Engenharia da Computação
É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e de seus periféricos. O engenheiro projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas computacionais. Pode produzir novas maquinas e equipamentos, visando as necessidades atuais. Desenvolve robôs e equipamentos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre todas as redes de telefonia. Também planeja e instala redes de computadores e seus componentes, como placas e cabeamentos. É obrigatório o registro no CREA para exercer a profissão.
Características que ajudam na profissão:
Agilidade, flexibilidade, facilidade de lidar com números, capacidade de análise e de resolver problemas, habilidade de se comunicar e trabalhar em equipe.
O que você pode fazer:
Automação industrial e robótica - criar robôs, sistemas digitais e computadorizadas em fábricas, como linhas de produção e maquinas.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos - Desenvolver programas de computadores segundo as necessidades do cliente.
Fabricação de hardware - Projetar e construir computadores e periféricos.
Marketing e vendas - Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.
Suporte - Gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas. Teoria da computação - projetar e desenvolver sistemas operacionais e linguagens especificas. Pesquisar inovações tecnológicas.
O Curso:
O currículo traz matérias básicas de engenharia e outras especificas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados, além de estudar e muito cálculo. No Ultimo ano o aluno faz um estagio supervisionado ou um projeto de conclusão de curso, no qual desenvolve aplicativos e softwares para um sistema de informação. Alguns cursos exigem ainda a apresentação de seminários e monografias.
Duração média: 5 anos
Ciências da Computação
Basicamente é o uso de técnicas e conhecimento para criar softwares e aplicativos, para os mais diversos usos. O Bacharel em Ciências da computação analisa as necessidades dos clientes e usuários, e desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Elabora softwares, desde programas básicos de controles de estoque até elaborados sistemas de processamento de informação, como os utilizados nas pesquisas espaciais ou de medicina genética. Pode atuar em diversos ramos da economia, mantendo redes e sistemas em funcionamento, dando assistência a usuários e assegurando as ligações com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, por exemplo, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para operações de compra e venda pela rede. A informatização da sociedade garante emprego para esse bacharel, tanto no Brasil, quanto no exterior.
Características importantes que ajudam na profissão:
Agilidade, flexibilidade, espírito de equipe, habilidade de se comunicar e resolver problemas, capacidade de analise, raciocínio abstrato, facilidade de lidar com números.
O que pode fazer:
Banco de dados - Criar programas de computador para organização, classificação, indexação e que tenha acesso a grandes ou pequenos volumes de informação.
Desenvolvimento de softwares - Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.
Marketing e vendas - Divulgar e vender softwares, planejar e analisar produtos necessários aos usuários.
Suporte - Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas, manter sistemas e redes de computadores em pleno funcionamento.
O Curso:
É uma maratona de cálculos, que exige extrema habilidade mental e facilidade para raciocínio abstrato. As disciplinas básicas incluem: matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens informais. Na conclusão do curso é exigida uma monografia. Fique preparado para se envolver em atividades que busquem o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Na USP, por exemplo, o aluno faz leitura dramática para aprender a se expressar melhor.
Duração média: 4 anos
Sistema da Informação (Análise de Sistemas)
Administra o fluxo de informação gerado e distribuído por redes, dentro da organização. O analista planeja e orienta o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e o acesso de usuários a elas. Administra banco de dados e redes, cria adapta e instala programas para facilitar a consulta. Atua em qualquer tipo de empresa, publica ou privada, de praticamente todos os setores (comercio, indústria e de serviços). É fundamental que esse profissional domine a língua inglesa. O crescimento da internet é a causa disso, precisa ser versátil e criativo para desenvolver páginas funcionais e elegantes para a rede mundial de computadores.
Características que ajudam na profissão:
Agilidade, rapidez de raciocínio, flexibilidade, facilidade de trabalhar em equipe, habilidade para comunicar-se, capacidade de análise e de resolver problemas com rapidez.
O que você pode fazer:
Fluxo de informação - Agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando aplicativos.
Marketing e vendas - Gerenciar a comercialização de equipamentos, periféricos e softwares
Suporte técnico - dar manutenção a todos os programas básicos e à rede de computadores de uma organização.
WebDesign - Cuidar da aparência e da funcionalidade de uma pagina da internet.
O Curso:
O Currículo básico é carregado de cálculos matemáticos. Entre as matérias especificas estão linguagem de programação, sistemas de informação e inteligência artificial. No ultimo ano, o aluno precisa apresentar um projeto de conclusão de graduação.
Atenção: algumas faculdades oferecem esse curso com o nome de Informática ou Analise de Sistemas, ou ainda como uma habilidade de Administração. Informe-se também sobre a ênfase do curso antes de inscrever-se no vestibular, pois alguns têm o currículo mais voltado para administração, outros pra computação.
Duração média: 4 anos
Cursos Tecnologicos
Processamento de Dados
O tecnólogo dessa área desenvolve sistemas de informação específicos para setores diversos da economia e da atividade humana. Os softwares que ele cria servem a diferentes tarefas: gerenciamento da produção em indústrias, organização de folha de pagamento, participação em indústrias, organização de folha de pagamento, participação em bolsa de valores, integração do computador com outras mídias (como TV e internet), comunicação entre equipamentos conectados em rede e até mesmo games.
Seu trabalho permite o melhor aproveitamento de dados e de velocidade no processamento das informações. Pode dedicar-se a área de marketing e vendas, inclusive fazendo pesquisas sobre novas necessidades do mercado consumidor. Esse profissional precisa estar sempre atualizado sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que irão servir de suporte aos aplicativos e periféricos.
O Curso:
Quem vai lidar com softwares precisa, antes de tudo, absorver bem matérias como calculo, física, matemática, teoria da computação e administração. Aí entram o aprendizado de linguagem Java, Delphi e Virtual Basic e de softwares como SQL e o OS2, da IBM, que permite, por exemplo, a organização de bancos de dados.
Perto de 40% da carga horária pode ser passada nos laboratórios, em contato com computadores de grande porte, conhecendo os sistemas Windows, Linux e OS400. Faz analise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Ao final do curso, geralmente é necessário fazer um estagio de um semestre e preparar um trabalho. Muitas escolas mantêm acordos para indicar estagiários a empresas e bancos.
Duração média: 3 anos
Sistemas Digitais e Rede de Computadores
Esse tecnólogo projeta e constrói computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. É responsável também por sua manutenção preventiva e corretiva. Conecta circuitos eletrônicos, placas de som e áudio e a maquina com seus periféricos, entre eles, teclado, mouse, impressora, telas de monitores, scanners, e pendrives. É parte de suas funções, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes, decidindo pelo tipo e número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Se alguns anos atrás esse tecnólogo se restringia a hardware, hoje em dia ele é obrigado a acumular boa dose de conhecimentos em circuitos elétricos, voltagem, amperagem e, particularmente, em softwares. Só assim ele consegue promover o casamento da estrutura física com as funções e as rotinas da maquina. O objetivo é que tudo funcione perfeitamente.
O Curso:
Nomes diferentes identificam os vários cursos dedicados a formar profissionais, especializados em projetar, construir e fazer a manutenção de sistemas digitais e redes de computadores utilizados em empresas. Mas os currículos são basicamente os mesmos. O ponto de partida é o estudo de matérias gerais, como física, cálculo e matemática, acompanhados de aulas de laboratório de eletrônica, eletrotécnica e computação. Na Pratica, o aluno aprende analise de circuitos, eletrônica digital, micro processamento, linguagens de programação, fundamentos de telecomunicações, segurança de sistemas computacionais e projetos de instalação de redes. Para a diplomação, as escolas exigem um trabalho de conclusão, em geral um projeto de instalação de rede. Também é obrigatório estagio de um semestre, que pode ser cumprido a partir do segundo ano.
Duração média: 3 anos
Mercado de Trabalho
Atividades no Mercado de Computação e Telecomunicações:
-Analise de Sistemas
-Ciencias da Computação
-Engenharia da Computação
-Processamento de Dados
-Sistemas Digitais
O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos faz desse mercado um dos mais agitados do momento. O mercado está tão quente que as empresas não chegam a esperar que o bacharel ou o tecnólogo adquiram experiência. Participam, elas mesmas, da formação do profissional.
Quem quer subir na carreira precisa saber que a rotina é uma palavra que deve ser abolida de seu dicionário. Não deve ter medo ou se abalar com mudanças. Elas são parte da vida desses profissionais. Essas mudanças envolvem novas tecnologias, métodos de trabalho, ferramentas e ate mudanças de país.
Acontece:
O numero de operadoras de telefonia e de TV por assinatura no Brasil aumentou 4 vezes nos últimos 6 anos.
Quem é beneficiado:
Engenheiros de computação, especialista em redes de comunicação a cabo, por fibra óptica ou por satélite
Acontece:
Já esta sendo implantado sistemas de telefonia com as bandas C, D E e 3G
Quem é beneficiado:
Cientista da computação que trabalhem na adaptação de novas tecnologias.
Acontece:
Muitas empresas estão correndo para implantando softwares de gestão ou administração.
Quem é beneficiado:
Analistas de sistemas, que entendam do fluxo de informação.
Acontece:
A concorrência entre fabricantes de micros está se tornando mais forte desde o fim de 1999, com a chegada ao país da Dell Computer, a segunda maior empresa do ramo no mundo.
Quem é beneficiado:
Engenheiros da computação, que entendem de fabricação de hardware.
Acontece:
Tem aumentado a carga de encomendas aos fabricantes de software, já que cada vez mais a indústria, os bancos e o comercio estão precisando de softwares que automatizem seus negócios.
Quem é beneficiado:
O Cientista de computação, especialista em desenvolvimento de software e aplicativos começa a ser literalmente caçado.
Atividades no Mercado de Gestão de Informação
-Analise de Sistemas
-Ciencias da Computação
-Engenharia da Computação
-Processamento de Dados
-Sistemas Digitais
Quem sabe organizar documentos e dados tem lugar garantido num mundo em que estar bem informado é tudo. Quem dispõe de informação de boa qualidade, no momento certo, adquire vantagens competitivas. Esse tipo de profissional ajuda a detectar novas oportunidades de negocios e a defender as empresas de ameaças vindas da concorrencia, abre-se para eles possibilidades de trabalho nos mais variados ramos.
Acontece:
Em empresas de pesquisa de mercado, como a Lark,a uma notável escassez de profissionais que domine as ferramentas para trabalhar com banco de dados.
Quem é Beneficiado:
Cientista da computação, analistas, e tecnólogos de processamento e sistemas que organize e desenvolva programas de acesso ao grande volume de informação gerado por esses trabalhos
Atividades no Mercado de Industria:
-Analise de Sistemas
-Ciencias da Computação
-Engenharia da Computação
-Processamento de Dados
-Sistemas Digitais
Atenção engenheiros e tecnólogos, esta crescente o numero de empregos e de oportunidades em todas as áreas da produção industrial. O Campo de atuação de engenheiros e tecnólogos é vasto: todos os ramos industriais oferecem oportunidades para eles. O ramo costuma exigir mais do que o costumeiro: diploma e experiência. Ou seja, estudar sempre e estar atualizado a respeito das novidades da área é fundamental para se dar bem na carreira.
Atividades no Mercado de Internet
-Analise de Sistemas
-Ciencias da Computação
-Engenharia da Computação
-Processamento de Dados
-Sistemas Digitais
Um mercado que se desdobra em todas as direções: desenvolvimento, suporte técnico, conteúdo, segurança e vendas. O Brasil abriga o 4º maior clube de internautas do planeta.
Cientistas da computação, engenheiros de computação, analistas são procurados para montar homepages, dar suporte técnico ao usuário ou criar programas que garantam o sigilo dos dados em provedores de acesso e em sites.
Acontece:
O serviço de hackers éticos, é uma atividade extremamente obrigatória para empresas desse ramo.
Quem é beneficiado:
Cientistas e engenheiro da computação e analistas que tem a habilidade de conferir o funcionamento de um site ou sistema ao fim de um projeto. Utilizando para isso diferentes técnicas e ferramentas.
Acontece:
Gigante procura e atividade para webmaster
Quem é Beneficiado:
Cientistas e engenheiro da computação e analistas que programem, fazem manutenção, dão suporte técnico e corrigem problemas no site.
Atividades no Mercado de Negócios
-Analise de Sistemas
-Ciencias da Computação
-Engenharia da Computação
-Processamento de Dados
-Sistemas Digitais
Toda empresa precisa de um executivo, que é responsável por dar apoio aos seus negócios. O que esses profissionais têm em comum, além do terno e gravata, é a carreira executiva. Como em qualquer outro curso superior, se pode chegar ao ponto de administrar um setor ou um grupo, o que significa muitas vezes a evolução da sua carreira.
Dica para quem pretende algum dos Cursos ou Profissões Elencadas
Atenção a detalhes
Compreender o todo sem perder de vista suas partes é habilidade essencial para quem lida com dados e informações e para quem executa projetos complexos
Capacidade de analise
Um monte de números é apenas um monte de números, se você não souber analisá-los. Ou seja, é preciso saber interpretar dados brutos para que eles façam sentido.
Espírito investigativo
Quem não é curioso e não tem o desejo de aprender e descobrir, dificilmente vai ter agilidade para pesquisar informações novas.
Organização
Espírito metódico e habilidade para não se perder em montanhas de papel, fotografias ou números é fundamental para quem tem como função manusear informação.
Facilidade para operações matemáticas
Sem ter intimidade com números é impossível desenhar um projeto, calcular a quantidade exata de matéria-prima ou analisar o resultado de testes de qualidade.
Senso prático
Fica difícil conter os custos, cumprir os prazos ou tornar um sistema de produção mais eficiente se você perder tempo de mais com detalhes sem importância.
Interesse por ciências e tecnologia
Manter-se atualizado sobre descobertas cientificas e inovações tecnológicas é essencial para atender às necessidades da indústria em um mercado ultra competitivo.
Capacidade de resolver problemas
Apresentar soluções rápidas para problemas práticos é característica indispensável a quem trabalha nesse setor, sujeito a mudanças abruptas de rumo.
Espírito de cooperação
No Mundo das tecnologias, uma idéia jamais tem um único pai. Os projetos envolvem profissionais de diversas áreas, como engenharia, administração, ciências e marketing. Por isso aprender a comunicar-se com os outros é essencial. Trabalhar em equipe mais ainda.
PS: Nem todas as atividades citadas são necessariamente exercidas pelos cursos indicados.
O objetivo do Curso superior de tecnologia em Sistemas de Bancos de Dados é capacitar os alunos a:
- Desenvolver projetos de Sistemas de Bancos de Dados;
- Administrar bancos de dados;
- Implantar sistemas de informações centralizadas;
- Planejar e definir estruturas de dados;
- Avaliar o desempenho de aplicações em Sistemas de Bancos de Dados;
- Analisar a necessidade das empresas e usuários de Sistemas de Bancos de Dados;
- Programar interfaces de Sistemas de Bancos de Dados em linguagem orientada a objetos.
Perspectivas
As possíveis posições assumidas pelo Tecnólogo em Sistemas de Bancos de Dados no mercado de trabalho são: Administrador de Bancos de Dados, Analista de Sistemas de Bancos de Dados, Projetista de Sistemas Distribuídos de Informações, Gerente de Projetos de Software e Consultor.
Antes de escolher, leia e releia para ter certeza do que quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário