Páginas

Faça sua busca no blog

Proteínas: A nova moda nas academias!

É muito comum, atualmente, nas academias vê-se ao final do treino na sala de musculação, rapazes e moças com Shaker (coqueteleira) na mão com uma mistura de água e algum tipo de proteína em pó.

Não podemos deixar de falar sobre o fato de inúmeras pesquisa feitas nas últimas décadas demonstrarem as qualidades nutricionais das proteínas solúveis do soro do leite, muito conhecidas como “Whey Protein”.

Mas com a relação das proteínas solúveis com o exercício físico? Na verdade é associação de proteínas com músculos é algo que primeiramente vem a cabeça. Pois, as proteínas, juntamente com a água, são os principais constituintes da fibra muscular, sem contar seu poder na estimulação da síntese de proteínas musculares (anabolismo muscular). Contudo, isso não é o único fato que faz das proteínas um elemento importante na dieta de indivíduo ativo. Pesquisas Médicas mostram que um esforço aeróbio de uma hora induz à eliminação irreversível de 29g de proteínas, quando ele é moderado, e de 49g, quando é mais intenso (Lemon, 1997). Em outro estudo, Gaine (2006) revela que a ingestão de 0,8g de proteínas por kg de peso em atletas de resistência não foi o suficiente para manter o balanço nitrogenado positivo, ou seja esse atletas possivelmente lançaram mão de aminoácidos dos músculos para suprir as suas necessidades diárias.

PROTEÍNAS SOLÚVEIS.


Basicamente existem quatro tipos de proteínas solúveis no mercado, Proteína do Soro do Leite, Caseína, Proteína de Soja e Proteína do Ovo.

Proteína do Soro do Leite


É considerada uma proteína rápida por ser digerida e assimilada rapidamente, dispondo prontamente os aminoácidos para a reparação dos músculos. É comumente chamada de “Whey Protein”. É ideal para ser consumida imediatamente após o exercício, pela sua rápida absorção. Outro fato importante é que age ainda melhor no desenvolvimento muscular quando ingerida junto de um carboidrato.A proteína do soro do leite é rica em leucina, um BCAA que ajuda a queimar gordura preservando o tecido muscular magro. Enfim, a proteína do soro do leite oferece muitos benefícios àqueles que praticam treinamento de força. Alguns pesquisadores consideram que  é sempre mais recomendado o consumo de suplementos protéicos próximos do horário de repouso. Nesse momento, com a glicemia normalizada, há maior direcionamento para os processos  metabólicos de síntese com menor estímulo para degradação.

Caseína


É outra proteína derivada do leite, também constituinte de suplementos protéicos. É considerada uma proteína lenta, porque geralmente assume consistência sólida no estômago e é liberada de modo lento e gradual para os músculos. O consumo da caseína antes do treino é bem apropriado,por causa dessa ação contínua de alimentar os músculos.

Proteína da Soja
É uma proteína completa, extraída da soja, que fornece os aminoácidos essenciais que correspondem às necessidades protéicas básicas. Porém, para os indivíduos que pretende ganhar força, uma dieta constituída 100% de proteína de soja não é apropriada.

Proteína do Ovo


É também conhecida com albumina. Já foi considerada a melhor fonte de proteína, especialmente em suplementos. Mas, nos dias atuais sua popularidade decaiu bastante. É uma proteína de moderada absorção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t