos graves.

2. Nesta atividade, é importante que você auxilie os alunos a concluir que,

diferentemente do terremoto ocorrido em uma área desabitada no litoral do Espírito

Santo, em 1955, o terremoto de L’Aquila atingiu uma área urbana de grande

concentração populacional. Além disso, que, em L’Aquila, parte da área afetada foi

edificada ainda na Idade Média – e que, portanto, a estrutura da cidade era

desprovida de materiais e técnicas resistentes aos abalos sísmicos. Esses elementos

podem ser indícios relevantes para explicar o número de vítimas na Itália.

Leitura e Análise de Texto, Mapa e Quadro

Páginas 5 - 11

1.

a) Terremotos e erupções vulcânicas.

b) O interior do planeta é inatingível fisicamente, e todas as informações de que se

dispõe são indiretas e difíceis de interpretar.

c) A grande conclusão a que se chegou é que a crosta terrestre é dinâmica e vem-se

transformando ao longo do tempo da natureza, e essa transformação pode ser

explicada com base na Teoria da Tectônica de Placas.

d) Uma referência-chave para essa interpretação baseia-se na Teoria da Tectônica

de Placas. De acordo com essa teoria, há mais de 250 milhões de anos, os blocos

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

continentais atuais (Eurásia, África, América do Norte, América do Sul, Austrália e

Antártida) compunham um único e gigantesco bloco: a Pangeia (ou seja, “toda a

Terra”). Desse ponto do passado para cá, esse bloco foi-se fragmentando, dando

origem aos continentes atuais. Nesse processo, os intervalos que surgiram entre os

fragmentos continentais foram preenchidos pelas águas, o que resultou no que

denominamos oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico.

e) A fragmentação da Pangeia é resultado do movimento das placas tectônicas,

impulsionadas pelas correntes convectivas.

2.

a) À oeste, a Placa Sul-americana encontra-se limítrofe à Placa de Nazca; ao norte,

faz contato com a Placa Caribenha; à leste, com a Placa Africana; ao sul, com a Placa

Scotia; à sudoeste, com a Placa Antártica; e à sudeste, com a Placa Australiana.

b) Espera-se que as respostas sejam mais ou menos as seguintes:



Terremoto, novembro de 2007, em São Paulo: seu epicentro foi no Chile (se

necessário, deve ser usado um mapa-múndi de divisão política) e pode-se notar que

esse ponto se encontra na área de contato da Placa Sul-americana com a Placa Nazca.



Terremoto, dezembro de 2007, em Itacarambi (MG): como o epicentro foi no

próprio local, percebe-se que ele se deu quase no meio da Placa Sul-americana.



Terremoto, abril de 2008, ocorreu no Oceano Atlântico, a 270 quilômetros de

São Paulo, na costa brasileira, e seu epicentro se deu no limite externo entre a

plataforma continental e a crosta oceânica (ambas componentes da Placa Sul-

americana).

3.

a) As áreas de maior risco de ocorrência de terremotos na América do Sul estão na

região subandina, próxima à costa do Pacífico, na porção extremo oeste do

continente, área de contato da placa de Nazca com a borda ocidental da Placa Sul-

americana.

b) As áreas próximas às bordas de contato das placas tectônicas são as mais

suscetíveis a terremotos. Conforme se verifica, são essas as regiões de maior

incidência de terremotos na América do Sul.

c) O mais provável de ocorrer foi o terremoto de novembro de 2007, com epicentro

no Chile e com repercussão em São Paulo. A probabilidade de novas ocorrências no

local explica-se em virtude do movimento convergente nos limites entre a Placa de

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Nazca e a Placa Sul-americana. Em geral, o choque resultante desse movimento

provoca terremotos de grande magnitude, como o corrido em janeiro de 2010.

4.



As placas se encontrarem e se chocarem (movimento convergente).

As placas se afastarem (movimento divergente).



As placas não se encontrarem nem se afastarem, porque fazem movimentos



paralelos (movimentos transcorrente e/ou conservativo).

Leitura e Análise de Texto e Mapa

Página 12 - 14

1. O texto e a coleção de mapas permitem aos alunos responder às duas questões. A

formação da América do Sul resulta da fragmentação do continente Gondwana,

iniciado há 135 milhões de anos, durante o Jurássico. O processo contínuo de

separação ampliou-se no cretáceo (65 milhões de anos) e ainda perdura até nossos

dias. Além da América do Sul, a fragmentação de Gondwana deu origem também à

África, ao Oceano Atlântico, à Austrália, à Antártica e à Índia.

2. Não, pois o território brasileiro localiza-se na porção central da placa. As alterações

substanciais no continente ocorreram na porção oeste, quando do encontro da Placa Sul-

americana com a Placa de Nazca que deu origem à Cordilheira dos Andes.

3. O texto ressalta interpretações que procuram explicar que a formação dos Andes teria

repercutido em todo o conjunto da Placa Sul-americana. Trata-se de uma repercussão

desigual, visto que algumas áreas de rochas menos resistentes foram mais soerguidas

do que outras, estas constituídas de rochas mais resistentes. Hipóteses indicam que

foi neste momento que teriam ocorrido movimentos orogenéticos que deram origem

à Serra do Mar e à Serra da Mantiqueira. No entanto, há pesquisas que revelam

indícios de que o relevo da costa leste do Brasil, especialmente na região Sudeste,

não teria uma relação tão direta com o soerguimento dos Andes, portanto, o assunto é

controverso. Logo, o território brasileiro, assim como suas formas de relevo atuais,

tem, no processo erosivo, a sua principal força dinâmica.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Páginas 15 - 17

1. As principais estruturas do Brasil são os crátons (áreas cratônicas), os dobramentos

antigos e as bacias sedimentares.

Crátons (Amazônico, São Francisco e Sul-rio-grandense): são considerados os



terrenos mais antigos do Brasil, formados no Pré-cambriano (entre 4,5 bilhões e 1

bilhão de anos). Apresentam base cristalina e são recobertos por rochas metamórficas

bastante erodidas.

Dobramentos antigos (Brasília, Paraguai-Araguaia e Atlântico) formados entre 4



bilhões e 1 bilhão de anos, são áreas que sofreram soerguimento orogenético pré-

cambriano.

Bacias sedimentares (Amazônica; do Maranhão e do Paraná): terrenos de



formação geológica mais recente (era Cenozoica), compostos de rochas

sedimentares.

2. As bacias sedimentares representam 64% do território brasileiro, enquanto as áreas

cratônicas e de dobramentos antigos recobrem os 36% restantes. A explicação para

essa predominância reside na acumulação de sedimentos resultante do processo

erosivo que atuou sobre o território brasileiro no decorrer do tempo geológico.

3. Os minerais metálicos correspondem às maiores riquezas minerais do Brasil e

ocorrem em áreas cratônicas de formação proterozoica. Nessas áreas encontram-se

minerais metálicos, como ferro, manganês, bauxita e ouro.

Página 17

A atividade do interior da Terra chega até a superfície nas áreas descontínuas da

crosta terrestre, como as zonas de contato das placas tectônicas. Por essa razão, os

terremotos e o vulcanismo são mais intensos nessas áreas. Mas a atividade interna pode

se fazer sentir também em pontos frágeis no interior das placas, que é o caso

mencionado da Placa Sul-americana, frágil no segmento de crosta oceânica, devido a

uma falha geológica.

4

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Página 17

Alternativa c. No Brasil, não houve eventos sísmicos importantes nos últimos 60

milhões de anos, diferentemente do que ocorre nos países que se encontram na borda

oeste da Placa Sul-americana, como o Chile, o Peru etc.

5

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

AS FORMAS DE RELEVO BRASILEIRO E AS FUNÇÕES DAS
CLASSIFICAÇÕES

Para começo de conversa

Página 19

• Relevo: forma da superfície da Terra, modelado, que resulta da interação das forças

internas (tectônica) e das forças externas (erosão no sentido amplo).

• Modelado: considerado um sinônimo informal de relevo, é a forma da superfície da

Terra.

• Geomorfologia: trata-se de uma das áreas que compõem a Geografia Física, ao lado

da Climatologia, Hidrografia e Biogeografia. Seu objeto de estudo é o relevo, tanto

dos blocos continentais quanto do fundo oceânico. Seus objetivos são medir,

descrever as formas e explicar as origens e a evolução do relevo.

• Topografia: localização e medição de objetos geográficos, tanto naturais como

artificiais. As cartas topográficas são uma forma de representação gráfica da

topografia.

Páginas 20 - 21

1. Espera-se que os alunos destaquem as forças tectônicas, o clima e a erosão. Portanto,

a configuração das montanhas resulta da interação entre os processos tectônicos

(agentes internos), climáticos e erosivos (agentes externos).

2. Concluíram que a erosão é a principal força que configurou as cadeias montanhosas

tal como as observamos atualmente. Minúsculas gotas de chuva foram responsáveis

por boa parte da fisionomia e da altura das cadeias montanhosas antigas.

3. No encontro da Placa Sul-americana com a de Nazca, fala-se em destruição da borda da

placa, mas também se pode falar em construção de relevo, mais propriamente da

Cordilheira dos Andes. Na área de divergência das Placas Sul-americana e Africana, há

6

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

emissão de magma para a superfície, que, ao se solidificar, tem efeito construtivo: faz

crescer as duas placas, ampliando a crosta oceânica, e origina cadeias montanhosas no

fundo do Oceano Atlântico, como a Dorsal Meso-Atlântica. Nesse caso, constrói-se

placa e constrói-se relevo submarino. Na superfície terrestre, a erosão é uma força

destrutiva de relevo, podendo, ao longo de milhões ou bilhões de anos, arrasar uma

cadeia montanhosa completamente. Mas, se estivermos pensando apenas nas formas de

relevo, a erosão pode ser considerada uma escultora, que desenha formas; ao mesmo

tempo que destrói, constrói outros relevos. Essa é a causa da deposição de sedimentos

em áreas mais baixas, dando origem a planícies, por exemplo. Em síntese, a erosão

remove; desgasta; transporta os resíduos; e os deposita em outras localidades mais

baixas.

4.

Formas de relevo

Elementos envolvidos

Macroformas

Planaltos

Planícies

Cadeias
montanhosas

Depressões

Em geral, médias altitudes; formas planas e também irregulares;
predominam atualmente os processos erosivos.

Em geral, baixas altitudes; formas planas; predomina a deposição
de sedimentos.

Altitudes elevadas; formas irregulares; origem tectônica,
esculpidas pela erosão.

Baixas altitudes; formas planas, com inclinações nas bordas;
processos erosivos e origem tectônica.

Páginas 22 - 24

1. No Brasil, predominam os planaltos (de 1 a 11), as depressões (de 12 a 22) e as

planícies (de 23 a 28).

2.

a) Planaltos.

b) Depressões.

c) Planícies.

7

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Páginas 24 - 25

As formas de relevo podem ser trabalhadas em combinação com outros elementos da

paisagem, tais como as formações vegetais e as condições climáticas. Esse é o caso da

classificação

morfoclimáticos, na qual estão associados relevo, clima e vegetação. Trata-se também

de uma representação qualitativa que diferencia compartimentos.

criada

pelo

geógrafo

Aziz

Ab’Saber,

denominada

Domínios

Página 26

1. Não. No Brasil existem planaltos, depressões e planícies, mas já não se encontram

elevadas cadeias montanhosas, pois as anteriormente existentes foram muito erodidas

durante um tempo longuíssimo e hoje são classificadas como planaltos.

2. Predominam as baixas altitudes de forma quase que total. Mais de 99% do território é

formado por altitudes inferiores a 1 200 metros. A princípio, isso se deve ao fato da

não ocorrência recente de eventos tectônicos importantes e, também, ao longo

processo erosivo de milhões e milhões de anos sobre as formas anteriores. Isso serve

para atestar a força da erosão como processo fundamental na configuração do relevo.

3. Alternativa a. De acordo com a classificação dos geógrafos Aziz Ab’Saber e

Jurandyr Ross, dois fatores devem ser levados em consideração para se classificar as

planícies: formas planas e de baixa altitude e o processo no qual a sedimentação é

maior do que a erosão.

8

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ÁGUAS NO BRASIL: GESTÃO E INTERVENÇÕES

Para começo de conversa

Página 28

O modo como os estudantes vão responder, como sempre, deve fornecer indicativos

sobre como esse tema está presente na formação deles, no controle que possuem sobre

as informações mais importantes, e assim por diante. No caso, é fundamental que eles

manifestem, no mínimo, uma desconfiança saudável em relação a afirmações muito

otimistas nessa área. A questão da gestão e do uso de recursos naturais está sempre

cercada de muita complexidade, pois são vários os elementos que interferem e, por

vezes, o fato de um país ter boa disponibilidade de um dado recurso não garante grande

coisa de início.

Leitura e Análise de Tabela, Mapa e Texto

Páginas 29 - 32

1. Amazônia (1a), Tocantins-Araguaia (2a), Paraná (3a), Uruguai (4a), Atlântico Sul (5a),

Atlântico Sudeste (6a), São Francisco (7a), Atlântico Nordeste Ocidental (8a),

Paraguai (9a), Atlântico Leste (10a), Atlântico Nordeste Oriental (11a) e Parnaíba

(12a).

2. Espera-se que os alunos concluam que o Brasil possui um elevado potencial hídrico,

mas que a distribuição geográfica desse recurso é desigual sobre a superfície. Além

disso, devem analisar a relação entre a disponibilidade do potencial hídrico e a

demanda por água nas diferentes regiões brasileiras. Nesse sentido, embora a maior

vazão média ocorra na região hidrográfica da Amazônia (como os alunos puderam

perceber na atividade anterior), área em sua maior parte pertencente à região Norte,

esta é a região com a segunda menor população absoluta do Brasil e a menor

densidade demográfica. Por outro lado, embora a região Sudeste seja abastecida por

mais de uma região hidrográfica – como se observa no mapa –, o que representa a

9

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

segunda vazão média do País, tal volume de água não é suficiente para atender à

significativa demanda econômica e da população, que é a maior do Brasil, com a

maior densidade demográfica; tal situação permite concluir que esta região sofre

maiores problemas de abastecimento do que outras regiões com menor

disponibilidade hídrica.

3. A análise dos problemas relativos ao uso da água como recurso natural na cidade de

São Paulo, capital do Estado, deve apontar para dificuldades resultantes da pressão

demográfica, ocupação e degradação das áreas de mananciais; custo de captação,

tratamento e distribuição, além dos problemas relativos à poluição das águas e

desperdício. Quanto à abordagem na escala local, você poderá aproveitar a Situação

de Aprendizagem para desenvolver com os alunos uma análise das condições

hídricas locais, buscando nas prefeituras informações recentes acerca das condições

geográficas econômicas e ambientais de disponibilidade e do uso e do tratamento de

água no município. Poderá também discutir com os alunos conteúdos atitudinais

relativos a ações que visem à tomada de posição e conscientização diante de

diferentes situações responsáveis por formas predatórias de uso dos recursos

hídricos.

Página 32

Bacias hidrográficas são sistemas naturais de drenagem das águas que, obrigadas

pelos divisores de águas do relevo, escoam numa direção descendente. O escoamento

conduzido pela força gravitacional acaba dando uma estrutura padronizada às bacias

hidrográficas, sempre compostas de um rio principal e de seus afluentes. As principais

bacias hidrográficas do Brasil são: Bacia Amazônica, Bacia São-franciscana, Grande

Bacia Platina e Bacias Litorâneas.

10

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Página 33

Espera-se que os alunos cheguem a algumas das conclusões listadas a seguir. O que

não for abordado nas pesquisas pode ser retomado em sala. O Rio Tietê nasce próximo

à região metropolitana de São Paulo, mais precisamente no município de Salesópolis,

localizado a 110 quilômetros da capital. Ao passar pela Grande São Paulo, ele recebe

uma grande sobrecarga de poluentes e objetos sólidos de todos os tipos. Em direção ao

interior, a sobrecarga diminui e o volume de águas torna-se maior com o aumento dos

afluentes que deságuam no Rio Tietê. Isso explica o rio praticamente morto na

metrópole, mas que adquire vida no interior. Esse também é o caso do Rio Sena, na

França; no entanto, obras de desvios de outros rios para o Rio Sena na área

metropolitana de Paris aumentaram seu volume de água, ajudando a melhorar as suas

condições hídricas. O Rio Tietê sofre uma imensa sobrecarga, não por ser muito usado,

mas por ser usado de uma única maneira, o que inviabiliza todas as outras formas de

uso. Fosse mais intensamente usado, melhor seria seu estado. Parece contraditório? Mas

não é! E como isso pode ser demonstrado? O Rio Tietê não é, na verdade, maltratado;

ele é usado e o problema encontra-se na forma desse uso. Ele funciona como parte (e já

foi a principal) do sistema de saneamento da cidade, do sistema de limpeza, recebendo

esgoto doméstico e industrial. E isso se mantém até os dias de hoje, sem que as

autoridades mostrem força para conter o que já é proibido por lei. Esse uso impede

todos os outros. É possível até fazer uma lista: as águas do Tietê não podem ser usadas

para beber nem para irrigar plantações. E é um absurdo que a cidade tenha que captar

água de tão longe, porque o rio que corta a cidade não pode contribuir para o seu

abastecimento. Em consequência desse tipo de uso, o Tietê não é fonte de alimentação,

porque não há peixes num rio poluído. A navegação na área metropolitana poderia ser

ao menos utilizada como transporte de lazer, e isso, nas condições atuais, é impossível.

Suas águas poluídas não podem ser usadas para a geração de energia. O rio não se

apresenta como uma área de lazer e suas várzeas não são valorizadas como área nobre

da cidade, em razão da imensa poluição e, também, por estas serem usadas para escoar

uma frota automobilística gigantesca. Assim, pode-se dizer que houve uma opção por

um uso limitado do Rio Tietê e, desse modo, ele está sendo muito comprometido. Se

11

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

esse uso (sistema de saneamento) fosse encerrado, todos os outros poderiam ser

colocados em prática a médio e longo prazo, e ele ganharia melhores condições.

Página 33

Para orientar o trabalho dos grupos, considere com a sala a questão da escala da obra:

quando se interfere no curso de um rio tão grande quanto o São Francisco, que percorre

distâncias de grande magnitude e influencia uma vasta bacia hidrográfica, assim como o

relevo da região, o meio ambiente com suas formações vegetais e fauna, são muitas as

variáveis envolvidas. As consequências de uma obra dessas (até mesmo sociais e

econômicas) não podem ser previstas com segurança. Uma demonstração disso é que

existem opiniões de todos os tipos a respeito: umas contrárias, outras favoráveis, de

engenheiros, de ambientalistas, de geógrafos, de geólogos, de especialistas em

hidrografia etc. Aqui vale lembrar uma fábula para estimular a reflexão: o aprendiz de

feiticeiro. De acordo com essa fábula, conhecida e repetida muitas vezes na literatura e

no cinema, por meio de diversos personagens, a confiança excessiva no poder da

mágica (no caso do Rio São Francisco, confiança no poder da técnica) pode levar os

aprendizes a perder o controle do que fazem.

A ideia aqui é que os estudantes procurem levantar, em sua pesquisa inicial, opiniões

e pareceres sobre a obra e que leiam e examinem com este objetivo principal: a

segurança e a certeza a respeito dos desdobramentos e consequências da obra. Um

detalhe é muito importante para a análise do texto: se os argumentos estiverem cheios

de “pode ser que”, “é provável que”, “não se sabe quanto”, “é possível que”, “se tudo

der certo”, e outras expressões do gênero, isso indica desconfiança. Por fim, os alunos

devem avaliar e colocar em seus relatórios quanto de incerteza uma obra dessas pode

comportar, quanto vale a pena correr o risco de uma intervenção que pode salvar ou

melhorar vastas áreas, mas também pode ser um imenso desastre.

12

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Página 34

1. A Constituição de 1988 estabelece que praticamente todas as águas são públicas.

Dependendo da localização do manancial, elas são consideradas bens de domínio da

União ou dos Estados.

2. Não há acompanhamento sistemático das condições de poluição dos sistemas hídricos.

Há apenas dados disponíveis relativos a algumas regiões mais críticas. Os poucos

programas articulados de combate à poluição dos sistemas hídricos estão restritos à

área de saneamento urbano e também não há sistemas articulados sobre bacias

hidrográficas que permitam a adoção de medidas mais estruturadas de combate à

poluição hídrica.

3. É indispensável estabelecer uma política de gestão integrada de recursos hídricos

para resolver os conflitos de interesses com relação ao uso da água, representados

pelo setor hidrelétrico, pelos complexos industriais, pela necessidade de

abastecimento urbano e pela irrigação, principalmente.

Página 35

1. Alternativa b. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, após a conclusão,

as obras de transposição do Rio São Francisco desviarão 1% de seu volume para

áreas do semiárido nordestino, onde vivem 12 milhões de pessoas.

2. As grandes cidades brasileiras apresentam problemas no que diz respeito ao

abastecimento de recursos hídricos. Vamos dar o exemplo de São Paulo: mananciais

poluídos, bairros clandestinos com grande densidade demográfica instalados nas

áreas desses mananciais; água captada em lugares distantes, o que encarece o

abastecimento; tratamento excessivamente custoso; rede de distribuição interna

precária, com grande volume de desperdício; rios demasiadamente poluídos,

destruídos e subaproveitados pelas grandes cidades.

13

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS: O “ESTADO DA ARTE” NO
BRASIL

Para começo de conversa

Página 36

O conceito foi criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e

Desenvolvimento, das Nações Unidas. De acordo com o documento, desenvolvimento

sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer

a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Porém, parcela da

comunidade científica questiona a validade desse conceito, considerando-o utópico, pois

pressupõe a diminuição e/ou a interrupção da retirada dos recursos não renováveis pela

geração atual, com vistas de não colocar em risco às gerações futuras. Como o modelo

econômico predominante na sociedade contemporânea é o capitalista, estruturalmente

voltado para o consumo, discute-se em que medida haverá redução ou interrupção do

uso desses recursos. Há ainda uma parcela de especialistas que defende a mudança do

modelo econômico, buscando alterar o cenário futuro, transformando, dessa forma, a

utopia em realidade.

Página 36 - 38

1.

a) Como ponto básico para a implementação das estratégias propostas, são

estabelecidas as seguintes premissas:

a) participação;

b) disseminação e acesso à informação;

c) descentralização das ações;

d) desenvolvimento da capacidade institucional;

e) interdisciplinaridade da abordagem da gestão de recursos naturais,

14

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

promovendo a inserção ambiental nas políticas setoriais.”

Deve-se ressaltar que todas essas premissas partem do princípio de que os recursos

naturais são bens que têm uma dimensão pública, e que devem ser tratados assim;

por isso, a proposição da máxima participação dos cidadãos. Caberá a você

assegurar-se de que essa ideia fique bem compreendida pelos alunos.

b) As condições necessárias para a criação de políticas de gestão dos recursos

naturais são:

Conhecimento específico sobre os fatores naturais como recursos potenciais



inseridos em um ecossistema;

Conhecimento específico quanto ao estado (natural ou transformado) desses



fatores;

Definição precisa de unidades de análise e, dentro destas, das inter-relações e



sinergias que ocorrem entre os fatores bióticos e abióticos.

Conforme os princípios da sustentabilidade, recursos naturais são bens públicos e

devem ser tratados como tal. Além disso, aponta a importância do conhecimento do

meio natural e de algo bastante discutido em Cadernos anteriores: as interações entre

os meios abióticos (domínios naturais = litosfera + hidrosfera + atmosfera) e o meio

biótico (meio ambiente = domínios naturais + vida). Do mesmo modo que em

relação à primeira ideia, você precisará buscar garantir a clareza dessa segunda ideia,

lembrando que clareza não significa concordância.

2. Sim, porque o texto constitucional enfatiza o dever do Poder Público e da

coletividade em garantir a defesa e a preservação do meio ambiente para as gerações

presentes e futuras.

Página 38

• O recurso solo: no Brasil, o solo é mais usado pela agropecuária. No entanto, mais

de um terço (35,3%) do território é inadequado para as atividades agrícolas e para a

pecuária. Apenas 4,2% são solos de boas características, ou seja, solos profundos,

bem drenados, predominantemente de textura média ou argilosa, com fertilidade

natural. São 35 milhões de hectares nessas condições. No Brasil, os solos não são

bem tratados, pois perdas importantes são notadas, e áreas em estado crítico são

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

muito comuns. O conhecimento sobre a dinâmica dos solos e sobre as formas de

conservação é crescente, mas a legislação e a fiscalização de proteção são frágeis.

• Os recursos hídricos: um pouco sobre isso já foi trabalhado na Situação de

Aprendizagem 3, mas a pesquisa pode ser bem mais ampla; há muito o que saber e

informar a respeito das águas subterrâneas (por exemplo, mais de 60% dos municípios

brasileiros são abastecidos por águas subterrâneas) e das políticas de proteção a este

recurso.

• Os recursos oceânicos e das zonas costeiras: representam, em termos de paisagem,

recursos turísticos, mas são também fontes de alimentação e áreas de mineração, como a

extração de petróleo. O Brasil possui uma costa imensa (7 367 quilômetros), com várias

grandes cidades, e é grande também a preocupação com a poluição dessas áreas, que

ameaça a fauna marítima e ocasiona outros prejuízos graves a esse manancial de

recursos.

• Os recursos biológicos (da diversidade biológica): as espécies vegetais

desconhecidas podem beneficiar a humanidade de diversas formas, com aplicações

na indústria farmacêutica, na culinária etc. Além disso, vale aqui o novo princípio

ético de respeito à vida das outras espécies. O que a humanidade já perdeu de

recursos desse meio é incalculável. Políticas de preservação e de gestão de recursos

já existem (políticas de Unidades de Conservação), mas, no Brasil, a implementação

encontra grandes resistências, pois não se enxerga aproveitamento econômico nas

florestas, nem se vê sentido em preservar as formações por motivos éticos.

Página 38

Espera-se que os alunos identifiquem argumentos presentes nas apresentações e em

tudo o que foi trabalhado até o momento, como os problemas relativos à forma de

gestão pública dos recursos, os interesses econômicos, as demandas socioeconômicas e

também as atitudes ambientalmente predatórias, que devem ser levadas em conta na

elaboração dos textos.

16

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

Página 39

Alternativa b. Recursos naturais são escolhas humanas de usos da natureza. À

exceção de alguns, como a água, o que é recurso natural para um grupo humano pode

não ser para outro; o que não era recurso natural num período histórico pode vir a ser

fundamental em outro (como é o caso do petróleo).

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